quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Refeição vegetariana - Feijão preto com vegetais e cogumelos

E pronto, lá me deu vontade de fazer mais uma refeição vegetariana cá em casa! Tinha uma lata de feijão preto à espera de ser usada, e achei que era melhor juntá-los a outros legumes, em vez de a chouriço ou bacon...

E lá saiu mais um improviso, bastante delicioso! (Não tem um visual muito apelativo porque o feijão escurece um pouco o prato, mas que é bom, lá isso é!)




Feijão preto com vegetais e cogumelos


Ingredientes:
  • 1/2 cebola aos cubos
  • 2 dentes de alho picados
  • azeite q.b.
  • 2 tomates congelados (ou polpa de tomate)
  • vinho branco q.b.
  • 1 alho francês à rodelas
  • 2 cenouras às rodelas
  • 1 lata média de cogumelos inteiros (cogumelos frescos é preferível, mas eu não tinha)
  • 1 lata média de feijão preto bem escorrido
  • sal e pimenta q.b.
  • vinagre balsâmico q.b.
Preparação:

Levar a cebola, os alhos e o azeite numa frigideira anti-aderente até a cebola ficar transparente. Juntar então os tomates picados, deixar levantar fervura e regar com um pouco de vinho branco. Juntar então o alho francês, as cenouras e os cogumelos. Envolver bem e deixar cozinhar alguns minutos.
Por fim juntar o feijão preto e temperar com o sal, a pimenta (eu "abuso" sempre) e um toque de vinagre balsâmico.
Deixar cozinhar mais um tempo, mas sem deixar as cenouras amolecerem. (Eu prefiro a cenoura quase crua).

Podem ainda melhorar o prato com umas nozes partidas, ou amêndoas.


Vai uma garfada?


Versão para impressão

4 comentários:

  1. Realmente não me interessa acor mais escura ou não. interessa-me esse feijaãozinho que está uma delicia...
    mil beijocas

    ResponderEliminar
  2. Olá! Passando por aqui para conhecer e achei tudo muito legal. Estou seguindo.

    Fica o convite para conhecer meu blog
    http://picadinhodebacana.blogspot.com

    um abraço

    João Mario

    ResponderEliminar
  3. Olá Catarina,
    Há pouco tempo fiz algo muito parecido, está lá para as bandas do meu blogue a "Cozinha Sem Tabus". Concordo que deveremos por de lado os enchidos mais vezes. Comemos demasiadas proteinas animais que não nos servem de nada em excesso. Uma feijoada vegetarina satisfaz o estômago e é mais saudável.

    ResponderEliminar
  4. Olha, eu adorei esta sugestão... Adoro estas "mistelas"..
    beijoca

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...