sexta-feira, 7 de junho de 2013

Maionese de alho sem ovo

E quando apetece maionese, caseirinha, e não há ovos em casa? Pesquisa-se na net e chega-se a uma receita sem ovos :)

A receita que mais me agradou foi esta, que logo adaptei ao meu gosto. Esta também foi importante para a experiência.

Fui testar logo de seguida, já com o meu input de ingredientes extra, e ficou bem cremosa. Se lhe posso dar algum defeito? Talvez tenha exagerado um pouco no limão para o gosto geral (poderão testar com menos sumo) - mas como eu gosto de acidez, para mim está muito boa.


Maionese de alho  - sem ovo -

Ingredientes:
  • 125ml leite (frio)
  • 1 e 1/2 dente de alho
  • sumo 1/2 limão
  • sal e pimenta a gosto
  • óleo (de girassol, cerca de 250ml)
  • mostarda a gosto (cerca de 1 colher de sobremesa)
Preparação:

Comecei por colocar o leite num copo medidor alto. Acrescentei o alho picado, o sumo de limão, sal e pimenta. Bati um pouco com a varinha mágica para incorporar os ingredientes. Aos poucos acrescentei óleo, em fio e aos poucos, misturando sempre com a varinha. (Ou seja, adicionava um pouco de óleo em fio, parava de acrescentar óleo, e continuava a bater mais uns segundos para encorpar, e continuei até ficar ao meu gosto)
Assim que a maionese atingiu o ponto de cremosidade pretendida parei de adicionar óleo. Provei para rectificar temperos e finalmente adicionei a mostarda, batendo mais um pouco para incorporar.

Rende uma boa quantidade (no copo medidor atingiu o volume de +/- 425ml), mas pelo que li mantém-se no frio durante cerca de uma semana.

Vai uma colherada?

Versão para impressão

4 comentários:

  1. Olá Catarina, que bom que fez e gostou da receita... agradeço o link para o blog.
    Realmente essa maionese é um quebra galho excelente e fica muito cremosa, já com os aditivos que você deu, só pode ter ficado ainda mais saborosa!
    Bjuss!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A receita é realmente muito boa. O link tinha mesmo de ser colocado, uma vez que foi uma das fontes principais!
      Obrigada por ter vindo visitar o blogue :)

      Eliminar
  2. Já me aconteceu muitas vezes querer fazer maionese e não ter ovos em casa! Ficou com um aspecto delicioso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É definitivamente uma receita a testar - experimenta, mesmo com ovos em casa :)

      Eliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...