Mostrar mensagens com a etiqueta sobremesa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta sobremesa. Mostrar todas as mensagens

domingo, 15 de abril de 2012

Barritas de Limão

Hoje voltei à cozinha em busca de novas "fatias" e correu muito bem! Fui folhear "O Grande Livro de Pastelaria" e encontrei lá uma receita de barritas de limão - são muito simples de fazer, um simples bolo de tabuleiro que é ensopado em calda de limão. Uma delícia, bem húmido e com o sabor cítrico do limão, que adoro.
A repetir, e a fazer a experiência com laranja, que também deve ficar divino.

Vamos então à receita, que vale bem a pena.


Barritas de Limão


Ingredientes:
  • 2 ovos
  • 150gr açúcar
  • 150gr margarina amolecida
  • raspa de 1 limão (grande)
  • 175gr farinha
  • 125ml de leite
  • açúcar em pó q.b. para polvilhar
Para o xarope de limão:
  • 140gr açúcar
  • aprox 50ml sumo de limão (1 limão grande)

 Preparação:

Começar por bater os ovos com açúcar. Juntar depois a margarina amolecida e bater muito bem até ficar uma massa cremosa. Adicionar a raspa do limão e a farinha, aos poucos. Acrescentar finalmente o leite e bater bem até ficar uma massa homogénea.
Levar ao forno em tabuleiro forrado com papel vegetal. (Usei um tabuleiro pequeno e baixinho,cerca de 20*24cm - o bolo não rende muito.) Retirar quando passar do teste do palito e estiver bem douradinho.
Entretanto pode fazer-se a calda para depois ensopar o bolo: levar o açúcar e o sumo de limão até que o açúcar se dissolva completamente.
Depois de retirar o bolo do forno esperar alguns minutos e furar com um palito (não se deve retirar do tabuleiro). Ensopar com a calda de açúcar e limão, o mais uniformemente possível. Deixar arrefecer completamente dentro do tabuleiro.
Antes de servir polvilhar com açúcar em pó e depois cortar aos quadrados.

É um bolo pequeno, baixinho, mas cada fatia é uma explosão de limão, húmido e saboroso. A repetir, sem dúvida. Experimentem, não se vão arrepender!


Vai uma fatia?

Versão para impressão


segunda-feira, 9 de abril de 2012

Folar 2012 - 2ª rodada!

E como fiquei tão satisfeita com os sabores da primeira receita, e como a massa é tão boa de trabalhar que apetece continuar a experimentar, decidi-me a fazer mais uma dose e dar-lhe aromas diferentes - a também tradicional erva doce e canela, e um toque de baunilha só porque sim, que sou gulosa!
O rapaz cá de casa queixou-se que o primeiro folar tinha pouco doce... Por isso desta vez dobrei a quantidade de açúcar e aí sim, ele já aprovou a 100%! (somos incorrigíveis, pelos vistos...)

O que não correu bem desta vez foi a "moldagem" dos ditos... Decididamente não me posso aventurar em cake design - uma tentativa de trança e de um pseudo-coelho deste calibre faz as aspirações artísticas caírem por terra - mas consola-me o facto de serem mesmo muito saborosos. Afinal é o sabor que conta - e serem toscos só prova que foram feitos em casa, com amor e carinho e (alguma) falta de jeito.

Vamos ver então as alterações que fiz à receita que publiquei anteriormente...


Folares de Páscoa 2012 

Ingredientes:
  • 25 gr fermento de padeiro
  • 1,5dl leite morno + 2.5dl
  • 900gr farinha
  • 200gr açúcar
  • 100gr manteiga
  • 1 ovo batido para pincelar
Para o folar com erva doce e canela:
  • 1 colher (chá) de erva doce em pó
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • açúcar amarelo e canela q.b. para polvilhar
Para o folar com baunilha:
  • 1 colher de sobremesa de extracto de baunilha

Preparação:

