quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Iogurtes sem iogurteira

Já há algum tempo que queria experimentar fazer iogurtes em casa, mas não tenho iogurteira... Fiz uma pesquisa na net e fui dar a esta página (no Petitchef)
Enquanto decido se compro ou não uma maquineta* - até são baratuxas - fui experimentar estes, numa receita que já adaptei (esta foi a segunda dose, que saiu melhor)!
Não ficam com a consistência dos iogurtes sólidos normais, também não ficam líquidos, ficam quase como um iogurte dos sólidos bem batido com uma colher, se quiserem ficar com uma ideia - ficam com um aspecto meio "viscoso", mas garanto que são deliciosos!

Vamos então ao que interessa!


Iogurtes (sem iogurteira)

Ingredientes:
  • 1 l de leite gordo
  • 4 colheres de sopa (rasas) de leite em pó (usei meio gordo)
  • 1 iogurte natural
Preparação:

Começar por aquecer o leite (eu não deixei ferver, mas estou a ponderar fazê-lo da próxima vez). Numa tigela misturar o iogurte com o leite em pó, e juntar depois um pouco de leite, mexendo muito bem.
Enquanto isso aqueçam bastante água até ficar com as bolhinhas, mesmo antes de ferver.

Vertam o líquido resultante em copinhos (eu uso copinhos de iogurte que comprei e fui guardando). Como eu não tenho tampas para os copinhos usei a sugestão que vi na receita que consultei e coloco película aderente nos copinhos e aperto com um elástico. (Rendeu 8.)



(ver fundo do post para método alternativo)
Depois têm de colocar os copinhos (com alguma folga, não devem ficar muito juntos) em recipientes que tenham tampa - usei tachos - e encher com a água quente até ao nível do iogurte, que tem de ficar totalmente imerso.
Para que a temperatura se mantenha o mais tempo possível colocam-se os tachos dentro do forno. Para ajudar ainda coloquei uma manta a envolver os tachos, formando uma camada de protecção extra.

Deixar assim durante 12 horas - o ideal é fazer os iogurtes à tarde e ficam no forno durante a noite.
Passadas as 12 horas retirem dos tachos e levem ao frigorífico durante algumas horas.


Depois é só comer... Simples, com compotas, frutas secos... A vossa imaginação é que manda!

Experimentem, não se vão arrepender! (E diga-se, até que é uma dica anti-crise, pois saem baratuxos, os iogurtes)

Vai uma colherada?

* (um obrigada à Patrícia por me ter tirado algumas dúvidas que lhe coloquei acerca das iogurteiras - visitem o blogue dela, é uma delícia!)

(Editado: recebi algumas dicas, e enquanto não há iogurteira por estes lados vai haver um novo método, mais simples, que adaptei do "no soup" - coloco os copinhos dentro de uma caixa (mas eu acrescentei água quente na mesma), embrulho em panos de cozinha e depois em sacos. Volto a embrulhar numa manta e coloco no forno morno durante 12 horas - ficaram muito bons!!)

Versão para impressão

7 comentários:

  1. Também não tenho iogurteira, quando faço iogurtes deixo no copo da Bimby a ganhar consistência, ou então coloco no forno.

    ResponderEliminar
  2. Tornei-me cliente há algum tempo dos iogurtes feitos em casa e comprei a iogurteira. Faço duas alterações à receita. Junto uma colher de açúcar e uso leite magro. Prefiro os iogurtes caseiros e deixei de comprar.
    Acho que com iogurteira ficam mais consistentes. Quando quero iogurtes para comer à colher faço como foi indicado. Quando quero iogurtes para beber, não junto leite em pó, coloco a mistura a fermentar numa vasilha grande e só depois das horas é que vaso para os copinhos.
    Durante algumas semanas comi uns iogurtes suíços (EMMI - à venda nos hipermercados nos sabores de manga e morango) que têm copinhos com tampa para ficar e agora dão um jeitão.
    A minha receita base veio de www.nosoup-foryou.blogspot.com e existem muitas variações interessantes de sabor a experimentar.

    ResponderEliminar
  3. Oi Catarina! Adorei o seu cantinho. Voltarei mais vezes!
    Minha mãe faz muito iogurte sem a máquina! Ficam ótimos!

    http://quitutesdajuju.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Parece delicioso... Passei para conhecer teu blog e virei seguidor. Fica o convite para conhecer o meu:
    http://picadinhodebacana.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Olá Catarina,
    Não imaginava que também se faziam iogurtes sem a máquina.
    Esperamos novos episódios desta tua experiência.
    Um abraço.
    Miguel (Cozinha Sem Tabus)

    ResponderEliminar
  6. Catarina,
    Eu opto pelo kefir, que é uma forma natural de fermentar o leite e que leva ao organismos lactobacilos e leveduras benéficas, mas não é tão prático, uma vez que a fermentação é feita diariamente (o leite fermentado pode ser guardado no frigorífico por uma semana, mas aí não posso tomá-lo de manhã pq não gosto de bebidas muito frias, especialmente pela manhã). Esta tua receita é muito prática, mas fiquei com uma dúvida: indicas 1 litro de leite nos ingredientes, mas depois dizes que á mistura de iogurte/leite em pó juntas um pouquinho de leite. Acrescentas um pouquinho para misturar e depois juntas o restante leite?
    também acho muito interessante esta forma de fazer iogurte:
    http://pratofundo.com/como-se-faz-iogurte-na-garrafa-termica/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+PratoFundo+(Prato+Fundo+-+Conversas+Sobre+Comida)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha rápido e saudavel...já sigo o seu blog gostei muito. bjos

    http://nacozinhadasonia.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...