Já tinha feito massa fresca antes, mas desta vez partilho a experiência.
Optei por experimentar de novo para ver se iria mesmo valer a pena encomendar uma máquina - se não me desse bem com a massa, a máquina não ia ser de grande utilidade. O certo é que correu mesmo muito bem, e máquina já cá chegou! A próxima publicação já será com a massa estendida e cortada com a máquina nova.
A proporção para a preparação da massa fresca é 100gr de farinha e 1 ovo por pessoa. Pode adicionar-se sal, mas apenas para massa que vá ser utilizada na hora. Se for para guardar deve omitir-se o sal, que se adiciona somente na água da cozedura. (todas estas recomendações eu encontrei no Tertúlia de Sabores, quer na publicação, quer nos comentários.)
Vamos então à receita...
Massa Fresca
Ingredientes:
- 200gr de farinha
- 2 ovos
- sal q.b.
Juntar todos os ingredientes e amassar bem. Se a massa ficar seca, juntar água (muito pouca de cada vez, na base de uma colher de sobremesa); se ficar húmida, juntar farinha (muito pouca, também).
No fim de bem amassada (em bola, lisa, e sem pegar, como se fosse plasticina) envolver em película aderente e deixar repousar. (deixei mais ou menos 45 minutos, e entretanto preparei a carne).
Estender apenas uma parte da massa, voltando a envolver a restante na película para não secar. Deve ser estendida em superfície lisa, enfarinhada, com a ajuda de um rolo.
Como ainda não tinha a máquina estendi o melhor que consegui e fiz tagliatelle o mais direitinho possível, e depois ainda experimentei tortellini e farfalle, só pela curiosidade.
Cozi durante 3 a 4 minutos, ficou al dente. Para massas mais consistentes (os tortellinis) é necessário mais tempo. Mas o ideal é ir experimentando até apanhar o jeito.
Neste caso usei a massa fresca para acompanhar carne de porco estufada (As próximas experiências terão um ar mais italiano)
Rojões de Porco estufados
Ingredientes:
- rojões de porco, pequenos (600gr)
- 1 cebola grande picada
- 3 cenouras médias às rodelas grossas
- 3 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 2 cravinhos
- azeite e vinho branco q.b.
- sal, pimenta preta, noz moscada, pimentão doce - abundante.
Juntar todos os ingredientes num tacho e quando começar a ferver reduzir o lume, para cozinhar lentamente. Quando as cenouras estiverem macias e a carne bem tenra está pronto. (o molho reduz e fica mais grosso).
Vai uma garfada?
Versão para impressão
Tem um aspecto caseiro e delicioso Catarina, deve mesmo valer a pena essa aquisição (da máquina), obrigado por partilhares pois vai dar-me imenso jeito,
ResponderEliminarbeijinhos!!
Olá!
ResponderEliminarGostei mesmo muito da massinha e também estou ansiosa por experimentar. Se calhar vou fazer como tu: 1º experimento sem máquina e depois se valer a pena compro uma máquina!
Bjs
Tenho mesmo de experimentar fazer massa fresca...uma maravilha...bjokitass
ResponderEliminarDeve ser uma delicia esta massinha Catarina. E muitas parabéns por esta aventura!! :D Ficou óptima. Bjs
ResponderEliminarMas que jeito que tú tens, os tortellinei e o farfalle estão perfeito.
ResponderEliminarJá há algum tempo que não faço, agora fiquei com vontade...
Beijos.
Muito bom aspecto. Ainda não me atrevi a fazer massa fresca. O tempo para isso tb não abunda.
ResponderEliminarOlá Catarina, numa das minhas pesquisas de recitas dei de "caras " com o teu blog e com esta receita de massa fresca que vou levar se não te importares, acho que nos dias que correm é melhor confeccionar mesmo tudo ou quase tudo em casa.
ResponderEliminarJá estou a seguir o teu blog.
Bjs
Que moçoila tão prendada :)... És uma mulher de coragem, e o teu prato ficou mesmo apelativo, adorei :)
ResponderEliminarBom...esta linda a tua massa! :)
ResponderEliminarGostei muito.
Beijinhos