sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Iogurtes com chocolate de leite

E não é que já tenho uma iogurteira?
Ansiosa por mostrar à minha mãe o sucesso dos meus iogurtes sem iogurteira, ela decidiu trocar-me as voltas e procurar a sua velha máquina, que estava sem uso há muitos, muitos anos porque já se tinham partido 3 dos 9 copos, que acabaram por nunca ser substituídos. Ligámos a maquineta e funcionava, então tratámos de arranjar mais copinhos "Emmi". Como eu nunca tinha feito receitas com iogurteira foi a ocasião perfeita para experimentar. Lá em casa repeti a receita de iogurte de cappuccino que já publiquei aqui. Depois decidi adoptar a máquina, que estimamos ter à volta de 20 anos, uma verdadeira relíquia! Arranjei um cantinho para ela na minha cozinha e agora já está novamente a funcionar. (Era um desperdício ficar em casa dos meus pais sem uso, e eu espero que ela dure ainda mais alguns anos!)


Como sempre fui buscar inspiração ao Coco e Baunilha e ao No Soup for You, mas não copiei nenhuma receita exactamente, adaptei ao que tinha disponível em casa.


Iogurtes com chocolate de leite - 2 versões!

Iogurtes com chocolate de leite e coco

Ingredientes:
  • 750 ml de leite gordo
  • 75 gr de açúcar
  • 2 colheres de sopa de leite em pó
  • 100gr de chocolate de leite em pedacinhos
  • 4 colheres de sopa de coco
  • 1/2 iogurte natural grego

Preparação:

Juntar o leite, o açúcar, o leite em pó, o chocolate em pedaços e o coco e levar ao fogão até derreter bem, mexendo de vez em quando e deixando levantar fervura. Desligar e deixar arrefecer. (Podem acelerar o processo colocando o tacho dentro de um alguidar com água e mexer até chegar à temperatura desejada, que é quando o leite está morno.)
De seguida, numa tigelinha ou chávena à parte colocar a metade do iogurte natural e juntar algum preparado de leite, mexendo bem até dissolver o iogurte. Juntar depois ao restante preparado e mexer bem.
Colocar em copinhos, fechar, e levar à iogurteira durante 8 a 10 horas.
Rende aproximadamente 5 copos "Emmi".

Iogurte com chocolate de leite e noz
Ingredientes: 
  • 750 ml de leite gordo
  • 75 gr de açúcar
  • 2 colheres de sopa de leite em pó
  • 100 gr de chocolate de leite em pedacinhos
  • 1/2 iogurte natural grego
  • 10 colheres de chá de noz moída
Preparação:

Juntar o leite, o açúcar, o leite em pó e o chocolate em pedaços e levar ao fogão até derreter bem, mexendo de vez em quando e deixando levantar fervura. Desligar e deixar arrefecer. (Podem acelerar o processo colocando o tacho dentro de um alguidar com água e mexer até chegar à temperatura desejada, que é quando o leite está morno.)
De seguida, numa tigelinha ou chávena à parte colocar a metade do iogurte natural e juntar algum preparado de leite, mexendo bem até dissolver o iogurte. Juntar depois ao restante preparado e mexer bem.
No fundo de cada copo (rende aproximadamente 5 copos "Emmi") colocar duas colheres de chá de noz moída. Juntar depois o preparado de leite e iogurte,fechar, e levar à iogurteira durante 8 a 10 horas.

O chocolate, o coco e a noz acumulam ao cimo do iogurte, formando uma camada bem espessa. No entanto, mexendo o iogurte antes de comer fica uma mistura cremosa, divina - são autênticas sobremesas!

A iogurteira que tenho agora tem capacidade para 8 copos “Emmi” (porque são um pouco maiores que os originais e não encaixam lá 9). Como esta receita rendeu 10 copinhos fiz os outros dois como costumava – coloquei-os dentro de uma caixa com água quente, embrulhei a caixa com panos de cozinha, fechei com dois sacos de plástico, e depois voltei a embrulhar numa manta.
Como tinha a lareira acesa coloquei o “embrulho” lá perto, para se manter quente.
Estiveram a fermentar o mesmo tempo que os da iogurteira e também ficaram excelentes!


Vai uma colherada?


6 comentários:

  1. FICOU COM UM ASPECTO MARAVILHOSOOOOOOOOOOOO.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Estes iogurtes ficaram com um aspecto delicioso!!!
    Bjs...

    ResponderEliminar
  3. Ficaram uma maravilha...
    A textura esta mesmo no ponto certo.
    Excelente combinação de ingredientes. Simplesmente deliciosos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Costumo fazer iogurte caseiro e deu-me umas ideias maravilhosas.
    Como uso o leite pasteurizado não fervo o leite. Aqueco o leite apenas a 45ºC. Costumam ficar bons.
    Parabéns pelas receitas. Parecem deliciosas.

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...