domingo, 23 de janeiro de 2011

Tarte de maçã improvisada (e um pequeno extra!!)

Pois é... Quando fiz os iogurtes entusiasmei-me a cortar maçãs e quando dei por mim tinha 3 maçãs gigantescas cortadas em cubos, o que ia sobrar, logicamente... Mas não me atrapalhei e lá fui para o improviso... Não me saiu uma tarte maravilhosa no aspecto visual, mas que ficou bem deliciosa, lá isso ficou!
Ainda me aventurei a fazer uns desenhos com a massa, mas não tenho jeitinho nenhum para isso - e a massa não se revelou a melhor, diga-se - cresceu imenso (os ovos eram enormes, a farinha tinha fermento...) e a tarte ficou meia tosca. Mas diga-se em minha defesa que, mais uma vez, foi algo feito "às três pancadas" e aí só me saio bem no sabor, no aspecto ainda não sou mestre :)


Tarte de maçã improvisada

Ingredientes:

Massa:
  • 50gr de manteiga
  • 2 ovos
  • 1 colher de sobremesa de aroma de baunilha
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 4 colheres de sopa de leite
  • aprox 500gr de farinha
  • 1 ovo batido para pincelar + uma pitada de canela
  
Recheio:
    • 2 maçãs grandes cortadas em cubos pequenos
    • 4 colheres de açúcar
    • 1 colher de sobremesa de aroma de baunilha
    • 2 colheres de sopa de mistura de frutos secos (avelãs, nozes, amêndoas e pinhões picados)
    • 2 colheres de farinha maizena (opcional, apenas de ficar com muito líquido)

    Preparação:

    Começar por preparar o recheio, que deve colocado frio na massa.
    Colocar as maçãs aos cubinhos num tacho com o açúcar, a baunilha e a canela. Deixar ferver alguns minutos, mexendo de vez em quando. Juntar os frutos secos e envolver bem.
    Se se formar muito líquido juntar farinha maizena para ajudar a secar o molho, engrossando-o. Reservar.

    Para a massa, que foi a parte do improviso, fiz da seguinte forma: coloquei 50 gr de manteiga aos cubos e cerca de 300gr de farinha numa tigela e usando o batedor de massas deixei misturar até ficar uma espécie de farofa. Juntei depois os ovos, o açúcar e a baunilha, continuando a mexer a massa. Como se pegava muito à tigela fui juntando mais farinha. Os ovos eram bastante grandes (devia ter usado só um) e como também adicionei o leite, e ainda absorveu mais cerca de 200gr de farinha. Assim que começou a descolar da tigela coloquei a massa directamente numa superfície de trabalho enfarinhada, onde dividi a massa em duas partes. Uma das partes serviu de base - estendi fazendo um círculo com a ajuda de um rolo e coloquei numa forma de tarte de cerca de 20cm. Ajustei a massa e verti para lá mistura de maçãs e frutos secos.
    Com a restante massa voltei a estender em círculo, mas desta vez mais fininho. Coloquei por cima do recheio.
    Aparei as bordas e ainda fiquei com uma quantia de massa razoável, com a qual brinquei a fazer umas folhas e uma maçã meio toscas, lol
    Pincelei com ovo batido aromatizado com um toque de canela. Levei ao forno até a massa ficar douradinha.


    O pequeno extra...

    E com o resto da massa o que fiz eu? Ahpoizé... Estendi muito bem, cortei em formato de rectângulo e pincelei com o resto do ovo batido, salpiquei com côco ralado, açúcar e canela. Enrolei como se fosse uma torta e levei ao forno até cozer a massa.

    Ficaram uns rolinhos muito fofos, e bem saborosos! (Se a massa não era a ideal para a tarte, para este "improviso do improviso" era perfeita.)


    Vai uma fatia?


    11 comentários:

    1. Que bom...E eu gosto tanto de tarte de maçã que nem notava que a massa era alta e fofa...

      Bjokas,

      Rita

      ResponderEliminar
    2. Gosto particularmnente dos rolinhos, ficaram mesmo com bom aspecto.

      ResponderEliminar
    3. Cat, sou mega perita em coisas feitas às 3 pancadas e com um resultado visual menos apelativo! A tua tarte tá muito bonita, acredita! :p O que vale é que eu não posto a aioria dos meus desastres culinários!! Beijaaaaa

      ResponderEliminar
    4. Pois eu estou tentada a fazer de novo a massa só para fazer os rolinhos! Estavam excelentes, "voaram" num instante...

      ResponderEliminar
    5. POIS EU ACHO QUE FICOU BONITA, E APETITOSA ACREDITO BEM QUE SIM.
      BJS

      ResponderEliminar
    6. Olá,

      Voltei só para te dizer que tens um selinho no meu blog para ti...

      Bjokinhas,

      Rita

      ResponderEliminar
    7. Que improviso mais delicioso Catarina, ficou uma tarte bem apetitosa é por estas e outras tantas coisas boas com que sempre nos presenteias que tenho um selo para ti no meu blog, espero que vás buscar,beijokas e uma boa semana!!

      ResponderEliminar
    8. De improviso em improviso, tanta delicia.
      Beijinhos

      ResponderEliminar
    9. Catarina,
      olha que esse imprevisto saiu uma maravilha...
      Então com macas não podia ser melhor. Gostei do resultado final : )
      Beijinhos

      ResponderEliminar
    10. Fizeste um belo aproveitamento, adoro tartes de maçã :)

      ResponderEliminar

    Se quiserem partilhar uma fatia...