quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Iogurtes de amora

Mais uma dose de iogurtes, desta vez de amoras silvestres. Nos campos perto da quintinha dos meus pais há bastantes amoras silvestres e optámos por congelar algumas para usar no inverno, tal como fizemos com os morangos. A quantia era semelhante, e tiveram o mesmo fim. E agora já não sei muito bem quais são os melhores... São ambas as receitas divinais!



Iogurtes de amora


Ingredientes:

Para o molho de amora (se quiserem saltar esta parte usem compota de amoras)
  • uma embalagem de amoras congeladas
  • açúcar a gosto (uso cerca de 4 colheres de açúcar para cerca de 300gr de amoras)
  • aroma de baunilha q.b.
Para o iogurte:
  • 1 l de leite gordo
  • 100gr de açúcar
  • 1 iogurte natural grego
  • 4 colheres de sopa de leite em pó

Preparação:

Começar por preparar o molho. (Podem fazer de véspera e guardar no frigorífico, ou até mesmo no congelador para usar mais tarde. Como não fica com consistência de compota não pode ser conservado à temperatura ambiente).
Coloquem as amoras num tacho junto com açúcar e a baunilha. Eu coloquei as amoras inteiras e só quando começaram a ferver é que as parti ligeiramente com a ajuda da colher com que mexia porque queria que ficassem com pedaços. Se preferirem podem depois triturar tudo.
Deixem levantar fervura durante alguns minutos, mas sem deixar o açúcar ganhar um ponto consistente.
Reservem e deixem arrefecer.

Para os iogurtes, levar o leite com açúcar ao fogão e deixar levantar fervura. Mexer bem e deixar arrefecer até ficar morno. (Eu acelero o processo colocando o tacho em água fria e mexendo o leite).
Numa tigela misturar o iogurte com o leite em pó e depois juntar o leite morno aos poucos, mexendo bem para que não fiquem grumos.

Colocar o molho de amora nos copinhos (uma colher de sopa por cada copo), e de seguida o preparado para o iogurte. Levar à iogurteira durante 8 horas e de seguida ao frigorífico por mais 5 horas.
Apreciar a maravilha de iogurte que ficou... A consistência ficou perfeita, sólidos mas muito cremosos. O molho de amoras estava com a doçura certa e a combinação é excelente.



Vai uma colherada?

Versão para impressão

1 comentário:

  1. Eu aceito uma colherada sim...
    Parece bem saboroso!

    Adorei conhecer o seu cantinho!
    Ah, e tá rolando um sorteio de panelas de arroz no meu blog. Aparece lá, viu?

    Bj
    Deborah

    www.delicias1001.com.br

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...