Comecei por amornar 1,5dl de leite onde dissolvi o fermento. Coloquei numa tigela onde juntei 250gr da farinha, envolvi bem, e deixei a levedar até triplicar o volume. (Normalmente cubro a tigela com um pano e coloco dentro do forno - para acelerar o processo podem ligar o forno (antes de por a tigela) dois ou três minutos e depois desligar. Faz maravilhas pela massa)
Quando a massa estava já cheia de bolhas e volumosa dividi a massa em duas porções. Fazendo as respectivas divisões, juntei metade do açúcar, da manteiga derretida,  da restante farinha e  dos 2,5dl de leite morno em cada tigela. Uma das massas foi aromatizada com erva doce e canela, a outra com baunilha.
Amassei até que a massa se despegasse facilmente das mãos e das tigelas. Voltei a cobrir com um pano e deixei repousar até dobrar o volume.
Passada mais esta fase voltei a amassar muito bem e moldei os folares.
O de erva doce e canela fiz num formato tradicional.
O de baunilha (tentei) fazer em trança e um (pseudo)coelho (tentativa frustrada de copiar estes).
Deixei a massa repousar mais um pouco e antes de levar ao forno pincelei com ovo. Ao folar de erva doce e canela ainda polvilhei com açúcar amarelo e canela (pouco), só para dar uma capinha mais crocante.

(coitadito, nem se consegue parecer com nenhum animal, muito menos um coelhito)

(e esta trança parece que foi atropelada por um camião antes de ir ao forno, lol)

Mas lá está, o que conta é o sabor, certo?


(está mais que visto que no que toca a folares tenho de me ficar pela abordagem mais tradicional, pelo menos no aspecto!)

Vai uma fatia?

Versão para impressão

sábado, 7 de abril de 2012

Folar 2012

E este ano resolvi voltar a fazer folar! Não ficaram tão bonitos como eu esperava (os dois primeiros, pelo menos), mas com o terceiro já acertei! (E era o tradicional, sem invenções).
Tentei alterar algumas coisas, e já sei o que correu mal, por isso para a próxima já posso ter resultados ainda melhores. Mas o que não gostei foi só mesmo no aspecto visual, porque já comemos um inteirinho que nos soube às mil maravilhas!
A massa é divina, muito boa de trabalhar, e apetece repetir a receita mais vezes.
As alterações desta vez foram acrescentar um pouco de cacau às tiras de massa e umas pepitas de chocolate (ideia completamente vencedora, digo-vos já!)

Em relação à receita base do ano passado decidi usar apenas leite, não usei água.

Vamos lá ver como fiz os folares:


Folar de Páscoa 2012 


Ingredientes:
  • 25gr fermento de padeiro (uma embalagem de Levital)
  • 1,5dl leite morno
  • 900gr farinha
  • 100gr açúcar
  • 100gr manteiga derretida
  • 1 colher (café) rasa de açafrão das índias
  • 2,5dl de leite morno
  • 2 ovos cozidos (com casca de cebola para ficarem mais escuros)
  • 50gr pepitas de chocolate
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 1 ovo batido para pincelar
Preparação:

Optei pelo método tradicional para fazer os folares e não me arrependi, sabe bem por a mão na massa de vez em quando! Comecei por amornar 1,5dl de leite onde dissolvi o fermento. Coloquei numa tigela onde juntei 250gr da farinha, envolvi bem, e deixei a levedar até triplicar o volume. (Normalmente cubro a tigela com um pano e coloco dentro do forno - para acelerar o processo podem ligar o forno (antes de por a tigela) dois ou três minutos e depois desligar. Faz maravilhas pela massa)
Quando a massa estava já cheia de bolhas e volumosa juntei o açúcar, a manteiga derretida, o açafrão e a restante farinha. Juntei também os 2,5dl de leite morno e envolvi tudo muito bem. Amassei até que a massa se despegasse facilmente das mãos e da tigela. Voltei a cobrir com um pano e deixei repousar até dobrar o volume.
Passada mais esta fase voltei a amassar muito bem e dividi a massa em três pedaços iguais. A cada um desses três pedaços retirei mais um pouco para fazer as tiras decorativas.
O folar tradicional foi moldado em bola, coloquei o ovo, e depois as tiras a decorar.
Deve deixar-se repousar novamente a massa, que ainda vai crescer bastante. Imediatamente antes de ir ao forno pincelar com o ovo batido.
Um dos folares teve direito a tiras com cacau (mas a melhor forma de dar o sabor do cacau é envolver na mesma altura da farinha, não foi uma experiência de sucesso).

O terceiro folar teve direito a pepitas de chocolate na massa - ficou divino, desapareceu num instante!


