segunda-feira, 1 de março de 2010

Bacalhau Com Cebolada no Forno acompanhado com Esparregado de Espinafres

Gosto de fazer um almoço de domingo mais elaborado. E desta vez, como o Carlos estava adoentado e não foi ao habitual passeio de BTT, tive duas mãos extra na cozinha, preciosas para a preparação do esparregado em que ele é um verdadeiro mestre!
Vamos lá ver o que comemos no domingo passado...


Bacalhau Com Cebolada no Forno acompanhado com Esparregado de Espinafres

Ingredientes:

Para o Bacalhau: 
  • 2 postas grandes de bacalhau
  • 2 cebolas grandes
  • 2 tomates médios bem maduros (uso congelados)
  • 6 dentes de alho
  • 6 batatas médias cortadas às rodelas (não muito finas) fritas
  • queijo da ilha ralado q.b. 
  • azeite, sal e pimenta q.b.
 Para o Esparregado:

  • um molho grande de espinafres cozidos com sal e escorridos
  • 1 cabeça (pequena) de alhos
  • coentros picados a gosto
  • 2 folhas de louro
  • 50gr de broa ralada
  • leite q.b.
  • sumo de 1 limão
  • pimenta q.b.
Preparação:

Para o Bacalhau:

Começar por cozer o bacalhau. Assim que estiver pronto deve ser escorrido, e no fim de frio, desfiado.
Fritar as batatas e deixá-las em papel absorvente, para que não fiquem gordurosas.
Preparar a cebolada: cortar as cebolas em rodelas, não muito finas, e levá-las ao lume com azeite. Qaundo começarem a amolecer temperar de sal e pimenta e juntar os tomates aos cubos pequeninos. Quando o tomate desfizer e a cebola estiver bem macia, desligar.
Usar parte do molho da cebolada e colocar numa frigideira, adicionando os alhos às rodelas. Deixar alourar e adicionar o bacalhau. Assim que levantar fervura, desligar.

Preparar um tabuleiro que possa ir ao forno e colocar metade das batatas. Cobrir com o bacalhau, que deve depois ser coberto com toda a cebolada. Colocar as restantes batatas e polvilhar com o queijo ralado. Levar ao forno até o queijo derreter.

Para o Esparregado:

Cozer e escorrer muito bem os espinafres. O ideal é colocá-los numa tábua e ir espremendo com as mãos para que fiquem mais secos. Cortar com uma faca para que fiquem em pedaços, mas não é preciso migar muito.
Levar uma frigideira anti-aderente ao lume com uma cabeça de alhos picadas finamente, e duas folhas de louro, com azeite suficiente para cobrir o fundo.
Deixar o alho alourar e juntar os coentros. Envolver bem, e agora juntar os espinafres. Deixar envolver bem e ir mexendo com regularidade. Juntar aos poucos algum leite, mexendo sempre. Deixar de adicionar assim que os espinafres o deixarem de absorver. Neste ponto podem juntar a broa ralada e envolver muito bem. Temperem com pimenta e o sumo de meio limão. Agora vão deixando cozinhar até que o esparregado seque e se consiga virar como um todo, desfazendo-se o menos possível.
Quando virar e estiver com tom um pouco tostado está pronto. Regar com o restante sumo de limão e servir!
Podem estranhar um pouco o aspecto deste esparregado, porque é compacto, e os pedaços de espinafre notam-se, parecendo grandes. A questão é que cá em casa ninguém gosta daquele esparregado "líquido", muito mole... Gostamos de algo consistente, e este é mesmo muito saboroso!

Nota: Para o esparregado, o uso da broa é facultativo. Podem usar outro tipo de pão, ou mesmo farinha para ajudar a ganhar consistência.


Vai uma garfada?


Versão para impressão

    2 comentários:

    1. Esta receita parece-me muito boa.
      O esparregado deve ficar muito bem.
      Bjo

      ResponderEliminar
    2. Olá :)
      Obrigada pela visita e pelo comentário! O esparregado assim é bastante mais saboroso, na minha opinião. Experimenta e depois diz qualquer coisinha :)
      (nota: o uso da broa é facultativo; pode usar-se pão, ou mesmo farinha para ganhar consistência.)

      ResponderEliminar

    Se quiserem partilhar uma fatia...