Fiz a encomenda online, e assim que tive tempo disponível resolvi experimentar uma receita simples. Para primeira experiência fiquei-me pela proporção normal de 100gr de farinha para 1 ovo por pessoa. Mas resolvi fazer 4 doses. Como pretendia guardar parte da massa, para experimentar congelar, não adicionei sal (li que não era recomendável - aqui têm excelentes conselhos para preparação de massas).
A massa é bastante simples e rápida de preparar, a ansiedade estava na adaptação à máquina.
Massa fresca
Ingredientes:
- 400gr farinha
- 4 ovos
- (água ou farinha, consoante a necessidade ao trabalhar a massa)
Misturar muito bem a farinha com os ovos, e amassar até ficar uma massa bem ligada, que se despega das mãos, tipo plasticina. Embrulhar em película aderente e reservar. (Eu deixo mesmo à temperatura ambiente).
Enquanto a massa repousa pode fazer-se o que quer comer com ela.
Neste caso fiz carne picada, muito parecida com a que podem ver aqui. A alteração foi apenas a substituição das ervilhas por milho, e salpicar no final com salsa fresca picada .Nada melhor para acompanhar esta massa deliciosa.
(da esqª para a dtª: rolos para estender a massa até ficar fina; rolos para corte de tagliatelle, e rolos para esparguete)
Com a máquina o processo de estender a massa é muito mais fácil. Basta pegar num pedaço de massa (não esquecer de manter a restante embrulhada para não secar), espalmá-la um bocado com as mãos, e enfarinhar ligeiramente de ambos os lados. Regular a máquina para a abertura mais larga e dar à manivela. Ir passando a massa as vezes necessárias, ajustando a largura da máquina para cada vez mais fina, até ficarem satisfeitos com a espessura. (não gostei do mais fino que a máquina fazia, para mim era fina demais e para cortar não tive bons resultados).
(o processo de esticar a massa é mesmo muito rápido e prático)
De seguida colocar as placas de massa fina no cortador de tagliatelle e voltar a dar à manivela - sai um tagliatelle fantástico, em segundos.
Só não me dei bem com esparguete, saía sempre partido. Tenho de "brincar" com a consistência da massa, com a espessura, até que saia bem. Mas diga-se, é a massa que menos aprecio, duvido que vá fazer muitas vezes. Mas tagliatelle é outra história... Cá em casa adoramos!
(deve pendurar-se a massa para secar um pouco antes de cozinhar)
Não fiz um passo a passo, mas acho que as fotos ilustram o essencial. Agora só preciso de me aventurar com massa integral, massa com sabores, massa colorida... Tenho um mundo à minha espera!
Vai uma garfada?
Versão para impressão
E que bela estreia amiga, tenho uma há anos, que normal uso para esticar a massa dos rissóis heheheeh...bjokitass
ResponderEliminarFicou linda! Agora tens de explorar o teu brinquedo novo! Aguardo pelas novidades!
ResponderEliminarBeijinhos
Essa "pasta" ficou apetitosa!
ResponderEliminarCá em casa tem tido pouco uso, mas gostámos muito para fazer os raviolis e outras massas de recheio.
Uma boa sugestão para um destes dias!
isa
Um óptimo começo sem duvida. A massa ficou com muito bom aspecto. Pode ser que a minha venha com o pai bnatal ;)
ResponderEliminarbeijinhos e boa semana
Nossa, deliciosa. Pena q não tenho uma dessas em casa!
ResponderEliminarBjs e ótima semana
Vivi
www.viviass.blogspot.com
www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com
Catarina, poderia indicar o site onde comprou a sua máquina? Por aqui pedem-me 80€ por uma ...
ResponderEliminarFicou linda, a massa!