terça-feira, 18 de outubro de 2011

Pizza Integral com Mozzarella e Aipo

A farinha integral entrou cá em casa e já não vai mais sair...
Um destes dias saiu cá em casa uma pizza feita inteiramente com farinha integral e ficou absolutamente deliciosa!
Vamos lá à receita, que mais pessoas merecem provar esta delícia (e como eu não estou nas cozinhas de toda a gente lá terá de ser pelas vossas mãos, lol)
(Rendeu uma pizza para 4)


Pizza Integral com Mozzarella


Ingredientes:

Para a massa:
  • 500gr farinha trigo integral
  • sal q.b.
  • tomilho seco a gosto
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • leite q.b. até a massa formar uma bola
Para o molho de tomate:
  • 4 tomates chucha bem maduros, picados
  • 1/2 cebola picada fininha
  • um fio de azeite
  • sal, pimenta preta, e cayenna
  • 1 folha de louro
Restantes ingredientes:
  • talos de aipo (com as folhas) a gosto
  • 50gr de bacon os cubos pequenos
  • 1 mozzarella fresco em fatias finas
Preparação:

Começar por preparar a massa, juntando a farinha, os temperos, e leite aos poucos até se formar uma bola. Deixar repousar um pouco.

Preparar então um molho de tomate bem rápido, levando todos os seus ingredientes ao lume num tacho e deixar cozinhar alguns minutos, até reduzir. Como queria um aspecto mais rústico não triturei o molho.


Para fazer a montagem da pizza estender a massa bem fina (pelo menos desta vez eu quis que ficasse fina) e colocar no tabuleiro do forno, forrado com papel vegetal. Picar com um garfo.
Espalhar o molho de tomate uniformemente e colocar os talos de aipo picados (apenas os talos, reservar as folhas). Colocar também o bacon (que é puramente opcional, na minha parte coloquei apenas dois ou três cubinhos). Cobrir com o mozzarella e levar ao forno até ficar bem derretido e a massa pronta.
Ao servir colocar as folhas de aipo. Sabe muito bem a frescura e sabor algo picante do aipo com os restantes ingredientes da pizza.
Espero que gostem!


Vai uma fatia?

Versão para impressão

5 comentários:

  1. Mas que maravilha Catarina...adoro pizzas muito mesmo....bjokitassss

    ResponderEliminar
  2. Eu não gosto muito de queijo e por isso não sou grande apreciadora de pizza, mas tenho cá em casa 3 fãs que vão adorar esta receita. Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  3. Também provei à pouco tempo a farinha integral hehe. Gostei muito. E a tua pizza está de babar. Ficou linda. Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Os meus filhos adoram e de vez em quando faço mas nunca com farinha integral mas bem me tentaste pois tem um ar delicioso. obrigada pela sugestão e partilha Catarina

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Bem bonita a pizza, estou tentada! E não leva mesmo fermento nenhum na massa?... Bjs

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...