terça-feira, 25 de junho de 2013

Crumble de amoras


Tenho amoras madurinhas no quintal. Eu só as gosto de comer "directas" (apanhar e comer) - se as trago para casa não lhes ligo nenhuma! (só se congelar para usar em sobremesas ou para iogurtes).

Um dia destes o Carlos pediu-me um crumble de amoras, já que estão tão madurinhas e apetitosas... Vi esta receita da Joana - foi um sinal!! - e logo de seguida fui apanhar as amoras e lá fiz o crumble, ligeiramente adaptado - com o aroma que adoramos cá em casa, a baunilha.


Crumble de amoras 
(para 4 ramequins)

Ingredientes:

Para o crumble e base:
  • 1 e 3/4 chav de farinha (usei com fermento)
  • 1 chav de açúcar amarelo (mal cheia)
  • 1 colher (sobremesa) aroma de baunilha
  •  100gr manteiga em cubos (fria)
  • 1 ovo (pequeno)
  • canela para polvilhar
Para o recheio:
  • 1 chav (bem cheia) de amoras
  • 2 colheres (sopa) de açúcar amarelo
  • sumo 1/2 limão
Preparação:

Começar por juntar os ingredientes secos da massa (o açúcar e o fermento) e misturar bem. Juntar a margarina e misturar bem até ficar esfarelado. Envolver depois o ovo e a baunilha, mas sem amassar em demasia para que a massa fique solta.
Reservar.
Às amoras acrescentar o açúcar e o sumo de limão, envolvendo bem.
Eu fiz o crumble em ramequins, por isso distribuí metade da massa pelos 4, calcando bem. Dividi depois as amoras (e a calda que se forma) pelos ramequins e cobri com o resto da massa, esfarelada. Polvilhar com um pouco de canela.

(da massa de crumble até ao ramequim pronto a ir ao forno)
Depois é só levar ao forno!

Vai uma colherada?

Versão para impressão

5 comentários:

  1. Gostei imenso do aspecto, que sugestão boa!

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito da adaptação :D Por aqui não há amoras silvestres - chatices de viver na cidade! - mas vou pedir ao meu namorado para trazer quando for a casa da mãe e vou experimentar esta tua sugestão :D

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  3. Adoro crumble e estas tacinhas ficaram uma tentação :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  4. Esse crumble ficou bem bonito.
    Bom fim de semana
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/07/4-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  5. Hummmmmmm... parecem deliciosos, estou com água na boca!

    Foi uma alegria encontrar seu blog, achei ele muito bacana.
    :D

    Grande abraço

    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...