sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Pão de massa lêveda com alho e alecrim

Cá por casa continuam as experiências com a massa lêveda - a côdea do pão fica mais crocante, o sabor é divino, e nada melhor do que adicionar novos aromas ao que já por si só é tão bom.
Tendo um alecrim no quintal não hesitei em juntá-lo ao pão; com um pouco de alho em pó e o nosso precioso azeite não há como não ter um resultado espectacular.
Pão de massa lêveda com alho e alecrim

Ingredientes:
  • massa lêveda à temperatura ambiente*
  • 1kg farinha
  • sal q.b.
  • 600 a 700ml água quente
  • alecrim fresco picado, alho em pó e azeite q.b.
  • pimenta cayenne a gosto para a "focaccia"
*(para uma explicação mais detalhada acerca do pão com massa lêveda, ver aqui; a massa lêveda pode ser subsituída por 12gr de fermento fresco)

Preparação:

Dissolver a massa lêveda com um pouco de água e farinha. Colocar a restante farinha por cima e reservar em local abrigado.
Passado algum tempo (no inverno o processo é mais demorado) verificar se a farinha apresenta rachas à superfície, é sinal que a massa lêveda já está activa e iniciou o processo de fermentação.
Pode agora começar a amassar, juntando água aos poucos até que toda a farinha seja absorvida e a massa fique um pouco húmida. (A quantidade de água na receita é meramente indicativa, depende sempre da capacidade de absorção da farinha.) Continuar a amassar, sem adicionar mais água, até que a massa comece a ligar e a despegar ligeiramente das bordas.
Polvilhar abundantemente com farinha e deixar levedar em sítio abrigado.
Assim que a farinha à superfície apresentar rachas, sinal que a massa já ganhou volume, está pronta para tender. A massa apresenta-se bastante elástica, mas relativamente fácil de manusear.
Não esquecer de guardar um pouco de massa para a próxima fornada!
Optei por fazer pão de forma e com a massa restante uma espécie de focaccia.

No fim de colocar a massa dentro da forma coloquei alho em pó e alecrim fresco picado e com os dedos pressionei para dentro da massa, regando de seguida com azeite, e voltei a incorporar ligeiramente na massa.
Na focaccia espalhei alho em pó, um pouco de pimenta cayenne, alecrim fresco picado e reguei com um fio de azeite. Pode também salpicar-se com sal grosso. Caso se prefira, pode também pincelar com azeite a focaccia depois de sair do forno.

Levar a forno pré-aquecido, bem quente, até ficar dourado.

Vai uma fatia?

Versão para impressão


3 comentários:

  1. Deve ficar bem gostoso!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/12/strudle-de-bacalhau-e-couve-com-chourico.html

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...