sábado, 5 de junho de 2010

Panquecas - o Mix da Nigella

Já tenho o livro (Na Cozinha com Nigella, Editora Civilização) há algum tempo, mas infelizmente ainda não tinha experimentado nenhuma receita. Encorajei-me vendo algumas colegas blogueiras a fazê-la... Eu também quis experimentar! Fiz uma ligeira alteração à receita, que descrevo de seguida:


Panquecas - o Mix da Nigella


Ingredientes para a mistura para panquecas (Mix):
  • 600gr de farinha
  • 3 colheres de sopa de fermento em pó
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de sal
  • 40gr de açúcar baunilhado
Preparação:

Misturar tudo muito bem e é só guardar num frasco bem vedado.

Panquecas

Ingredientes:
  • 150gr de Mix
  • 1 ovo (eu separei a gema da clara e bati em castelo, é a única alteração à receita que fiz)
  • 250ml de leite
  • 1 colher de sopa de manteiga derretida
Preparação:

Ao mix ir juntando, em fio, o leite. Mexer muito bem para que não ganhe grumos. Juntei depois a manteiga derretida e a gema, mexendo muito bem entre cada adição. Por fim adicionei a clara batida em castelo, envolvendo até ficar uma massa homogénea.
Aquecer muito bem uma frigideira anti-aderente e ir colocando porções de massa. Eu usei uma colher de servir, ficam umas panquecas grandes.
Assim que a massa começar a fazer bolhinhas deve virar-se e deixar cozinhar. O processo é extremamente rápido, não sei se chega a ser um minuto de cada lado.


Como não sabia muito bem como as ia comer, resolvi fazer um pratinho especial...
Cortei as panquecas com uns cortadores de bolachas que tenho, e ficou algo assim:

Panquecas com canela e açúcar em pó, a versão mais simples:


Panquecas com mel e nozes:



Panquecas com chocolate derretido com um pouco de leite e nozes:


Panquecas com molho de morango (ver como faço aqui) e umas frutinhas lindas que tenho no quintal:


Fiquei ainda com uma bela quantidade de panquecas feitas, porque a receita rende imenso,  e tenho também uma boa quantidade de "Mix"! Vai haver panquecas brevemente cá em casa!

Vai uma garfada?

Versão para impressão

5 comentários:

  1. Ficaram lindas Catarina e esses corações tão fixes,hihihihi também adoro dar cortes diferentes ás coisas hihiihi,jinhoss

    ResponderEliminar
  2. Adoro :) E ficaram tão bonitinhas...
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Essas panquecas ficaram o maximo amiga, ai que tentação hummmm. Adorei!!!!
    Beijos e boa semana, vou levar uma panqueca com nozes e chocolate derretido pode ser? rsrsrsrs

    ResponderEliminar
  4. Adorei as tuas panquecas!!! Pena não poder comer! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Já fiz cá em casa esse mix (e ofereci alguns pelo Natal) e já fiz as panquecas.
    Já acabou.
    Já tenho vontade de comer panquecas novamente!
    lol
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...