quarta-feira, 30 de junho de 2010

Pão doce (enrolado com açúcar e canela)

Eu já tinha ouvido falar deste tipo de receita, mas nunca tinha experimentado... Em miúda adorava comer o pão que a minha avó e a minha mãe faziam, acabadinho de sair do forno de lenha, com açúcar amarelo, que derrete e fica delicioso. Mas há algum tempo ouvi uma colega a falar em massa de pão com açúcar e canela... Eu sei que a receita não é tão simples como isto, mas esta foi a minha experiência quando fiz pão de trigo a última vez...

Pão doce (enrolado com açúcar e canela)


Ingredientes:
  • massa de pão q.b.
  • açúcar amarelo q.b.
  • canela q.b.
  • leite q.b. para pincelar

Preparação:

Estender um bocado de massa de pão numa superfície bem enfarinhada na forma de um rectângulo. Deixar a massa bem fina. Polvilhar bem com açúcar amarelo e com canela, e enrolar bem toda a massa. De seguida apertar ligeiramente o rolo que se formou e dobrar ao meio. Enrolar sobre si próprio e dobrar em forma de ferradura. (Eu queria fazer trança, mas não tinha um rolo grande o suficiente para partir em três partes).
No fim do formato desejado colocar num tabuleiro enfarinhado e pincelar com leite. Polvilhar novamente com um pouquinho de açúcar e canela e levar ao forno até cozer. Fica um aroma fantástico na cozinha - e mais para o final pode cheirar a açúcar queimado, pois verte para o tabuleiro... Mas digo-vos, vale muito a pena! Vou repetir certamente!


Vai uma fatia?


Versão para impressão

5 comentários:

  1. o açucar queimado não interessa mesmo nada perante esta delicia de pãozinho...adorei
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. ESTE PÃO FICOU MESMO LINDO . APETECIA-ME UMA FATIA.BJ

    ResponderEliminar
  3. E por falar em pão, este está fantástico :)
    Sabes que o folar transmontano é muito idêntico? Eles estendem a massa do pão bem fina e forram um tabuleiro com ela, depois vão polvilhando com açúcar e canela e borrifam com vinho do porto, e vão colocando camadas de massa e camadas de açúcar e canela, furando as várias camadas com um palito excepto a primeira de todas, até a cabar a massa. Depois de cozido é uma delícia pois o açúcar derrete e ensopa ligeiramente as várias camadas de pão.
    Num destes dias tenho que experimentar, pois nunca fiz, acho-o um bocadito trabalhoso, já este teu acaba por ser bem mais fácil.

    ResponderEliminar
  4. Tem um aspecto super delicioso :)...
    adorei
    beijinhos

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...