Vi uma imagem deste pão no
Sabores de Canela e não consegui resistir! Tive de por mãos à obra e este belíssimo pão fez as delicias de um lanche de sábado, com manteiga a derreter e chá bem quente a acompanhar.
Segui as instruções para fazer o pão com a batedeira e é bem simples de reproduzir.
O meu pão ficou um pouco mais "inchado", mas julgo que seja pela minha escolha de fermento - usei meia tablete de fermento fresco (cerca de 12,5gr) - e a massa cresceu imenso. Como somos bem gulosos também dobrei a quantidade de açúcar... Não ficou doce demais, para nós está mesmo na conta certa!
A receita que aqui reproduzo já tem as minhas pequenas alterações.
Pão de Festa
Ingredientes:
Para a massa:
- 12,5gr de fermento fresco (1/2 tablete Levital)
- 250ml de leite
- 60gr de manteiga
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 2 ovos batidos
- 560gr de farinha
- 2 colheres (chá) de sal
Para a decoração:
- 1 gema
- 1 colher (sopa) de leite
- sementes de papoila e de sésamo q.b.
Preparação:
Começar por aquecer ligeiramente 100ml de leite, nos quais deve ser dissolvido o fermento.
Colocar a mistura na taça da batedeira e bater durante alguns segundos.
O próximo passo é juntar, numa tigela, o leite a manteiga e o açúcar e levar ao microondas dois minutos. Retirar e mexer bem para que a manteiga e o açúcar se dissolvam totalmente. (Se não der, voltar a levar novamente ao microondas até ficar bem dissolvido.) A esta mistura, que não deve estar muito quente, juntar os dois ovos previamente batidos.
Colocar tudo dentro da batedeira e acrescentar a farinha e o sal. Durante 1 ou 2 minutos bater na velocidade mínima com a vara de massas, e depois aumentar a velocidade em um nível e deixar a bater durante 10 minutos.
Findo este tempo embrulhar a tigela e colocar em sítio morno (eu costumo ligar o forno dois ou três minutos, desligo, e deixo a massa lá a repousar) até dobrar o volume. Verificar passados 40 ou 50 minutos, mas pode levar mais algum tempo.
Findo este processo retirar a massa para uma superfície enfarinhada e trabalhá-la, amassando-a, durante alguns minutos. Deixar repousar mais alguns minutos enquanto se prepara uma forma de aro (usei de 22cm de diâmetro), untando e enfarinhando.
Está na hora de dividir a massa em 19 pequenas bolas que antes de dispor devem ser bem amassadas. Dispor as bolinhas na forma da seguinte forma: da parte de fora, encostadas às bordas, 12 bolas; por dentro destas dispor 6 e no centro a bolinha final.
Há mais um processo de levedação, para que as bolinhas cresçam e fiquem bem aconhegadinhas! (usei novamente o método do forno). Findo este processo preparar a gema com o leite, batendo muito bem, e pincelar o pão. Alternadamente decorar as bolinhas com sementes de sésamo brancas e sementes de papoila, que faz um contraste bem engraçado.
Vai uma fatia?
 |
(estão a imaginar como foi o destino do pão... bolinha a bolinha foi desaparecendo :)) |
Versão para impressão