quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Frango frito com arroz de tomate e pimento

O meu menino aproveitou que estou de férias para fazer um pedido especial para o almoço. É algo que ambos não comíamos há anos!
A última vez que me lembro de comer foi nos primeiros tempos da universidade, quando cozinhávamos todas juntas e eu não sabia cozinhar quase nada... Sei que telefonei à minha mãe e perguntei: "O que faço para 5 pessoas?" Ela respondeu: "Tempera frango partido em pedaços, frita e faz um arroz". (Claro que a conversa foi mais longa, porque teve de explicar tudinho, lol)

E agora, passados estes anos todos, lá fui eu fazer frango frito! E não é que me soube bem? Mas confesso, só devo voltar a fazer daqui a outros tantos anos, porque isto é mau, mesmo muito mau para a saúde.

(Nota: eu falo em frango, mas usei 1/2 galinha que a minha mãe me deu. A quantidade que vou colocar aqui dá para 4 pessoas)


Frango frito com arroz de tomate e pimento

Ingredientes:
Para o frango:
  • 1 frango partido em pedaços
  • 6 dentes de alho
  • 2 folhas de louro
  • sumo de 1 limão grande
  • sal e pimenta q.b.
  • farinha q.b. para envolver
  • óleo para fritar
Para o arroz de tomate e pimento:
  • 3/4 chávena de arroz
  • 3 tomates bem maduros (ou polpa de tomate)
  • 1/2 pimento verde aos cubos
  • 1/2 cebola picada
  • azeite q.b.
  • 1 folha de louro
  • sal q.b.
Preparação:

Eu cortei e temperei o frango de véspera, fica muito mais saboroso.
Numa tigela coloquei os pedaços de frango, misturei bem com os alhos picados, as folhas de louro, a pimenta e o sal e reguei com o sumo de limão. Deixei no frigorífico bem tapado com película aderente.

Cerca de 45 minutos antes do almoço comecei a preparar as coisas: retirei o frango da marinada e deixei escorrer.
Passei depois os pedaços de frango por farinha e levei a fritar em óleo bem quente até ficar ligeiramente dourado por fora.

Entretanto fui preparando o refogado para o arroz: levei num tacho os tomates bem picados, o pimento e a cebola com um fio de azeite a refogar. Quando estava apurado juntei o arroz, sal e um pouco mais do dobro da medida do arroz de água para ficar mais malandrinho.


Vai uma garfada?

Versão para impressão

7 comentários:

  1. A minha Mãe muita vez frango frito, mas de maneira diferente. Coze o frango para a canja, depois retira uma parte para adicionar na canja e as partes melhores do frango, já cozido, passa por um polme e frita levemente.
    Depois serve a canja e o acompanhamento é o frango frito, fica óptimo.
    Gostei bastante da tua versão, tenho que experimentar!

    ResponderEliminar
  2. Também gosto imenso de frango frito e também faz anos que o não como pelo mal que faz, mas esse arrozinho já não faz mal e é uma delicia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Frango frito é bom d+!

    andreaquiutes.blogspot.com/

    Andréa...

    ResponderEliminar
  4. Frango frito lá em casa só mesmo na actifry, porque é um pecado k não cometia antes da maquineta ;)
    Está com um super aspecto
    beijinhos

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...