terça-feira, 18 de maio de 2010

Mais um passeio pela Serra da Arrábida - "Conquista do Formosinho"

No passado sábado fomos "conquistar o Formosinho", o ponto mais alto da Serra da Arrábida. São meros 500 metros de altitude, mas chegar lá não é assim tão fácil - pelo menos para mim - e a vista é magnífica!
Vou fazer uma "foto-reportagem" com a bela caminhada, que espero que se repita em breve com mais companhia!


Começámos no Parque de Merendas do Alambre, e ao lado desse parque a vista para o Formosinho é esta, a de uma montanha bastante rochosa. Era o topo daquela montanha o nosso destino!
Pelo caminho tivemos paisagens bem interessantes - uma quinta enorme, e as flores da Arrábida, que acho lindas!
 

E agora algo lúdico: na minha infância eu costumava chupar umas florinhas que um tio meu chamava de... "chuchumelos"... porque nós chupávamos as ditas!
Um tutorial de como o fazer será apresentado de seguida, eheheh
Primeiro, a flor:
Depois, o método - arrancar a florinha completa:
Depois, com os dentes, arrancar aquelas "bolinhas" no pé:
E depois chupa-se o interior, que é docinho, docinho! Apanhei um fartote neste passeio, há aos milhares pela Serra da Arrábida!
Mas vamos voltar ao que interessa - a caminhada!
As paisagens, como podem ver, são deslumbrantes! E os caminhos podem ser um pouco rochosos... Mas o pior ainda estava para vir...

Mas antes do pior veio um lanchinho para ganhar energias - os pasteis "da quintinha" que publiquei ontem!
(e o Scott também gostou!)
A paisagem ao nosso redor era verde, fresca, muito agradável!
Aqui o Carlos está a olhar para o que íamos subir de seguida... Mostro-vos em pormenor:
Para terem a noção, o chão era assim:
Mas a paisagem à volta era fantástica!
Querem ver a desastrada e medrosa narradora a subir? É que eu tenho pavor de alturas, quedas, não posso escorregar que penso que vou partir em mil pedaços! E para mim todo o cuidado é pouco... Esperem pelas fotos da descida para perceberem, ehehe
O que estou a subir é aquela "estradinha" de pedra solta... Já o Scott portou-se muitíssimo bem, e aqui está a apreciar a paisagem!

Em breve, com muitas pedras ultrapassadas, chegámos quase ao nosso destino!
Já víamos o mar, e a vista para Tróia era fantástica, pena haver sempre aquela neblina que não deixa as fotos ficarem nítidas. De qualquer forma, é fabuloso!
Olhando na outra direcção, a meta estava à vista! O marco geodésico do Formosinho já estava à vista!
E em breve lá chegámos e tirámos as fotos da praxe!
E sim, estava muito vento lá em cima! E eu estou vermelhinha, não é só do sol! É mesmo do cansaço!
O Scott é super meigo e adora dar-nos beijinhos, eheheh

E estava a chegar a hora mais temida por mim... A descida... Detesto descer... Mas se vais subir, mais cedo ou mais tarde isso vai acontecer, não é?
Lá venho eu, naquele terreno plano e fácil, eheheh
Pois é, meus amigos, fiz uma bela parte da descida "de cinco" - pés, mãos e rabo no chão!
E também usei uma técnica "interessante" em alguns pontos menos inclinados - como tenho menos medo de subir do que de descer, desço às avessas - de costas! eheh
(sim, aqui estou a descer agarrada às plantinhas, cheia de medo!)
(é sempre bom esconder o medo a rir, ehehe)
O piso não era nada fácil... Mas a caminhada estava a valer a pena!
Passada aquela fase mais complicada lá apareceu um trilho "normal", como do início, e já pude aproveitar a vista novamente!
À vinda tirei uma foto da magnífica quinta perto do Alambre - uma bela aquisição caso ganhasse o €uromilhões!
E pronto, o Formosinho estava conquistado!

Até à próxima :)

3 comentários:

  1. Olá Catarina!!!
    Rialmente é um passeio lindíssimo.Bjoooooo)

    ResponderEliminar
  2. Que lindo lugar! Recupera as energias de qualquer um! Beijos

    ResponderEliminar
  3. Catarina,

    Esse é o meu tipo de passeio; Adorei o lugar! Sabe que quando criança eu também chupava flor? mas não era essa, rsrs.

    Beijos e boa tarde

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...