quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Pão para preguiçosos!

Vi esta receita numa masterclass do Masterchef Australia, programa que adoro. Na última temporada que vi, a 5, o Matt Preston (crítico que faz parte do júri) também participa nas masterclasses com a versão "cheat" de receitas que supostamente dão trabalho- ou seja, receitas simplificadas e igualmente saborosas.

Eu adoro fazer pão, gosto imenso de amassar, mas quando vi esta receita e o resultado final fiquei curiosa. Enquanto não testei não descansei! Entretanto já fiz diversas vezes e até já arranjei os meus próprios truques para ficar com pequenos pães crocantes e deliciosos quase sem trabalho! Apenas tem um compasso de espera prolongado, para que a massa levede, mas vale totalmente a pena.

O resultado final: pão leve, esburacado por dentro, fofo, com côdea estaladiça e bem saboroso. Vale a pena experimentar!

A receita original pode ser encontrada neste link, na página oficial do Masterchef Australia.
Eu reduzi as quantidades e uso fermento fresco (levital).


Pão para preguiçosos! (sem amassar e sem MFP)

Ingredientes:
  • 650gr farinha 
  • 600ml água morna
  • 12,5 gr fermento fresco (cada pacote tem 25gr)
  • sal a gosto (uso cerca de 1 colher sobremesa)
Preparação:

Numa tigela (atenção, não usar uma tigela muito pequena porque a massa tem de ter espaço para crescer) colocar a farinha, o sal e a água, onde se deverá ter desfeito o fermento.
Com a ajuda de uma colher envolver tudo até ficar uma massa ainda húmida e que se pega bastante. Só deverá ser necessário certificar que toda a farinha está misturada. Cobrir a tigela com película aderente e levar ao frigorífico.


Na receita é recomendado ficar de um dia para outro. Já fiz com várias horas de fermentação: 8 a 10 horas, até mesmo mais. Se repararem na massa passadas 3 ou 4 horas já notam uma grande evolução.
Sugiro fazer a mistura à noite para fazer pão quente na manhã seguinte (ideal para o fim-de-semana), ou fazer a mistura de manhã para poder ter pão quente para o jantar.

Passadas as horas de descanso a massa deverá ter crescido bastante e continuar com um aspecto bem húmido e cheia de bolhas. Antes de levar ao forno (eu uso patusca com as duas resistências ao mesmo tempo) deverá ficar fora do frio cerca de uma hora para se aproximar da temperatura ambiente.

patusca
Uma vez que a massa é muito húmida e se pega demasiado às mãos, o truque que uso para formar os pães é o seguinte: unto uma espátula com azeite para que facilmente possa retirar a massa da tigela e fique o mínimo possível desperdiçada.
Essa massa é vertida para uma tábua de cozinha com uma dose generosa de farinha. Deve polvilhar-se depois a massa novamente e com uma faca cortar porções do tamanho desejado. Colocar os pães num tabuleiro também enfarinhado generosamente e levar ao forno quente até que fiquem corados e ao bater no fundo faça um som oco.


Esta receita pode render cerca de 10/ 11 pequenos pães.
Pode também fazer-se pão maior como na foto abaixo, mas quanto mais pequenos, mais rapidamente ficam prontos e mais crocantes ficam.

O miolo é esburacado, mas fofo. Servidos com manteiga, ainda bem quentinhos, é difícil comer só um!

É um pão extremamente simples, não tem trabalho associado quase nenhum, só tem de se preparar a massa com umas horas de antecedência. E o resultado é tão compensador!



Vai uma dentada?

Versão para impressão

19 comentários:

  1. apetitoso pão. Caso eu não tenha essa patusca (aqui não temos esse equipamento), é possível fazer o pão?

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Suely!

      É possível fazer no forno, mas convém que haja calor uniforme tanto por baixo, como por cima (para que o pão cresça e fique corado). O forno tem de pré-aquecido em temperatura alta uns 15 minutos antes de colocar a massa.

      Eu tentei no meu forno, que só aquece por baixo, e não gostei do resultado. No entanto, para os outros pães que costumo fazer o meu forno dá!

      Eliminar
    2. Olá Suely Peres, esse pãp pode ser feito em um refratário tipo Pirex ou colorex ou ainda uma panela de ferro ou barro COM TAMPA , a massa dever ser coberta de farinha de trigo por todos os lados e ser a massa colocada nesse refratário ou panela que já estejam quentes do forno deixe assar com a tampa e depois de assado tire a tampa para acabar de corar por uns minutos. fiz várias vezes assim e fica muuuuito bom !

      Eliminar
  2. Que aspeto maravilhoso!! Adoro pão e tenho que experimentar esta versão.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. É desta que vou fazer pãozinho ;) Que maravilha, que bom aspecto e que simples. Já vou levar. beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Tem um aspecto maravilhoso!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Ecxelente ideia, então eu que sou bem preguiçoso! :D Adorei :)

    ResponderEliminar
  6. Há que tempos que não via uma cloche. Não sabia que também se chamava patusca!
    Tenho esta receita guardada para experimentar mas ainda não me dediquei a ela.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  7. Como sou preguiçosa para fazer pão, esta receita é mesmo a ideal para mim!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Fiz esta receita e ficou muito boa!
    Obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  9. Sendo para preguiçosos, ficou muito bem!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  10. Olá,
    A receita parece-me divinal! Tenho uma dúvida: que tipo de farinha utiliza? Farinha especial para pão? Ou da normal com fermento ou sem fermento?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu uso farinha tipo 55, sem fermento. Uso-a inclusivamente para os bolos, adicionando fermento em pó. (A minha preferida é a Castello, do Lidl)

      Eliminar
    2. Obrigado pela ajuda! Este fim de semana já vou experimentar! :)

      Eliminar
  11. Boa tarde,
    Gostei da receita, no entanto fiquei com algumas dúvidas.
    O forno a que temperatura deve estar? E qual o tempo de cozedura dos pães?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandra - o meu forno não tem termostato, mas o pão deve ser preparado sempre com forno bem quente, e pré-aquecido durante, no mínimo, 10 minutos.
      Em relação ao tempo que deve ficar varia também consoante o forno - e do tamanho dos próprios pães, pelo que o pão deve ficar dourado e ao bater no fundo do pão, deve fazer um som oco. O pão deve parecer leve para o seu tamanho.

      Espero ter ajudado!

      Eliminar
  12. Olá Catarina! Eu cá para mim já és uma cozinheira de mão cheia! Já cá tenho vindo espreitar muitas coisas sobretudo para usar a minha patusquinha :)
    Diz-me só uma coisa, pré-aqueces 10 min? e depois qto tempo é preciso para cozer os pãezinhos como os que aí mostras?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Costumo pre-aquecer durante mais ou menos 10 - 15 minutos, mas o tempo de cozedura varia consoante se quer o pão... mais ou menos cozido. O ideal é ir vigiando e pegar num pão (com cuidado, logicamente) e ver se já faz o tal som "oco". Deixando dourar mais a côdea fica mais estaladiça, mas o pão fica depois um pouco mais seco.

      Eliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...