Levei ao forno os folares "diferentes" em primeiro lugar e acho que os retirei um pouco cedo, não ficaram coradinhos. Mas o terceiro que fiz, o "tradicional", ficou lindo - bem dourado e leve.
A massa é bastante fofinha e mesmo com alguns dias é bastante boa, não endurece em demasia.Vamos ver que mais experiências irei fazer com esta "base"...


Uma excelente Páscoa para todos!

Vai uma fatia?

Versão para impressão

domingo, 11 de março de 2012

Tarte Tatin

Mais uma vez recorri ao Grande Livro de Pastelaria para me inspirar para mais um bolo cá para casa. Com maçãs disponíveis resolvi experimentar a muito conhecida Tarte Tatin. O rapaz cá de casa não é grande fã, prefere a maçã menos cozinhada, mas eu adorei a maçã com o caramelo!

A receita, com muito pequenos ajustes em relação ao livro, é esta:

Tarte Tatin


Ingredientes:

Para a massa:
  • 175gr farinha trigo
  • 100gr manteiga em cubinhos
  • 3 colheres (sopa) açúcar
  • 2 gemas de ovo
  • 2 - 3 colheres (sopa) açúcar
Para o recheio:
  • 85gr manteiga
  • 140gr açúcar
  • 1 colher (sopa) água
  • 5 maçãs (médias) fatiadas fininhas
  • sumo de 1/2 limão

Preparação:

Começar por preparar a massa, misturando a farinha com a manteiga, com a ponta dos dedos, até ficar uma massa areada. Juntar o açúcar e envolver. Juntar agora as gemas e envolver até formar uma bola. Se necessário juntar a água para que a massa ligue. Envolver em película aderente e deixar repousar, no frio, pelo menos 15 minutos.

Descascar e fatiar as maçãs e regar com o sumo de limão, mexendo, para não escurecerem.

Num tachinho levar a manteiga, o açúcar e a água a ferver até caramelizar. Assim que estiver pronto passar para uma forma (atenção, não pode ter fundo amovível ou pode entornar enquanto está no forno) e dispor as fatias de maçã.
De seguida estender a massa até ficar com o diâmetro da forma e colocar por cima das maçãs, colocando as bordas para dentro (para o lado do recheio das maçãs)


Levar ao forno até a massa ficar douradinha. Retirar do forno, aguardar alguns minutos, e desenformar com cuidado para um prato de servir.
A maçã cozinha no caramelo e fica uma autêntica delícia!!


Vai uma fatia?

Versão para impressão

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Bolo de Maçã com Cobertura Streusel

Esta é mais uma das receitas do livro "O Grande Livro da Pastelaria" (pag. 58), que comprei alguns dias atrás. Nada melhor para um lanche e um óptimo aproveitamento para umas maçãs que estavam a ficar velhas.
Acompanhado com um chá ou um belo copo de leite é uma delícia. Além disso a combinação de maçã com canela é divina, sabe sempre bem - e o aroma espalhado pela casa reconforta e aquece a alma nestes dias de frio.
Fiz ligeiras alterações, a receita que aqui publico é tal como fiz o bolo.


Bolo de Maçã com Cobertura Streusel

Ingredientes:

Para a massa:
  • 4 maçãs descascadas cortadas em pequenos cubos (ca de 600gr)
  • sumo de 1 limão
  • 125gr de manteiga
  • 125gr de açúcar
  • 2 ovos grandes
  • 225gr de farinha
  • 2 colheres (de chá) de fermento
  • 1 colher (sobremesa) de canela em pó
  • 1 colher (chá) de noz moscada em pó
  • 3 colheres de sopa de leite
Cobertura streusel:
  • 40gr de amêndoas picadas
  • 40gr de farinha
  • 25gr de açúcar mascavado
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 25gr manteiga, derretida

Preparação:

Aquecer o forno a temperatura média.
No fim de descascadas e cortadas as maçãs mistura-las cuidadosamente com o sumo de limão para que não oxidem (não ficam escuras).
Bater muito bem o açúcar com a manteiga amolecida. Quando ficar um creme esbranquiçado juntar então os ovos um a um, batendo entre cada adição. Juntar de seguida a farinha, a canela, a noz moscada e o fermento depois de peneirados. De seguida juntar o leite e mexer muito bem. O passo final é adicionar as maçãs envolvendo-as bem na massa.
Numa forma forrada com papel vegetal, untada e enfarinhada (eu usei das de mola, de 23cm) verter a massa e alisar bem.
Preparar então a cobertura streusel, juntando todos os ingredientes secos e por fim incorporar a manteiga derretida mexendo até ficar com um aspecto esfarelado. Colocar esta mistura a cobrir a massa e levar finalmente ao forno até estar bem douradinho e passar no teste do palito.


