domingo, 21 de fevereiro de 2010

O meu Frango na Púcara

O frango na púcara é uma receita típica da região de Alcobaça, onde cresci. Já fiz imensa pesquisa sobre receitas deste prato, e nunca foi igual a uma versão que eu comi e que adorei, curiosamente feita numa tasca no Barreiro, ao pé da Avenida da Praia! (que já fechou há algum tempo).
Vendo fotos de outras receitas nenhuma se parece com a minha, daí a originalidade! (Tentei chegar à receita da senhora do Barreiro, mas sem sucesso. Já agora, alguém sabe?)
Depois de várias tentativas acho que já terminei a minha pesquisa, pois adoro o resultado que obtive.
Esta receita fiz em casa dos meus pais, que forneceram o belo frango de campo que usámos (bem como outros ingredientes - batatas, alhos, cebolas, tomates, o louro, a malagueta e a massa de pimentão! É uma quintinha com culturas muito variadas, ehehe)

Querem dar uma espreitadela?


O meu Frango na Púcara


Ingredientes:
  • 1 frango do campo cortado em pedaços
  • 2 cebolas médias picadas grosseiramente
  • 2 tomates bem maduros aos cubos
  • 8 a 10 dentes de alhos picados
  • 3 folhas de louro
  • 2 cenouras em rodelas
  • 1 malagueta
  • azeite q.b.
  • 1 colher de chá de cravinho em pó
  • 1 cálice de vinho do porto
  • 2 colheres de sopa de aguardente
  • vinho branco q.b.
  • 1 colher de sopa de massa de pimentão
  • 3 colheres de sopa bem cheias de mostarda
  • 200gr de presunto aos cubos
  • 200gr de bacon aos cubos
Preparação:

Desta vez optámos por deixar o frango a marinar com todos os ingredientes, à excepção dos tomates, cenoura e cebola, de véspera.
Aviso-vos desde já que este prato é bastante demorado a preparar. Se quiserem almoçar cedo, devem começar a cozinhar pelas 10h30 da manhã! (isto se for frango de campo, porque com frango de aviário, como é muito mais tenro, podem levar ao forno mais cedo).
Ora bem... logo cedinho levem o frango a cozinhar num tacho grande, mexendo de vez em quando. Quando a carne começar a "encolher" nos ossos, podem passar a carne - sem molho - para a púcara. Quando estiver toda na púcara triturem muito bem os ingredientes do molho. Só agora reguem o frango.
Levem a púcara - sem tampa! - ao forno ligado bem quente (cerca de 250º), para deixar tostar. De vez em quando retirem a púcara e mexam o preparado para que toste uniformemente.

De notar que o processo todo levou cerca de duas horas e meia, sendo uma hora e meia no forno.
Mas vão ver que vale a pena o tempo de espera!
Acompanhem com batata frita  - das caseiras! Se podem esperar pelo frango estão completamente proibidos de usar batatas pré-congeladas!


Vai uma garfada?


Versão para impressão

2 comentários:

  1. Vim espreitar o teu frango na púcara! Sortuda tu, com franguinhos do campo sempre à mão de semear...
    O frango na púcara que está registado na minha memória é o que comíamos em Vila Nova de Ourém, quando eu era criança, no século passado...
    Vejo que o douraste no forno, na fase final, foi o que me faltou fazer ao meu...
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  2. Já encontrou o frango na púcara do restaurante corações Unidos em Alcobaça de onde a receita é original, eu também adoro e faço na púcara no forno fica uma delícia, uso os mesmos ingredientes que usou, acho que é a melhor maneira de comer frango.
    Amanhã vou fazer para o jantar.

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...