sábado, 21 de maio de 2011

Costeletas de novilho com molho de laranja

Tinha umas costeletas de novilho a pedirem para ser cozinhadas mas não me apetecia fazer a típica carne com molho de natas, queijo, ou cogumelos... E não sei muito bem como lembrei-me de laranja. Já fiz antes um molho de laranja que gostei bastante, mas o Carlos achou muito forte. Por isso desta vez deixei as coisas um pouco mais simples e não reduzi tanto.
Posso dizer que o molho ficou mesmo muito bom! Ok, continuo a preferir carne de vaca com natas, mas esta é uma excelente alternativa. Já imagino este molho a regar umas belas espetadas deste tipo de carne...


 Costeletas de novilho com molho de laranja

Ingredientes:
  • 2 costeletas de novilho
  • 5 dentes de alho às rodelas
  • um fio de azeite
  • uma folha de louro
  • sal e pimenta q.b.
Para o molho:
  • 1 chávena de sumo de laranja
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de mostarda
Acompanhamento:
  • alface em juliana e um pouco de cebola
  • batatas fritas
Preparação:

Começar por preparar as batatas para fritar, pois a preparação das costeletas e do molho não é muito demorada. Enquanto as batatas fritam podem preparar o resto da receita.

Numa frigideira grande colocar um fio de azeite (não é preciso muito), os alhos às rodelas e a folha de louro. Quando os alhos começarem a alourar juntar as costeletas (couberam as duas pois não eram demasiado grandes). Deixar a carne selar de ambos os lados e apenas nessa altura temperar de sal e pimenta. Voltar a virar para que dourem um pouquinho de ambos os lados e depois reservar. Esta operação não dura mais de 15 minutos. 
Enquanto isso espremer laranjas até obter uma chávena de sumo, que deve ser colocado na frigideira onde estão o azeite, o louro e os alhos e que também ganhou os sucos da carne.
Juntar então o mel e a mostarda (usei condimento de mostarda comum), mexer bem, e deixar reduzir um pouco, até o molho começar a ficar mais grossinho. Se quiserem podem ainda juntar os sucos que se libertaram da carne para o prato onde ficou reservada - dá um sabor extra ao molho, recomendo.
No final rectificar os temperos (sal e pimenta) e coar o molho para retirar os pedaços de alho e o louro e assim ficar liso, uniforme e brilhante.


Entretanto as batatas já devem estar fritas, e podem preparar um pouco de alface e juntar um pouco de cebola. 
Disponham a carne num prato, coloquem as batatas fritas e um pouco de alface e cebola. Reguem tudo com um pouco de molho e deliciem-se!
É um molho diferente e bastante saboroso. Experimentem :)


Vai uma garfada?

3 comentários:

Se quiserem partilhar uma fatia...