Vai uma fatia?

Versão para impressão

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Bolo de Limão

Este foi o bolo escolhido para comemorar o meu aniversário (mais um anito, já vou nos 32!). No entanto não correu da melhor forma - não gostei do resultado da cobertura, e enganei-me a seguir a receita do recheio (distraída! deve ser da idade, lol). Descrevo aqui a forma como eu fiz, já que alterei pequenas coisinhas também na massa.
O bolo é muito bom, mesmo guloso. Mas não é para abusar, que apesar de ser de limão é bem doce.
A receita original está n'O Grande Livro de Pastelaria, página 68 (é verdade, este não tem nada a ver com o da foto)


Bolo de Limão

Ingredientes:

Para a massa:
  • 250gr de manteiga amolecida
  • 250gr de açúcar amarelo
  • 4 ovos (batidos)
  • 250gr de farinha de trigo com fermento
  • raspa de um limão
  • 2 colheres (de sopa) de sumo de limão
  • 3 colheres (de sopa) de leite

 Para o recheio e cobertura:
  • 140gr de manteiga
  • 200gr de açúcar em pó *
  • 3 colheres (de sopa) de sumo de limão
  • 4 colheres (de sopa) de curd de limão
* (acho que foi esta quantidade de açúcar que tornou a cobertura muito dura e difícil de trabalhar. Para a próxima usarei menos açúcar, ou acrescento mais sumo e manteiga)

Preparação:

Bater muito bem a manteiga com o açúcar. Juntar os ovos batidos e continuar a bater até ficar cremoso.
Juntar a farinha de trigo, peneirada, e a raspa de limão. Acrescentei um pouco de sumo para o sabor ficar mais intenso. No final bati muito bem a massa com as colheres de leite.
Levei a forno médio numa forma untada e polvilhada. (Usei o teste do palito para verificar a cozedura).

Quando o bolo estava já desenformado e cortado a meio comecei a tratar do recheio e cobertura.
Bati muito bem a manteiga com o açúcar em pó e adicionei o sumo de limão.


Para a montagem do bolo fiz assim: com a ajuda de uma seringa de pasteleiro coloquei um fio de creme em toda a volta. Por dentro espalhei o curd de limão. ( A forma correcta seria misturar o curd com o creme, mas não li com atenção...)
Montei o bolo e por cima espalhei o restante creme. Como era duro nem uns efeitos consegui fazer... Decorei com casca de limão cortada muito fininha.

Apesar de tosco estava muito bom!


Vai uma fatia?

Versão para impressão

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Bolo de Iogurte e Choco-Cappuccino

Quando comecei a fazer este bolo estava a correr tão mal que parecia ser um desastre culinário... Troquei a ordem de como queria juntar os ingredientes, entornei coisas na bancada... Enfim, parecia que o bolo não queria ser feito... Devia estar com a cabeça noutro lado, mas acabou em bem.
 O objectivo era um bolo fofo e alto, mas ficou um bolo baixinho, húmido, mas surpreendentemente delicioso, dados os contratempos.
Explico a forma exacta como fiz, não estranhem a ordem pouco ortodoxa de juntar as coisas - mas se acabou por sair bem  pode muito bem ser repetido.

A receita do choco-cappuccino podem encontrar aqui - é delicioso como bebida e pelos vistos uma excelente adição para bolos.




Bolo de Iogurte e Choco-Cappuccino


Ingredientes:
  • 4 ovos (separados)
  • 100gr de manteiga amolecida
  • 1 iogurte natural (usei tipo grego)
  • 2 medidas (do copo de iogurte) de açúcar
  • 2 medidas de farinha
  • 2 colheres de sopa de choco-cappuccino
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó
Para a cobertura:
  • 40gr de amêndoa picada
  • 40gr de manteiga
  • 40gr de açúcar
  • 2 ou 3 gotas de aroma de baunilha

Preparação:

Bati as claras com metade do açúcar até ficar um creme branco e brilhante. Reservei.
De seguida bati as gemas, a manteiga e o açúcar (tudo junto) e juntei de seguida o choco-cappuccino. Juntei nesta fase o iogurte e mexi bem. Envolvi a farinha e o fermento e no final a mistura das claras com o açúcar.
Levei a cozer numa forma redonda forrada com papel vegetal - não acertei as bordas, ficaram enrugadas para dar um efeito ao bolo. Quando passou no teste do palito retirei do forno. Desenformei ainda morno.

