sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Crumble e gelado de pêssego com caramelo

Com os pêssegos que trazemos da quintinha dos meus pais há que ser criativa para os aproveitar da melhor forma possível. Sim, são excelentes ao natural, mas quando começam a amadurecer  há que lhes dar uso rapidamente.
Assim resolvi recriar um crumble que já cá tinha publicado e acompanhá-lo com um gelado com o mesmo aroma principal.
Para tornar a sobremesa ainda mais gulosa experimentei fazer, pela primeira vez, um topping de caramelo. Ficou delicioso!


Crumble e gelado de pêssego com caramelo

Ingredientes:

Para o gelado:
  • 200 ml natas
  • 250 ml leite gordo
  • 3 gemas
  • 100gr açúcar
  • polpa triturada de 3 pêssegos (grandinhos)
Para o caramelo (salgado):
  • 3/4 chávena açúcar
  • 3/4 chávena natas 
  • 1 pitada de sal (a gosto, ou podem omitir)
Para o crumble de pêssego:
  • 5 pêssegos (médios / grandes)
  • sumo de 1/2 limão
  • 2 colheres (sopa) açúcar amarelo
  • 1 chávena farinha
  • +/- 40gr manteiga em cubinhos
  • 2 colheres (sopa) açúcar amarelo
  • canela e noz moscada q.b.
  • 3 colheres de sopa de amêndoa granulada
Preparação:

Gelado:
Eu gosto de preparar o gelado de véspera. Coloco o recipiente da máquina de gelados no congelador, e preparo o creme.
É bastante simples: junta-se o leite e as natas e deixa-se levantar fervura.
Adiciona-se então a polpa de pêssego e as gemas bem batidas com o açúcar. Levar novamente ao fogão e cozinhar, mexendo sempre, durante cerca de 10 minutos. O creme vai engrossar ligeiramente.

Retirar e reservar, colocando num recipiente refractário ou de vidro e colocar no frigorífico. (Eu usei um jarro de vidro, que facilita o processo de colocar na máquina). (Quem não tiver máquina de gelados, colocar o creme num recipiente e levar ao congelador, retirando passado meia hora e batendo bem para que não ganhe cristais de gelo. Repetir mais duas ou três vezes, sempre com intervalo de meia hora.)

No dia seguinte colocar a mistura na máquina de gelados. (bastaram menos de 20 minutos para chegar a uma consistência cremosa). Quem quiser fazer bolas de gelado deverá levar o creme ao congelador, para que fique mais firme.

Caramelo:
Esta dose de caramelo é generosa, pelo que podem reduzir a quantidade, ou guardar o restante para outras sobremesas. Optei pela versão salgada, que acho divina. Se não gostarem, omitam o sal.
Numa frigideira anti-aderente colocar o açúcar, espalhado numa camada uniforme. Em lume médio deixar o açúcar derreter, agitando a frigideira de vez em quando, até atingir a cor pretendida.
Assim que chegar a este ponto retirar do calor e juntar as natas e a pitada de sal. Mexer constantemente com uma colher de pau (ou outro que não risque) até que fique uma creme uniforme e espesso.
Se o açúcar ficar muito duro, colocar em lume muito brando e mexer, retirando sempre que começar a aquecer demais. (este passo normalmente não é necessário, serve para "salvar" o caramelo se passar do ponto).
Reservar (usar só quando frio, pode também fazer-se de véspera).


Crumble:
Idealmente, o crumble deve fazer-se um pouco antes da refeição, para que se possa saborear morno. Temos assim o melhor contraste entre o quente do crumble e o frio do gelado.
Prepara-se muito rapidamente, bastando cortar os pêssegos (descascados) em cubinhos e dispor num tabuleiro de ir ao forno. Regar com sumo de 1/2 limão e polvilhar com duas colheres de açúcar amarelo (podem omitir o açúcar, se preferirem).
Preparar a mistura da farinha, juntando-lhe o açúcar, a amêndoa e as especiarias, envolvendo bem,e por fim a manteiga. Misturar tudo até formar uma espécie de areia.
Colocar a mistura por cima dos pêssegos e levar ao forno. Quando os sucos do pêssego começarem a borbulhar e a farinha ficar ligeiramente dourada está pronto a servir.


Para servir, colocar um pouco do crumble ainda morno, juntar duas bolinhas de gelado e decorar com o topping de caramelo.
Uma verdadeira delícia!


Vai uma colherada?

Versão para impressão



7 comentários:

  1. Boa noite.
    Tambem tenho tido muito pessegos por cá e o crumble (uma das minhas sobremesas favoritas) foi a sobremesa escolhida para o fim de semana. Ficou maravilhoso o teu. Bjs

    ResponderEliminar
  2. pessegos frescos nesta crumble divina!!! que sobremesa maravilhosa! amei!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Estes pêssegos foram muito bem aproveitados e as fotos até me fazem crescer água na boca!
    Bjs

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...