quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Cubinhos de frango com molho de limão, mel e alecrim

Tinha alguns limões em casa a chamar por mim, mas não queria fazer um doce. Aí veio-me à memória este prato e fiz umas ligeiras adaptações.
O molho, como é uma redução do sumo puro, fica bastante forte para palatos mais sensíveis. O Carlos tinha preferido algo mais suave, por isso proponho não usarem o sumo puro, mas sim diluído em água caso não queiram arriscar. (Eu adoro o sabor cítrico bastante forte, por mim fica 5 estrelas!)


Cubinhos de frango com molho de limão, mel e alecrim


Ingredientes:

Para o frango:
  • 2 peitos de frango aos cubos pequenos
  • 2 folhas de louro
  • 3 dentes de alho picados
  • molho de soja q.b.
  • pimenta e noz moscada q.b.
Para o molho:
  • 1 chávena de sumo de limão
  • 2 colheres de sopa bem cheias de mel
  • 1 colher de chá rasa de alecrim moído (costumo picar as folhas na picadora ainda verdes, e depois deixo secar para guardar)
  • 1 pitadinha de sal
Para o acompanhamento (arroz):
  • 1 medida de arroz
  • 2 medidas de água
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 folha de louro
  • azeite q.b.
  • sal q.b.
  • raspa de limão q.b. para decorar
Preparação:

Começar por preparar o frango. Após cortar os peitos em cubinhos temperar com as folhas de louro em pedaços, o alho picado, o molho de soja (não exagerar, queremos apenas dar um gostinho), pimenta e noz moscada. (Não adicionei sal porque o molho de soja já tem sal suficiente). Deixar o frango a marinar no frio enquanto se vai preparando o resto da refeição.


Passar então ao molho: juntar o sumo de limão com o mel, o alecrim e a pitadinha de sal num tachinho e levar ao lume deixando ferver até reduzir o sumo (mexendo de vez em quando), e começar a engrossar ligeiramente. O molho deve repousar um pouco antes de ser servido, daí ser feito antes do frango.

Começar depois a preparar o arroz. Colocar num tacho um fio de azeite e os alhos picados e uma folha de louro. Deixar os alhos deitarem o seu sabor para o azeite, e quando começarem a querer dourar retirar o louro e juntar o arroz, mexendo bem. Deixar fritar o arroz junto com o alho durante um ou dois minutos e juntar depois duas medidas de água (já quente) e temperar com sal. Tapar e deixar cozinhar.

Entretanto, com o arroz a fazer, já podem preparar o frango: numa frigideira anti-aderente colocar um pequeno fio de azeite e deixar aquecer bem. Deitar então o frango com a marinada (que não é muito líquido) na frigideira e ir mexendo até a marinada secar e o frango começar a dourar.

Servir o frango com o molho, enformar o arroz e decorar com raspa de limão... e deliciem-se!


Vai uma garfada?

Versão para impressão

15 comentários:

  1. O molho está lindo ,de taõ amarelinho que ficou.
    Esse prato é só vitamina C.

    Bjokas
    Rita,

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha de sugestão.
    Olha é algo que vou experimentar ainda esta semana.
    Talvez sexta feira quando chega o maridinho.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito! Aspecto excelente e combinação de sabores que, para mim, é ideal! Adoro alecrim e frango! E o toque do limão! HUmmmmm! Torna tudo mais especial! Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Para mim não é só uma garfada, pode ser mesmo um pratinho igual a esse para o meu almoço. Frango e limão já é bom e com mel ui ui deve ser uma maravilha.

    ResponderEliminar
  5. Catarina,
    Que aspecto mais guloso que ficaram esses cubinhos, amei a sugestao. Adoro alecrim na comida, e então citrinos nem se fala. Vou levar esta receitinha emprestada, pois aquele molhinho esta a sorrir para mim.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Hummmmm... fiquei derretida a olhar para este prato! Adorei o aspecto... e como a hora do almoço está a aproximar-se... ainda pior.... beijinho **

    ResponderEliminar
  7. Catarina, adorei este molhinho.
    Tem um belissimo aspecto.
    Adoro frango e então este prato para mim está perfeito.
    Respondendo à questão da "Moita"... é bastante agradável encontrar por aqui alguém que conheça aqui a Terra. Eu ao contrário de ti sempre vivi aqui pela Moita, não desgosto até.
    Beijinhos** :D
    Hei-de ser fiel seguidora aqui da minha companheira de terra heheh :P

    ResponderEliminar
  8. Esse frango deve ter ficado com um gosto especial limão, mel e alecrim e o aroma hummmmmmm!!!
    Ficou muito apetitoso!

    Beijinhos, Andréa...

    ResponderEliminar
  9. Esse molho ficou bem guloso, excelente receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Eu também gosto do sabor forte do limão e do aspecto nem sei ke diga...está um franguinho bem guloso e suculento, parabéns!!

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  11. Cá em casa tb sou a única k gosto do sabor forte a limão.. :)
    Ficou excelente o teu prato
    beijo

    ResponderEliminar
  12. Olá Catarina, por mim provaria mais que uma garfada, com um gosto forte a limão, tenho a certeza de que gostaria!
    As imagens estão mesmo tentadoras!
    Beijinhos:))

    ResponderEliminar
  13. Uiiii que belo aspecto!! Eu ando a assados no forno a legumes cozidos a vapor, que é o que é mais rápido de fazer. A minha flora intestinal anda muito monótona nestes dias...Nem posso ver blogs de culinária que fico logo a salivar! lol Faltam 3 semanas!! =D

    ResponderEliminar
  14. bem mas esta na hora que e proibido vir visitar blogs. ao ver tanta coisa boa ja apetece ir a cozrrer almoçar.
    esta super delicioso.
    beijinhos

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...