No fim do bolo sair do forno preparei uma cobertura levando ao fogão as amêndoas, o açúcar, a manteiga e a baunilha. Assim que o açúcar e a manteiga derreteram completamente verti a mistura por cima do bolo, espalhando bem para formar uma crosta fina.

E o que parecia um rol de incidentes sem fim (esquecer de bater as claras a "meio castelo" antes de juntar o açúcar, esquecer de bater primeiro a manteiga com o açúcar e depois as gemas, quase trocar um copo de farinha por um de açúcar, entornar coisas na bancada...) deu este bolo apetitoso. Acabei com um sorriso, foi bastante positivo! A parte da limpeza da confusão, enfim... compensou-se com uma bela fatia de bolo com uma cobertura crocante, ehehe


Vai uma fatia?


Versão para impressão

sábado, 3 de dezembro de 2011

Pudim de Leite Condensado

Como já disse anteriormente ainda não domino a técnica de caramelizar açúcar... Por isso, sempre que a minha mãe tem um frasquinho de açúcar caramelizado em casa (feito por ela, que é dos melhores que já provei) aproveito e trago. Este já estava por cá há imenso tempo e ainda não lhe tinha dado uso. Ora ontem decidi comprar finalmente a forma de pudim com tampa e experimentar fazer um pudim por minha conta. O único pudim que tenho no blogue é da minha mãe, era conveniente eu entrar nestas andanças.
A receita, que queria simples para primeira vez, fui buscar ao blogue da Danieli, o Nossa Cozinha.
Ficou muito cremoso, uma delícia. A fazer mais vezes!


Pudim de leite condensado

Ingredientes:
  • açúcar caramelizado (frio) q.b. para untar a forma de pudim (e mais algum para decoração, se pretenderem)
  • 1 lata de leite condensado
  • a medida da lata de leite normal
  • 3 ovos

Preparação:

Bater os ovos e os dois tipos de leite muito bem e colocar o preparado dentro da forma untada. Mais fácil que isto, impossível!
Eu não usei a panela de pressão (a minha anda temperamental e não quis arriscar), nem fiz num tacho normal, resolvi fazer uma experiência e fazer no forno, num tabuleiro com água para que cozinhasse em banho-maria.
Coloquei o forno na potência média (não posso precisar temperatura, o meu forno não tem) e deixei cozinhar durante cerca de uma hora. De quaquer forma de vez em quando verificava a cozedura porque não gosto de pudins "furados".
Só desenformei depois de frio (com pelo menos duas horas no frigorífico), e com cuidado, pois é bastante cremoso e pode partir com facilidade.
Para a próxima vou usar um tacho, no fogão, a ver como corre.
Independentemente do modo como fizerem o banho-maria, o resultado final vai concerteza ser uma delícia como esta que vos apresento!


Vai uma fatia?


Versão para impressão

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Bolo com molho de morango e sementes de papoila

Depois de experimentar aquele delicioso bolo mármore resolvi usar a receita base e, com mais algumas alterações, cheguei a este bolo. Ainda tive receio que ficasse demasiado doce por causa do molho de morangos, mas ficou mesmo uma delícia. O molho ficou todo no fundo, atravessou a massa toda por ser pesado, e é como se tivesse posto uma cobertura no fim de desenformar o bolo. Conseguem ver a camada de molho de morango nas fotos, se repararem bem.


Bolo com molho de morango e sementes de papoila


Ingredientes:
  • 4 ovos
  • 2 chávenas de açúcar
  • 3/4 chávena de leite
  • 1/4 chávena de óleo
  • 2 e 1/2 chávenas de farinha
  • 1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
  • 1/2 colher de sopa de baunilha
  • 1 colher de sopa de sementes de papoila
  • 4 colheres de sopa de molho de morango 
(Nota: os morangos congelados que uso são do quintal dos papás!)


Preparação:

Começar por bater muito bem os ovos com o açúcar, até ficar uma massa fofa e esbranquiçada. Juntar de seguida o leite e o óleo e bater bem. De seguida juntar a farinha aos poucos e o fermento.
Já à mão envolver a baunilha e as sementes de papoila.


