segunda-feira, 2 de julho de 2012

Ravioli com gema de ovo e molho de manteiga

Um dos meus programas preferidos é o Masterchef Australia - e os episódios de "Masterclass" dão sempre dicas excelentes e ensinam imensas técnicas diferentes. Algumas "out of my league", mas outras consigo fazer uma tentativa aproximada, como foi o caso dos ravioli que vos apresento - são gigantescos, e com surpresa no meio...


Ravioli com Gema de Ovo e Molho de Manteiga

Ingredientes:

Para a massa:
  • 200gr farinha
  • 2 ovos
Para o recheio:
  • 3 colheres de sopa de queijo creme
  • 3 colheres de sopa de mozzarela ralado
  • 2 fatias finas de presunto, picadas
  • 1 colher de sopa de coentros picados
  • 2 gemas de ovo
Para o molho de manteiga:
  • aprox 50 gr manteiga
  • nozes a gosto
  • sumo de limão para regar (a gosto)
  • rebentinhos / flores de coentros para decorar 

Preparação:

A preparação deve começar, obviamente, pela massa fresca - a proporção de 100 gr por ovo, amassar muito bem (juntar água ou farinha, dependendo da necessidade, pois cada farinha tem uma absorção diferente). Quando estiver bem ligada e elástica envolver em película aderente e deixar descansar (30 minutos, por exemplo).

Pode-se entretanto preparar o recheio - tinha uma despensa relativamente pobre no dia em que resolvi experimentar a receita, acho que queijos diferentes dariam ainda melhor resultado.
Desta vez usei queijo creme e mozzarela ralado. Juntei um pouco de coentros picados e presunto em pedacinhos pequeninos.

Depois da massa ter repousado estendê-la (usei a máquina, mas pode fazer-se à mão, embora seja bem mais trabalhoso) em placas e recortar círculos (usei um pires, pois não tenho um cortador tão grande). Cortar o dobro dos círculos para os ravioli desejados, obviamente.
Só dois ravioli tiveram "surpresa": na montagem, colocar no centro de um círculo uma colher de recheio e fazer um buraco no meio, onde cuidadosamente se coloca uma gema. Pincelar com os dedos molhados as bordas e colocar, também com muito cuidado, sem apertar em demasia para não rebentar, o círculo a cobrir. Selar com a ajuda de um garfo, pressionando as bordas.
Repetir a tarefa até terminar os círculos e/ ou o recheio.

Surpresa!!!

Num tacho com água temperada de sal e a ferver cozer os ravioli, mas cuidado para não cozer em demasia, para a gema não solidificar. (para isso o ideal é a massa fresca estar bem fininha).

Entretanto preparar o molho: começar por tostar as nozes. Retirar e reservar, e levar a manteiga a derreter. Temperar apenas com pimenta (se a manteiga já tiver sal, como foi o caso). Quando estiver a ficar ligeiramente dourada colocar as nozes, envolver, e retirar. Juntar sumo de limão a gosto.
Colocar sobre a massa e apreciar.

Uma delícia bem gulosa - a repetir com muitos outros recheios.


Vai uma garfada?

Versão para impressão

4 comentários:

  1. Eu também adoro esse programa :) E essas aulas são muito boas, aprende-se sempre alguma coisa :)

    Achei o teu ravioli delicioso!! Apetece mesmo abrir e molhar o pãozinho no molho ;) Não é nada fácil de fazer! Parabéns por mais uma delicia! :)

    ResponderEliminar
  2. esse programa é realmente uma delicia... e estes teus raviolis... bombásticos!! adorei :) um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Adoro essa comidinha, a sua deve ter ficado deliciosa, pelo aspecto logo se vê.

    Tenha um excelente fim de semana, bjs

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...