domingo, 29 de março de 2015

Donuts

Há muito que queria testar fazer donuts em casa - pesquisei algumas receitas e encontrei a da Joana Roque - sempre uma excelente fonte.
Fiz muito pequenas alterações e os donuts ficaram deliciosos!
Resolvi testar de duas formas - a tradicional (fritos) e no forno. Escusado será dizer que a versão frita é muito mais apetitosa, mas os de forno também são bons.
O que é pena é não passarem o teste do tempo. No dia seguinte perdem muitas das qualidades, ficando duros. O ideal será reduzir a receita e atacar sem dó nem piedade :)

São bastante fáceis de fazer e o resultado final é tão, mas tão bom...


Donuts

Ingredientes:

Para a massa:
  • 12.5gr fermento fresco (usei Levital)
  • 125ml de leite morno
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 350gr farinha sem fermento (acho que cheguei aos 400)
  • 50gr manteiga derretida
  • 2 ovos
Para a calda:
  • 150gr açúcar
  • 50ml água
  • 1 pau de canela
  • 1 tira de casca de limão
 Óleo q.b. para fritar



Preparação:





Para começar a massa juntar o fermento, desfeito, ao leite e cerca de 150gr de farinha. Mexer bem e deixar repousar cerca de 20 minutos, formando-se algumas bolhas.
Juntar então a manteiga, os ovos, açúcar e a restante farinha. Amassar muito bem (amassei à mão) até ficar macio e a despegar das mãos - se necessário juntar mais um pouco de farinha (eu necessitei de o fazer, mas depende sempre do tamanho dos ovos e da absorção da farinha utilizada).

Formar uma bola com a massa e deixar repousar em local abrigado até dobrar de volume. 
Amassar novamente e estender a massa com o rolo.
Usar um copo, ou um cortador de biscoitos, para formar os donuts. (Usei um copo para os donuts e um descaroçador de maçã para fazer os buracos).

Colocar a massa num tabuleiro forrado com papel e deixar levedar mais 30 minutos.
 Findo esse tempo aquecer o óleo e fritar. Deixar escorrer em papel absorvente.

Como a receita ainda rende bastante (mais de uma dúzia de donuts e respectivos buracos) decidi fazer uma parte no forno, já que seriam mais saudáveis...

No fim de prontos (tanto os de forno como os fritos) preparei a calda levando todos os ingredientes ao lume num pequeno tacho (açúcar, água, limão e canela). Deixei ferver, já depois do açúcar dissolvido, cerca de dois minutos (a calda engrossa ligeiramente).
Passar os donuts por esta calda e colocar a secar em cima de uma rede. Ficam bem brilhantes, principalmente os fritos. Tive a ideia de deixar os buraquinhos para umas dentadas mais pequeninas - mas o donut em si é bem melhor!

No fim de secos é só servir e tentar não comer muitos de seguida!


Vai uma dentada?



2 comentários:

Se quiserem partilhar uma fatia...