Verter a massa para uma forma untada e enfarinhada e por fim espalhar o molho de morango às colheradas.
Levar a forno médio e retirar quando passar no teste do palito.


Vai uma fatia?


Versão para impressão

domingo, 30 de outubro de 2011

Bolo Mármore

Há algum tempo que não se faziam bolos cá em casa... Mas estava a apetecer-me um Bolo Mármore, que não comia há muito tempo. A minha mãe tem uma receita, que altera de cada vez que faz... Acrescenta sempre qualquer coisa, e o certo é que fica sempre bom.
Pois eu resolvi inspirar-me em receitas alheias e fazer como a minha mãe, acrescentando algo que me parecesse bem.
A receita original podem ver no Sabores da Alma, um blogue que recomendo vivamente, tanto pelas receitas como pelas belíssimas imagens que fazem crescer água na boca.
As minhas alterações foram poucas: adicionei café e nozes picadas e tive de acrescentar também um pouco de farinha, os meus ovos deviam ser muito grandes e a massa estava um pouco líquida.Um bolo excelente para o lanche, experimentem!




Bolo Mármore


Ingredientes:
  • 4 ovos
  • 2 chávenas de açúcar
  • 1/2 chávena de óleo
  • 1/2 chávena de leite
  • 2 e 1/2 chávenas de farinha
  • 1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
  • 3/4 colher (sopa) de extracto de baunilha
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 colher de sopa de café solúvel
  • 1/2 chávena de nozes picadas

Preparação:

Comecei por bater os ovos com o açúcar até ficar uma massa fofa. Juntei depois o óleo e o leite, e continuei a bater. De seguida acrescentei a farinha e o fermento aos poucos. Nesta fase dividi a massa em duas porções, mais ou menos iguais. A uma delas acrescei a baunilha e envolvi bem, e à outra acrescentei o café, o chocolate em pó e as nozes picadas. Na mistura com chocolate ainda adicionei duas colheres de sopa de leite, para diluir a massa que ficou muito espessa.
Numa forma de bolo inglês untada a e enfarinhada fui vertendo as massas alternadamente até terminarem.
Foi ao forno, e retirei quando passou no teste do palito.
Como a massa de chocolate ficou um pouco mais pesada acabou por ficar mais no fundo, mas acho que está bem bonito na mesma.
Vai uma fatia?

Versão para impressão

sábado, 22 de outubro de 2011

Bolachas Integrais de Avelãs

Tenho um livrinho (é mais fascículo, pequenito) de uma colecção do Círculo de Leitores (Bom Apetite) só sobre bolachas e biscoitos. Este anos em casa dos meus pais e resolvi trazer para casa. Passados longos meses na prateleira teve a estreia. E logo com uma receita de bolachas integrais. Soa a saudável, e normalmente saudável soa a sensaborão. Pois aí é que está: as bolachas são deliciosas!
Vou ter de dar mais atenção àquelas receitinhas (Nesta só alterei a quantidade de canela).


Bolachas Integrais de Avelãs

Ingredientes:
  • 400gr farinha de trigo integral
  • 2 colheres de chá de fermento
  • 1 colher de chá de canela
  • 150gr açúcar amarelo
  • 150gr avelãs moídas
  • 200gr manteiga amolecida
  • 2 ovos
  • avelãs q.b. para decorar
Preparação:

Misturar a farinha, o fermento, a canela, o açúcar e as avelãs moídas numa tigela. Juntar a manteiga amolecida e os ovos. Mexer com uma colher de pau e terminar amassando com as mãos.
Formar rolos de massa com mais ou menos 3 ou 4 cm de diâmetro e envolver separadamente em película aderente. Deixar repousar no frigorífico por uma hora.

Preparar o tabuleiro do forno, forrando com papel vegetal.
Retirar um rolo de cada vez, tirar a película, e com uma faca afiada cortar os rolos em rodelinhas com cerca de 1/2 cm. Colocar no tabuleiro e em cada bolachinha colocar metade de uma avelã, pressionando um pouco para que depois não caia no final de prontas as bolachas.
Levar ao forno médio durante cerca de 20 minutos. (A receita rendeu-me cerca de 70 bolachinhas)

E depois é tentar não as comer ainda quentes, já que o cheiro é tal forma inebriante que só apetece comer sem regra :)


Vão umas bolachinhas?

