quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Pão feito com massa lêveda (sem fermento)


Gosto muito de fazer pão, e raramente uso a batedeira para amassar, gosto de por a mão na massa e sentir a transformação dela.
Há muito tempo que queria experimentar fazer pão sem fermento (ou seja, sem fermento de fabrico industrial). Tentei por várias vezes fazer a "sourdough", mas o processo não me saiu bem e coloquei essa ideia de parte por um tempo. No entanto, as nossas avós usavam um método semelhante, usando "massa lêveda". (Difere da "sourdough" porque não é alimentada, usa-se por completo)
Na aldeia onde cresci era hábito fazer pão apenas uma ou duas vezes por semana, por vezes mais de 5kg de farinha de cada vez - assim fazia-se pão para alguns dias, guardando-se em sacas de pano, libertando o tempo de fazer mais amiúde para ir trabalhar no campo.
Como não era fácil ter acesso ao fermento de padeiro (e como saía também mais barato este processo), usava-se o método de massa lêveda.
Ou seja, reservava-se um pouco de massa de pão, guardando numa tigela, que se usava na próxima vez que se fosse amassar. A massa lêveda vai crescendo e ganhando volume - para não ganhar bolor, não existindo frigoríficos, colocava-se uma camada fina de azeite para proteger.

Sempre ouvi a minha mãe falar desse processo, no entanto as minhas memórias de infância já se prendem com ir à mercearia mais próxima comprar "25 ou 50 escudos" de fermento tanto para a minha avó como para a minha mãe.

Para quem quiser testar este tipo de massa aviso já que é necessária paciência: a massa tem um período de repouso mais longo, levando mais horas a ficar pronta. E com tempo mais frio, mais tempo leva! No entanto, como para o pão eu sou paciente, resolvi fazer o teste em casa.

O processo de obter a primeira massa lêveda é simples: fazer pão "normal", com fermento de compra. Reservar um pouco de massa (eu reservo pouca porque faço apenas 1kg ou 1,5kg de farinha de cada vez) - que caiba numa caixa com capacidade de 250ml - numa caixa com o dobro ou o triplo da capacidade, uma vez que a massa vai ganhar volume.
A massa pode ser guardada no frigorífico. No entanto, na véspera deverá ser colocada à temperatura ambiente para que seja "activada" - vai ganhar ainda mais volume. As massas que usei até agora ficam no frio 3 ou 4 dias (e sem qualquer adição de azeite).


A partir daqui é simples: a massa deverá colocar-se na tigela onde se pretende amassar, e ser diluída com água quente (150ml) (mas não em exagero, não deverá queimar as mãos) e farinha (100gr). No fim de bem diluída cobrir com o resto da farinha. (Para não me esquecer coloco logo o sal num cantinho - cerca de uma colher de sopa para 1kg de farinha).
Colocar a tigela, envolta num pano, num sítio abrigado durante hora e meia a duas horas. (Eu costumo ligar o forno um ou dois minutos, desligo, e depois coloco lá a tigela).

(A minha avó tinha sempre uma fogueira acesa e colocava o enorme alguidar junto da lareira para que levedasse mais rapidamente.)

Passado esse tempo a farinha vai apresentar uma ou mais "rachas" - quer dizer que o fermento está activo e cresceu. Está pronto para se preparar a massa.

Eu gosto de juntar azeite à massa de pão - juntei, para 1kg de farinha, 50ml de azeite.

Amassar, juntando água quente aos poucos. Esta massa, tal como era feita pela minha avó e pela minha mãe, deverá ficar bastante húmida. A massa vai ficar bastante húmida, pega-se muito às mãos, mas à medida que se amassa (já depois de juntar toda a água) vai secando um pouco e tende a formar uma bola que tende a despegar ligeiramente das bordas da tigela. Está boa quando se "puxam as abas" e a massa não quebra.

Para 1kg de farinha usei cerca de 600ml de água.

No fim da massa pronta polvilhar generosamente com farinha.

Voltar a levar a massa para um sítio abrigado (volto a repetir o processo do forno) e aguardar, desta feita algumas horas - 3 ou 4, até que a farinha se apresente novamente rachada (sinal que a massa levedou e cresceu). A massa está agora pronta para tender.
Não esquecer de reservar um pouco de massa numa caixa para a próxima vez!!

Eu gosto de fazer o pão em formas de bolo inglês, que forro com papel vegetal, pois assim fico com pão que facilmente se corta em fatias para torradas. É também um formato melhor para congelar, se assim o quiser.

O forno deverá ser pré-aquecido, bem quente, pelo menos durante 20 minutos. (O pão fica nas formas e continua a levedar). Pode golpear-se a massa para controlar onde o pão racha ao assar.

Retirar o pão quando estiver bem dourado. Para estar bom deverá fazer um som oco ao bater no fundo.

(Só pesei o pão maior: tinha quase 1300gr)

Atenção: este pão é muito diferente do que se compra em padaria - é um pão muito mais denso e pesado, que satisfaz muito mais apenas com uma fatia. A côdea é também diferente, bem como o aroma do pão.
O sabor do pão sem o fermento industrial é bastante apelativo. Acabado de fazer é absolutamente delicioso com uma côdea bem estaladiça!

O processo é demorado, mas vale bem a pena!

Vai uma fatia de pão quentinho com manteiga?

Versão para impressão

5 comentários:

  1. E o cheiro, o sabor... Para quem tiver prazer em fazer pão é de testar!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns.

    Apreciei imenso a sua receita.
    Também me lembro da minha mãe fazer o pão com o fermento da massa do pão cozido na semana anterior.

    E eu já tentei fazê-lo, mas o pão ficou demasiado pesado! Não levedou o suficiente!

    Nunca mais tentei.
    Agora com a sua receita vou tentar novamente!

    Obrigada,

    boas receitas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susete! Fico contente por gostar da receita e estar com vontade de testar!

      Tenha em atenção as dicas do forno, são bastante importantes para que a massa levede bem, principalmente em dias mais frios como agora no inverno.

      Para um processo de pão mais rápido pode consultar as minhas outras receitas de pão!!

      Eliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...