terça-feira, 12 de abril de 2011

Vegetariana de uma cozinheira desinspirada

Pois é... Aqui a cozinheira não anda nada inspirada. Faz sempre o mesmo demasiado básico para publicar. Mas como opções saudáveis são sempre dignas de registo, e como esta até está saborosa (para quem aguenta uma refeição sem carne ou peixe) partilho.
Cá em casa não nos importamos de ser passarinhos e coelhinhos e recorremos aos vegetais e às sementes muitas vezes.


Salada quente com amêndoa e sementes de girassol

Ingredientes:
  • 3 cenouras às rodelas
  • 2 alhos franceses às rodelas
  • 4 folhas de couve galega em juliana 
  • 1/2 cebola picada grosseiramente
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de molho de soja
  • pimenta e sal q.b.
  • 1 colher de sopa cheia de amêndoa picada
  • 1 colher de sopa cheia de sementes de girassol
Preparação:

Numa firgideira colocar o azeite e a cebola e deixar cozinhar. Quando a cebola ficar transparente juntar o molho de soja e as cenouras. Envolver bem e em lume muito baixo deixar cozinhar lentamente.
Juntar depois o alho francês e quando começar a amaciar juntar a couve. Continuar a cozinhar em lume baixo e quando a couve "quebrar" rectificar os temperos e reservar.
Aparte levar as amêndoas e as sementes a torrar ligeiramente.

Servir os legumes com as amêndoas e as sementes.


Vai uma garfada?


Versão para impressão

11 comentários:

  1. Catarina essa refeição está ótima para mim já não digo o mesmo para os meus "homens",lol! Gostei imenso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Felizmente o homem cá de casa gosta bastante destas ideias. É para compensar o nosso amor ao bacon :)

    ResponderEliminar
  3. Gostei imenso da tua sugestão, muito apetitosa e diversificada.
    Pessoalmente adoro este tipo de refeição, mas quando cozinho para a família tem que ser algo mais consistente, acabo por fazer apenas este tipo de refeição para mim.

    ResponderEliminar
  4. QUE DELICIA É MESMO DISSO QUE EU GOSTO , E QUE AGORA SABE TÃO BEM.
    BJS

    ResponderEliminar
  5. Por vezes o mais básico é o mais saboroso :)

    Está com um aspecto delicioso.

    ResponderEliminar
  6. Eu também aposto mais ultimamente nestes pratinhos sem carne ou peixe mas claro para os filhotes tenho sempre de recorrer a esses alimentos,

    um grande beijinho Catarina e obrigado pela partilha desta apetitosa salada bem colorida e saudável

    ResponderEliminar
  7. Catarina
    Eu aprecio bastante este tipo de pratos, más só posso fazê-los quando estou sozinha...pois cá em casa a mesa tem de ser mais pesadota, eheh!! Adorei a sugestão, ficou mesmo a meu gosto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. OLá!

    Adorei a sugestão! Gosto de fazer este tipo de pratos e lá por casa também não nos importamos de ser coelhinhos de vez em quando!

    Obrigada pela partilha!

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. eu ca sou como tu nao e preciso ter sempre carne nem peixe.
    um saladinha assim vai muito bem
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Prefiro refeições assim, sem carne nem peixe :)

    ResponderEliminar
  11. A sugestão é óptima!!
    A carne e o peixe são muito facilmente substituídos e a digestão é muito melhor!! :) E fica um espacinho para uma melhor sobremesa!! ;)

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...