Versão para impressão

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Bolachas custard

Há algum tempo que tinha a farinha em casa, já tinha visto receitas em imensos blogues que visito mas ainda não tinha experimentado. E como me arrependo de não ter feito a receita mais cedo... A desculpa mental era que sem dispara-biscoitos podia ser difícil moldar. Qual quê... Fazem-se bolinhas, achatam-se com um garfo, que fica bem giro, e estão prontas para ir ao forno!
A receita base que usei foi encontrada aqui, n'O meu livro de receitas, mas ainda acrescentei ingredientes para decoração, que deram um toque especial.
E no fim de as tirar do forno, com aquele cheirinho, arrependi-me de não ter dobrado a receita :)


Bolachas Custard

Ingredientes:
  • 150gr de margarina amolecida
  • 100gr de açúcar
  • 1 ovo
  • 1 pitada de sal
  • 50gr de farinha custard
  • 1 colher de chá de fermento
  • 250gr de farinha
  • sementes de papoila q.b.
  • amêndoas picadas q.b.
  • chocolate negro picado q.b.
      
    Preparação:

    Comecei por bater bem a margarina com o açúcar e adicionei depois o ovo. Voltei a bater muito bem e adicionei o sal, o fermento, e a farinha custard. Voltei a bater bem até ficar uma massa lisa e uniforme e por fim a farinha de trigo. Fiz tudo apenas com colher de pau, sem sequer usar batedeira, e foi bastante rápido.
    Apesar da massa ficar mole conseguem moldar-se pequenas bolas que depois se achatam com um garfo. Convém passar o garfo por farinha para não pegar aos montinhos.
    No fim decorei com amêndoas, sementes de papoila e chocolate.
    Levei ao forno e fui vigiando, pressionando as bolachinhas e retirando quando estivessem firmes.
    Não contei quantas rendeu, mas sei que quentes ainda se roubaram umas quantas... (Rendeu mais do que se vê no pratinho)


    Vão umas bolachinhas? (não consigo oferecer só uma...)

    Versão para impressão

    sexta-feira, 30 de setembro de 2011

    Compota de ameixas vermelhas com amêndoa

    Gosto muito de ameixas, mas apenas enquanto estão firmes. Assim que começam a ficar demasiado maduras já não aprecio. Há já algum tempo (a publicação está temporalmente desfasada) tinha algumas ameixas em casa, bem grandes, e que tinham sido vermelhas - maduras ficam muito mais escuras. Optei por fazer uma compota que já tinha destino, pelo menos parte dela... Mas disso falarei (escreverei, no caso) noutra altura...


    Compota de ameixas vermelhas com amêndoa


    Ingredientes:
    • ameixas bem maduras descascadas e descaroçadas
    • 3/4 do peso das ameixas de açúcar amarelo
    • aroma de baunilha a gosto
    • sumo de limão a gosto (usei de meio limão, pequeno)
    • amêndoas palitadas a gosto
    Preparação:

    Depois de ter o trabalhinho de descascar e descaroçar as ameixas é só colocar a polpa num tacho, juntar os restantes ingredientes (menos as amêndoas, que só junto no fim), e deixar apurar, mexendo de vez em quando, até fazer ponto de estrada.

    Requer algum tempo e paciência, mas o resultado final compensa.
    (O sumo de limão dá um toque ácido à compota que aprecio bastante, pois fica menos enjoativa. Se preferirem bem doce omitam este ingrediente e façam a compota na proporção de 1 para 1 em relação à fruta e ao açúcar)


    Vai uma colherada?

    Versão para impressão

    quinta-feira, 22 de setembro de 2011

    Bolo de limão II

    Ora bem... Este bolo foi inventado porque tive preguiça de ir buscar a receita que já publiquei anteriormente, e que tinha corrido muito bem. Para castigo este ficou pequeno e enqueijado (o que vale é que gostamos de queijadas, lol), mas muito aromático. O limão era, sem dúvida, a estrela. Acho que o problema foi falta de farinha ou então o óleo foi a mais, porque a massa ficou um pouco líquida. Mas vou fazer mais "testes" até chegar ao ponto... Haja limões e vontade!
    Lá dizem os verdadeiros pasteleiros... Na pastelaria não há invenções, há medidas e proporções de cada tipo de ingrediente... É o que dá ser amadora e meter-me nestas aventuras, às vezes não resulta como queria!


