segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Frango quase oriental

Desta vez apeteceu-me um sabor um pouco mais oriental, por isso pus-me a inventar qualquer coisinha com ingredientes típicos - o molho de soja e os rebentos de bambu e de soja para ver o que me saía.
Não queria nada que me desse muito trabalho - afinal estou de férias - mas que me soubesse bem!

Vamos lá partilhar...


Frango quase oriental


Ingredientes:
  • 2 peitos de frango cortados em tiras
  • molho de soja q.b.
  • azeite q.b.
  • uma folha de louro
  • pimenta q.b.
  • 1/4 de frasco de rebentos de bambú
  • 1/4 de frasco de rebentos de soja
  • 1 alho francês, pequeno, às rodelas
Acompanhamento:
  • arroz branco, solto, q.b.
Puré de maçã:
  • 2 maçãs reinetas, grandes (ou qualquer outra)
  • 3 a 4 colheres de sopa de vinho branco
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • pimenta q.b.
Preparação:

Preparar os peitos de frango, cortando em tiras, e deixar a marinar com molho de soja e a folha de louro durante pelo menos 30 minutos.
Levar então ao lume num tacho normal (não tenho wok, e optei por não fazer na frigideira) e acrescentar um fio de azeite. Deixei cozinhar o frango (que leva pouco tempo) e só no final temperei com a pimenta, e juntei os rebentos de soja e bambu e também o alho francês. Envolvi bem, deixei cozinhar cerca de 5 minutos e voilá! (Se virem que fica seco acrescentem mais molho de soja ou um pouco de água). Como o molho de soja já é bastante salgado não acrescentei sal nenhum à receita.


Enquanto o frango está marinar preparem o puré de maçã (inspirado aqui): descascar as maçãs, cortar em cubos, colocar num tachinho com o vinho, a manteiga e o toque de pimenta e deixar cozinhar. Se secar, juntem um pouco de água. Quando estiver cozida, se quiserem um molho liso, triturem - eu apenas mexi energicamente com uma colher e ficou excelente.

Enquanto o frango está a cozinhar preparem o arroz e já está um almoço saboroso e nada difícil pronto para degustar!


Vai uma garfada?

Versão para impressão

6 comentários:

  1. que óoooptimo! :) adorei o puré de maçã!!

    boas férias! aproveita!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Engraçado, foi precisamente o que o menino cá de casa não apreciou nada... Para ele o doce e o salgado não se misturam... Gostos! (Ainda sobrou, vou deliciar-me eu com o puré!)

    ResponderEliminar
  3. Uma garfada não xega, quero um pratinho para mim :) quanto ao puré so exprimentando mesmo.
    bj

    ResponderEliminar
  4. Belo pratinho de comida boa! Eu gosto destas misturas de sabore. No Alentejo por exemplo eles servem plumas grelhadas com puré de maçã, e eu adorava.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de rebentos de bambu e de soja :)

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito do teu frango quase... Está com um super aspecto...
    Boas férias :), tb tirei a semana passada pra descansar...
    beijoca

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...