domingo, 4 de julho de 2010

Coelho assado no forno

Eu tenho a sorte dos meus pais cultivarem imensas coisas - em breve chega a altura dos pêssegos, que temos imensos, e a época estende-se até às maçãs, às nozes, têm também imensos vegetais, e também criam galinhas, patos e coelhos.
Eu nunca fui grande amante de pratos de coelho com muito molho - estufado, guisado, seja como for. Prefiro grelhado, que é mais seco, mas atenção, sem deixar secar a carne!
Já há algum tempo tinham-me dado coelho para fazer cá em casa, mas não tenho mão para grelhados (tenho onde fazer, mas não é mesmo a minha praia). Decidi fazer no forno. Inventei uma marinada rapidamente (coelho sem marinar não é grande coisa, na minha opinião), deixei repousar algum tempo, e depois pensei no acompanhamento...
O que me saiu foi algo como isto (as fotos não estão grande coisa, mas ainda não sei tirar boas fotos a assados):


Coelho assado no forno com batatas assadas com leite

Ingredientes:

Para o coelho:
  • 1 coelho partido em pedaços
  • 5 ou 6 dentes de alho laminados
  • 2 folhas de louro
  • sal q.b.
  • sumo de 1 limão
  • 2 colheres de sopa de mostarda
  • vinho branco q.b.
  • alecrim em pó q.b.
  • azeite q.b.
Para as batatas:
  • batatas q.b. cortadas aos cubos (usei novas)
  • 1/2 cebola (pequena) em meias luas
  • sal, pimenta e noz moscada q.b.
  • azeite q.b.
  • leite q.b.
  • alecrim em pó

Preparação:

Começar por fazer a marinada: Numa tigela (ou num saco, como faz a Nigella) colocar o coelho em pedaços, os alhos, o louro partido em pedaços, sal, o sumo de limão, a mostarda e o vinho branco. Mexer tudo muito bem e deixar a marinar durante pelo menos uma hora no frigorífico.
Passado o tempo para a marinada, dispor o coelho num tabuleiro, sem sobrepor, e regar com um pouco da marinada e um fio de azeite. Polvilhar com alecrim em pó (o ideal é triturar alecrim fresco, para quem puder). (Não devem usar muito molho, para não cozer o coelho, em vez de assar.)

Para o acompanhamento: num tabuleiro pequeno (o suficiente para acondicionar numa camada as batatas suficientes para a refeição) dispor as batatas aos cubos, temperar de sal, pimenta, noz moscada e alecrim em pó. Regar com um fio de azeite e adicionar leite até quase cobrir as batatas.

Levar aos dois tabuleiros ao forno ao mesmo tempo, vigiar as batatas, mexendo-as de vez em quando, e ir virando também os pedaços de coelho.


Vai uma garfada?

Versão para impressão

5 comentários:

  1. Hoje cá em casa vai sair coelho assado na brasa.
    depois conto como correu lá no meu cantinho.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Gostei de tudo nesta receita! Cá em casa já não se come coelho há muito tempo... excelente sugestão!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Mas que belo assado tu aqui tens Catarina, já imagino o cheirinho hummmmm, tem carradas de bom aspecto este coelho, ADOREI!!!
    Beijinhos e bom resto de domingo...

    ResponderEliminar
  4. Olá Catarina.
    Eu adoro coelho e este ficou com muito bom aspecto.E as batatas tambem devem ficar muito boas aliás vê-se pelas fotos... não sei onde foste buscar a ideia de não saber tirar fotos, estão lindas as minhas por vezes estão bem piores,lol.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Catarina,
    Lá em casa gostamos bem de coelho. Há alturas que é um prato constante: assado, estufado ou na brasa. Fizeste uma boa escolha para a marinada, deve ter ficado excelente.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...