quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Massa fresca e carne estufada - método manual

Ainda não tinha publicado aqui a minha aventura com a massa fresca feita manualmente (sem ajuda da máquina para estender e cortar a massa).
Já tinha feito massa fresca antes, mas desta vez partilho a experiência.
Optei por experimentar de novo para ver se iria mesmo valer a pena encomendar uma máquina - se não me desse bem com a massa, a máquina não ia ser de grande utilidade. O certo é que correu mesmo muito bem, e máquina já cá chegou! A próxima publicação já será com a massa estendida e cortada com a máquina nova.


A proporção para a preparação da massa fresca é 100gr de farinha e 1 ovo por pessoa. Pode adicionar-se sal, mas apenas para massa que vá ser utilizada na hora. Se for para guardar deve omitir-se o sal, que se adiciona somente na água da cozedura. (todas estas recomendações eu encontrei no Tertúlia de Sabores, quer na publicação, quer nos comentários.)

Vamos então à receita...

Massa Fresca

Ingredientes:
  • 200gr de farinha
  • 2 ovos
  • sal q.b.
Preparação:

Juntar todos os ingredientes e amassar bem. Se a massa ficar seca, juntar água (muito pouca de cada vez, na base de uma colher de sobremesa); se ficar húmida, juntar farinha (muito pouca, também).
No fim de bem amassada (em bola, lisa, e sem pegar, como se fosse plasticina) envolver em película aderente e deixar repousar. (deixei mais ou menos 45 minutos, e entretanto preparei a carne).


Estender apenas uma parte da massa, voltando a envolver a restante na película para não secar. Deve ser estendida em superfície lisa, enfarinhada, com a ajuda de um rolo.
Como ainda não tinha a máquina estendi o melhor que consegui e fiz tagliatelle o mais direitinho possível, e depois ainda experimentei tortellini e farfalle, só pela curiosidade.


Cozi durante 3 a 4 minutos, ficou al dente. Para massas mais consistentes (os tortellinis) é necessário mais tempo. Mas o ideal é ir experimentando até apanhar o jeito.

Neste caso usei a massa fresca para acompanhar carne de porco estufada (As próximas experiências terão um ar mais italiano)


Rojões de Porco estufados

Ingredientes:
  • rojões de porco, pequenos (600gr)
  •  1 cebola grande picada
  •  3 cenouras médias às rodelas grossas
  • 3 dentes de alho 
  • 1 folha de louro
  • 2 cravinhos
  • azeite e vinho branco q.b.
  • sal, pimenta preta, noz moscada, pimentão doce - abundante.
Preparação:

Juntar todos os ingredientes num tacho e quando começar a ferver reduzir o lume, para cozinhar lentamente. Quando as cenouras estiverem macias e a carne bem tenra está pronto. (o molho reduz e fica mais grosso).


Vai uma garfada?

Versão para impressão

9 comentários:

  1. Tem um aspecto caseiro e delicioso Catarina, deve mesmo valer a pena essa aquisição (da máquina), obrigado por partilhares pois vai dar-me imenso jeito,


    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Gostei mesmo muito da massinha e também estou ansiosa por experimentar. Se calhar vou fazer como tu: 1º experimento sem máquina e depois se valer a pena compro uma máquina!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Tenho mesmo de experimentar fazer massa fresca...uma maravilha...bjokitass

    ResponderEliminar
  4. Deve ser uma delicia esta massinha Catarina. E muitas parabéns por esta aventura!! :D Ficou óptima. Bjs

    ResponderEliminar
  5. Mas que jeito que tú tens, os tortellinei e o farfalle estão perfeito.
    Já há algum tempo que não faço, agora fiquei com vontade...

    Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Muito bom aspecto. Ainda não me atrevi a fazer massa fresca. O tempo para isso tb não abunda.

    ResponderEliminar
  7. Olá Catarina, numa das minhas pesquisas de recitas dei de "caras " com o teu blog e com esta receita de massa fresca que vou levar se não te importares, acho que nos dias que correm é melhor confeccionar mesmo tudo ou quase tudo em casa.
    Já estou a seguir o teu blog.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Que moçoila tão prendada :)... És uma mulher de coragem, e o teu prato ficou mesmo apelativo, adorei :)

    ResponderEliminar
  9. Bom...esta linda a tua massa! :)
    Gostei muito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...