Cá por casa há tomate chucha em abundância - a colheita da quintinha dos meus pais foi, como sempre, generosa.
Com tanto tomate maduro, e sem apetecer fazer o tradicional doce de tomate, transformei a última receita que publiquei (a
bruschetta) numa deliciosa pizza. É praticamente uma ode ao tomate, já que leva o molho de tomate e generosas fatias de tomate fresco como cobertura. E claro que o manjericão também participou na festa!
Ainda não sou uma excelente fotógrafa de comida, mas acho que estas fotos mostram a cor rica do tomate e do queijo e a delícia desta pizza tão simples.
Pizza de Tomate
Ingredientes:
Para a massa:
- 600gr farinha de trigo
- 1 ovo
- pitada de sal
- fio de azeite
- 250 a 300ml leite (depende da absorção da farinha)
- 1 colher de sobremesa de fermento químico (opcional)
Para o molho de tomate:
- 1/2 cebola
- 2 dentes de alho
- fio de azeite
- 1 folha de louro
- 3 a 4 colheres de sopa de vinho branco
- 5 tomates chucha picados (sem pele)
- sal, pimenta, noz moscada e pimenta caiena a gosto
- pitada de açúcar (opcional, para reduzir a acidez do tomate)
Para a cobertura:
- 6 a 8 tomates chucha em rodelas (não muito finas)
- 150gr queijo da ilha ralado (ralado na altura é preferível)
- cerca de 20 folhas de manjericão picado
Preparação:
Começar por preparar a massa, para que tenha tempo de descansar um pouco.
Colocar a farinha numa tigela e abrir um buraco no meio, onde se colocam os restantes ingredientes (mas não coloquem todo o leite de uma vez). Mexer bem a massa (com uma colher de pau) até ficarem todos envolvidos e a massa se formar. Terminar de amassar à mão até se despegar (pode ser necessário adicionar mais farinha, ou leite, consoante a consistência da massa). Quando formar uma bola que não se pega às mãos polvilhem com farinha, tapem com um pouco de película transparente e reservem.
Para o molho de tomate deve picar-se muito bem a cebola, que vai refogar num fio de azeite junto com o louro. Quando ficar transparente juntar o alho bem picado, e logo de seguida os tomates, sem pele, muito bem picados. Deixar cozinhar alguns minutos e refrescar com vinho branco. Temperar com sal, pimenta, pimenta caiena e noz moscada. Se pretenderem, adicionem um pouco de açúcar para cortar a acidez natural do tomate. Deixem cozinhar e reduzir um pouco. Reservem. (Se preferirem podem triturar o molho, desta vez não o fiz.)
Está na hora de preparar a cobertura: lavar os tomates e cortar em rodelas (usei com a pele) não muito finas. Picar bem o manjericão.
 |
Pode ver-se aqui a espessura final da massa e a cor dourada do fundo |
Pode agora estender-se a massa. (colocar o forno a aquecer, temperatura máxima. Eu coloco uma pedra no forno, onde coloco a pizza, para criar um pouco de crosta).
Corto um pouco de papel vegetal e estendo por cima, polvilhado com farinha.
Esta massa rendeu-me duas pizzas de aproximadamente 20x30cm.
No fim da massa estendida (a espessura fica ao vosso critério - eu gosto relativamente fina, mas não estendi tipo "folha de papel"), picar com um garfo para que não cresça em demasia. Espalhar a polpa de tomate, e depois as rodelas, bem juntas. Polvilhar com o manjericão picado e por fim o queijo ralado. Levar ao forno até a massa ficar dourada.
Vai uma fatia?
Versão para impressão