    Bolo de limão 

    Ingredientes:
    • 5 ovos
    • 3/4 chávena de óleo
    • 3/4 chávena de sumo de limão (sumo de 3 limões)
    • raspa de 1 limão
    • 2 chávenas de açúcar
    • 2 chávenas de farinha
    • 1/4 chávena de farinha custard
    • 1 colher de chá de fermento em pó
    • 1 colher de sopa de sementes de papoila
    Preparação:

    Fui misturando os ingredientes na ordem descrita, sem mais delongas. E o resultado foi o que se vê, baixinho e em "queijo": mas como estava saboroso partilho na mesma...

    É fazer umas alterações e "transformar" em queijadas, quem sabe?


    Vai uma fatia?

    Versão para impressão

    segunda-feira, 12 de setembro de 2011

    Bolo de chocolate com recheio de creme de manteiga

    Mais uma bolo de chocolate... A receita base já foi aqui publicada mas este levou uns pequenos ajustes e ficou muito saboroso...


    Bolo de chocolate com recheio de creme de manteiga


    Ingredientes:
    •  200gr açúcar
    • 200gr manteiga
    • 200gr chocolate (tablete)
    • 200gr farinha
    • 1 saqueta de café em pó (2gr)
    • 6 ovos (separados)
    Para o recheio:
    • 175gr manteiga
    • 100gr açúcar em pó
    • 3 colheres de sopa de chocolate em pó
    • 3 colheres de sopa de café (líquido)
    Para a cobertura:
    • 175gr de chocolate (tablete)
    • 4 colheres de sopa de leite
    • amêndoa torrada para decorar
    Preparação:

    Bater as claras em castelo e reservar.
    Bater muito bem as gemas com o açúcar até ficar um creme fofo e juntar depois a manteiga ligeiramente amolecida. Voltar a bater muito bem e juntar depois o chocolate derretido e o café. Juntar de seguida a farinha, envolver bem e envolver por fim as claras em castelo.
    Levar a forno médio em forma untada e enfarinhada (ou forrada com papel vegetal).
    Fazer o teste do palito para verificar a cozedura. Atenção, não devem deixar cozer demasiado para o bolo não ficar seco.
    Retirar do forno, desenformar ainda morno, e deixar arrefecer totalmente. Cortar ao meio e reservar.

    Preparar o recheio, batendo muito bem a manteiga à temperatura ambiente com o açúcar em pó.
    Juntar então o chocolate em pó e o café e bater até ficar homogéneo.

    Rechear o bolo, compor, e cobrir com o chocolate derretido com um pouco de leite. Decorar com amêndoas a gosto.

    O toque do café tanto no recheio como na massa fica divino.


    Vai uma fatia?


    Versão para impressão

    domingo, 28 de agosto de 2011

    Queques

    Quando fiz o bolo moka gostei tanto que resolvi pouco depois fazer uma dose de queques (ou cupcakes, como quiserem chamar) com a mesma massa e usando o creme de manteiga com chocolate e café para cobertura. Usei também chocolate derretido.


    Queques

    Ingredientes:

    Para os queques:
    • 3 ovos
    • 100gr açúcar
    • 100gr farinha
    • 1/2 colher de sobremesa de aroma de baunilha
    Para o creme de manteiga:
    • 175gr de manteiga à temperatura ambiente
    • 100gr de açúcar em pó
    • 1 ovo
    • 2 colheres de sopa de café (liquido)
    • 2 colheres de sopa de chocolate em pó
    Para a cobertura de chocolate:
    • 75gr de chocolate
    • 1 colher de sopa de leite

    • amêndoas torradas q.b.
    Preparação:

    Bater os ovos inteiros com o açúcar´e o aroma de baunilha até ficar um creme bem fofo. Juntar delicadamente a farinha, envolvendo com cuidado.
    Levar ao forno médio em forminhas untadass e enfarinhada. Usar o teste do palito para verificar a cozedura.

    Para o creme:
    Com uma batedeira bater muito bem a manteiga com o açúcar em pó. Quando se formar um creme homogéneo juntar o ovo batido e continuar a bater muito bem até ficar em creme. Juntar então o café e o chocolate e continuar a bater.

    Decorar os bolinhos com este creme e também com o chocolate derretido e algumas amêndoas torradas.


    Vai uma dentada?

    Versão para impressão