sábado, 20 de fevereiro de 2010

Azeitonas

Não é muito comum as pessoas terem acesso a azeitonas por temperar, mas como os meus pais têm pequenas oliveiras na quintinha, já há algum tempo que fazemos o nosso próprio tempero, inspirado no tempero alentejano que a minha sogra conhece .
Ficam óptimas e se tiverem oportunidade, experimentem!


Temperar Azeitonas

Ingredientes:
  • azeitonas
  • folhas de louro
  • folhas de laranjeira ou limoeiro
  • orégãos
  • sal
  • água
Preparação:

As quantidades são todas a gosto. O processo é simples, mas demora muitos dias.
Em primeiro lugar devem retalhar-se as azeitonas e colocar em água (ou pisá-las - nós usamos um processo simples: um martelo, eheheh). Para retalhar há pequenos auxiliares, nós temos um, mas se não houver há sempre o velho método de dar uns quantos golpes com uma faca - três ou quatro são o ideal.
No fim de retalhadas ou pisadas as azeitonas devem ficar completamente cobertas de água, que deve ser mudada todos os dias até sair praticamente limpa. (Nos primeiros dias sairá escura e bastante gordurosa.)
Só após concluída esta fase é que se pode colocar água nova num recipiente com tampa e juntar os outros temperos: o louro, os orégãos (não poupem, ficam boas com muitos!), e as folhas de laranjeira. Não tenham medo de colocar sal, ponham bastante.
Passados alguns dias (uma semana, por exemplo) já podem abrir o recipiente e provar. Aí deverão rectificar os temperos, para que fiquem ao vosso gosto.
Se por acaso acharem que exageraram no sal há solução! Retirem metade da água - nunca toda, para não perder os outros temperos - e ponham água nova, para que o sal se dilua. Voltem a provar uns dias depois, e repitam o processo se ainda as acharem salgadas.
As azeitonas aguentam-se conservadas durante bastante tempo, e são sempre um excelente petisco!


Vai uma azeitona?

Versão para impressão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se quiserem partilhar uma fatia...