terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Filhoses "alentejanas"

Estas não são as que cresci a comer - na minha zona não se fazem assim. Conheci-as através da minha sogra, que é alentejana. Este ano fui eu que as fiz pela primeira vez. E pode dizer-se que ter alguma experiência na cozinha me ajudou, porque eu só tinha uma lista de ingredientes, onde só uma parte é que tinha quantidades...
Eu fiz tudo a "olhómetro", mas acho que me saí muito bem!
Sei mais ou menos o que usei, por isso aqui já coloco quantidades.


Filhoses "alentejanas"

Ingredientes:
  • 1 ovo
  • sumo de duas laranjas médias
  • 4 a 6 colheres de azeite
  • aprox 50 gr de margarina (em vez de banha)
  • 1/2 cálice de aguardente
  • aprox 500gr de farinha (pode variar)
  • 0,75l de óleo para fritar
  • açúcar e canela misturados q.b. para polvilhar

Preparação:

Como disse, fiz " a olho", e reproduzi aqui quantidades aproximadas. Na tigela da batedeira fixa coloquei o ovo, o sumo de laranja, o azeite, a margarina e a aguardente. Bati bem. Comecei então, aos poucos, a juntar a farinha (atenção, usar a vara das massas). Assim que a massa formar uma bola ligada, que despega facilmente da tigela, deixar de adicionar farinha. Podem deixar amassar mais uns minutos na máquina, ou então amassar numa superfície lisa, onde vão estender a massa.
Não é necessária farinha na superfície de trabalho. Se a massa estiver em boas condições, bem ligada e amassada, não vai pegar.

Estender pedaços de massa bem fininhos e cortar (não precisam de ser perfeitos) rectângulos que depois são golpeados novamente por dentro, duas vezes (percebem melhor ao ver a foto).

Levar a fritar em óleo bem quente, e deixar dourar de ambos os lados. Como a massa é muito fina a fritura é bastante rápida. Retirar para um prato com papel absorvente para retirar o excesso de óleo e depois polvilhar com açúcar e canela.


Vai uma dentada?

Versão para impressão

6 comentários:

  1. Como alenteja que sou, vim cuscar as tuas filhoses e só posso dizer que levam nota 10, parabéns amiga estão lindas, beijinhos e continuação de boas festas!

    ResponderEliminar
  2. Estão com um aspecto delicioso... Fazem-me lembras as que a minha avo fazia quando criança.
    Pelo que vejo da ultima foto, a textura esta perfeita. A continuação de Boas Festas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Bem apetitosas que ficaram, a nossa cozinha tradicional tem receitas deliciosas, bjs.

    ResponderEliminar
  4. FICARAM LINDAS, ADORO FOI DAS POUCAS COISAS QUE COMI ESTE NATAL.
    BJS

    ResponderEliminar
  5. Estas fotos deixaram-me tentada... já comia uma

    ResponderEliminar
  6. Que giros, parecem coscorões!
    Bem apetiotosos.
    Beijinhos e Bom Ano!

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...