domingo, 3 de janeiro de 2010

Espargos selvagens com ovos mexidos, cogumelos em molho de tomate e pão de sementes torrado

Bem... Pela descrição parece algo muito complicado, mas longe disso!

Das buscas por espargos selvagens que o meu companheiro vai fazendo sobraram alguns que acabei por congelar. (Este ano os espargos chegaram-nos estranhamente cedo, normalmente começam a colher-se por volta de Março.)
Como o pão de sementes que fiz hoje de manhã é delicioso torrado, foi-me pedido para fazer esta receita, aproveitando os espargos que aguardavam uma bela receita para serem utilizados.

Esta é, sem dúvida, a nossa receita preferida com espargos selvagens. Nunca experimentei fazer com espargos de compra - mas dos verdes e frescos, nunca os enlatados! - , que são totalmente diferentes, mas acredito que cortados em rodelas finas e sujeitos ao mesmo processo também dêem um bom resultado.

Vamos então ao que interessa...



Espargos selvagens com ovos mexidos, cogumelos em molho de tomate e pão de sementes torrado

Ingredientes

Passo 1 - Para os cogumelos com tomate
  • 2 dentes de alho
  • azeite q.b.
  • 3 tomates pequenos bem maduros (ou tomate pelado, em alternativa)
  • 1 lata de cogumelos inteiros (se possível, usar cogumelos frescos, ficam muito mais saborosos)
  • sal, pimenta e noz moscada q.b.
Passo 2  - Para os espargos com ovos
  • 2 dentes de alho
  • azeite q.b.
  • 150 a 200gr de espargos selvagens, escorridos
  • 3 colheres de sopa de miolo de pão
  • leite q.b. para ensopar o pão
  • 3 ovos batidos com uma pitada de sal
Passo 3 - Para o pão torrado

  • 4 fatias pequenas de pão torrado (usei o de sementes)
  • 1 dente de alho (ou mais, se não chegar)
  • azeite q.b. para colocar no pão
Preparação

Coloquei acima a ordem pela qual se devem fazer as diferentes partes do prato sugerido.
Passo 1 - Como demora um pouco mais a apurar, devem começar por picar os alhos e deixá-los dourar num pouco de azeite (um fio, nem devem sequer cobrir o fundo da frigideira). Assim que começarem a dourar devem juntar os tomates cortados fininhos. Uso tomates congelados, tipo chucha, que o meu pai cultiva na sua quintinha. Em alternativa, para quem não tem essas benesses de ter produtos naturais à disposição, considero a melhor alternativa o tomate pelado. Não usem molho de tomate, não fica tão saboroso.
Assim que o tomate estiver completamente cozinhado podem juntar os cogumelos. Como não tinha frescos, lá tive de usar uma latinha de cogumelos inteiros. Não fica aquela delícia, mas também fica bom.
Desliguem o fogão assim que começar a ficar apurado.

Passo2 - Mais ou menos na altura em que acrescentam o tomate podem levar ao microondas durante alguns minutos os espargos (até levantar fervura). Escorram-nos e piquem-nos.
Coloquem uma frigideira ao lume com mais dois dentes de alho picados e um fio de azeite e deixem dourar. Juntem os espargos e deixem saltear.
Juntem agora o miolo de pão ensopado em leite e mexam até ferver.
Batam entretanto os ovos com uma pitada de sal, e juntem aos espargos. Sugiro que ponham o lume no mínimo enquanto mexem os ovos para que fiquem mais cremosos. Não os deixem secar, em creme é muito mais saboroso. Retirem do fogão e reservem.

Passo 3 - Mais ou menos na altura de juntar os ovos podem colocar o pão a torrar. Deixem torrar ao vosso gosto - mais ou menos estaladiço. Cá em casa um gosta mais macio, eu gosto mesmo crocante!
Agora peguem num dente de alho e barrem pelo pão torrado. vai dar um sabor fantástico ao pão!

E agora para finalizar, disponham duas fatias de pão torrado por pessoa num prato, um pouco do creme de espargos com ovos, e dos cogumelos com tomate. Coloquem umas gotinhas de azeite por cima do pão e podem servir!

Vai uma garfada?

Versão para impressão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se quiserem partilhar uma fatia...