domingo, 10 de janeiro de 2010

Delícia de Maçã

Olá a todos!
Este fim-de-semana fiz um doce muito simples e apetitoso. Para além de ser guloso, ainda ajuda a aproveitar maçãs que tenho por casa há imenso tempo. O meu pai tem um terreno com bastantes árvores, e uma boa variedade de fruta. A fruta que melhor se conserva ao natural é a maçã, mas mesmo essa tem o seu prazo de validade...
Como eu gosto das maçãs enquanto estão firmes e sumarentas, assim que começam a ficar um pouco mais moles acho boa ideia dar-lhes um fim digno: na doçaria!
Gosto bastante de tartes de maçã (prometo que publico as minhas versões), mas a receita que vou apresentar é também bastante saborosa.

Delícia de Maçã

Ingredientes:
  • 4 maçãs (usei granny smith, as minhas preferidas)
  • canela q.b.
  • 3 ovos
  • 75gr de açúcar
  • 100gr de frutos secos picados*
  • 50gr de manteiga amolecida
  • 50gr de açúcar
  • canela q.b.
*normalmente uso amêndoas ou nozes picadas, mas desta vez usei os frutos secos que sobraram desta receita, que incluem avelã, amêndoa e noz.

Preparação:

Em primeiro lugar descascar as maçãs e cortá-las em quartos. Depois disso, tentando manter o formato do quarto de maçã, laminar e dispor num pirex. Cobrir o fundo do recipiente com os quartos de maçã laminados e polvilhar com canela. Fica com este aspecto:


De seguida bater os ovos com o açúcar até aumentar o volume e ficar um creme fofo. Verter dobre as maçãs.
Misturar os frutos secos com a manteiga amolecida e o açúcar. Fica um pouco granulado, mas é assim mesmo. Dispor por cima do creme e polvilhar novamente com canela.


Está agora pronto para ir ao forno!

Levar então a forno previamente aquecido durante cerca de 30 minutos, até ficar douradinho.
O que vos vai aparecer é algo como isto:


Pode acontecer que quando tirem do forno notem que ainda há sucos da maçã a borbulhar. Se quiserem que o doce fique mais seco levem durante mais um pouco ao forno. Podem servir ainda morno, que é mesmo uma delícia!

Vai uma garfada?

Versão para impressão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se quiserem partilhar uma fatia...