terça-feira, 4 de junho de 2013

Gelado de nata, iogurte e amora silvestre

Este gelado é uma espécie de "frozen yogurt", mas não resisti a colocar natas e uma clara. E não me arrependo em nada, ficou delicioso, bem cremoso como gostamos cá em casa.

Gelado de nata, iogurte e amora silvestre

Ingredientes:
  • 200ml natas
  • 375gr iogurte natural tipo grego (3 iogurtes)
  • 1/2 cup açúcar em pó (medida de 125gr)
  • 1 clara
  • 1/2 cup de molho de amora*
Preparação:

Começar por bater muito em as natas (que devem estar frias). Assim que estiverem volumosas e mais firmes juntar o açúcar em pó aos poucos. No fim de bem batidas adicionar a clara e voltar a bater até ficar uma mistura brilhante. Acrescentar agora os iogurtes e envolver até ficar bem misturado.

Colocar a mistura na máquina de gelados e deixar o tempo suficiente até ficar cremoso.

Passar para uma embalagem que possa ir ao congelador e misturar o doce de amora. (Também pode ser misturado antes de ir à máquina de gelados). Levar ao congelador algumas horas caso se pretenda um gelado mais firme.

Quem não tiver máquina de gelados deve colocar a mistura num recipiente que possa ir ao congelador e bater o gelado de hora a hora para que não ganhe cristais de gelo para ficar bem cremoso.


Vai uma colherada?

__________
* costumo ferver as amoras com algum açúcar (quantia a gosto) até cozinharem e depois trituro. Pode ser congelado e usado para gelados, iogurtes aromatizados, cheesecakes...

Versão para impressão

2 comentários:

Se quiserem partilhar uma fatia...