Mostrar mensagens com a etiqueta sobremesa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta sobremesa. Mostrar todas as mensagens

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Mousse de chocolate e abacate

Há muito tempo que queria testar uma mousse de chocolate mais saudável, e quando vi a receita com abacate decidi que tinha de experimentar. Não sei porque demorei tanto tempo...

Vi algumas receitas e acabei por fazer uma mistura delas, adaptando as quantidades ao meu gosto pessoal.


Mousse de chocolate e abacate

Ingredientes:
  •  2 abacates
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 3 colheres de sopa de mel
  • 50 gr de chocolate 74% cacau derretido

Preparação:

Cortar os acabates em cubinhos e colocar num copo de plástico alto. Juntar o cacau e o mel e com uma colher misturar ligeiramente, só até o cacau ficar envolvido, deixando de estar em pó.
Nesta fase usei o batedor de varas que vem com a varinha mágica e bati muito bem até ficar bem uniforme. Juntei depois o chocolate derreito, voltei a bater até estar bem uniforme..

Depois é distribuir por tacinhas ou ramequins, colocar no frio para refresca um pouco (ou atacar logo...) e deliciar-se com algo que afinal não é assim tão cheio de pecado, mas sim cheio de sabor.

Rendeu 3 ramequins como o da foto.

Vai uma colherada?


Versão para impressão

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Bolo rei com recheio de creme de batata doce e amendoins/ nozes

Gosto de ser eu a fazer o bolo rei e também gosto de ir testando novas receitas. Por isso este ano, ao ouvir uma reportagem na TVI sobre um bolo rei com recheio  de batata doce e amendoins lá resolvi fazer a minha própria versão!

Já tive oportunidade de fazer a receita duas vezes e na descrição já estão algumas notas.

Para chegar ao bolo propriamente dito tive de fazer duas mini receitas antes: o creme de batata doce e amêndoa e as cascas de laranja.

Cascas de laranja
  • casca de 1 laranja, em fatias finas e quase sem parte branca
  • água e açúcar q.b.
Ferver as casas de laranja em pelo menos duas águas diferentes (deixar levantar fervura, escorrer, e repetir o processo).
Depois, fazer uma calda grossa com água e açúcar q.b.. Juntar as cascas e deixar cozinhar até reduzir bastante. Espalhar em papel vegetal, deixar secar 30 minutos e depois polvilhar com açúcar. Reservar.

Creme de batata doce
  •  2 batatas doces (médias / grandes) assadas e reduzidas a puré
  • calda de açúcar a gosto (ou acrescentar apenas açúcar, embora não tenha testado essa versão)
  • 1/2 chávena de amêndoas torradas (com pele) e reduzidas a puré
  • 1 pau de canela
  • 1 estrela anis
Levar o puré de batata junto com as amendoas, a canela e o anis ao fogão. Juntar calda de açúcar q.b. até ficar cremoso, deixando ferver alguns minutos.

(última versão, onde recheei com nozes e decorei com amendoins)


Bolo rei com recheio de batata doce e amendoins

Ingredientes:

Massa base:
  • 75 gr farinha
  • 12.5 gr fermento fresco
  • 0.5 dl leite morno
Massa:
  • 350 gr farinha (pode ser necessário mais)
  • 35 gr azeite
  • 35 gr manteiga derretida 
  • 100 gr açúcar amarelo
  • 3 ovos
  • 1 colher (sopa) vinho do Porto
  • 1 colher (sopa) aguardente
  • raspa de 1/2 laranja e 1/2 limão
  • 1 colher (chá) de sal 
  • 1 pitadinha de canela
  • cascas de laranja (cozidas em açúcar) bem picadinhas (cerca de 50 gr) 
  • creme de batata doce para rechear
  • amendoins torrados para rechear (ficam um pouco moles, na segunda vez que fiz usei nozes)
  • gema batida diluída com um pouco de leite para pincelar
  • açúcar em pó (e amendoins torrados, se quiser) para decorar
(o interior é da primeira versão, onde recheei com amendoins)
Preparação:

Começar pela massa base, misturando bem o fermento diluído no leite morno com a farinha. Deixar repousar e quando dobrar de volume e tiver bastantes bolhas está pronta. (Para acelerar o processo costumo colocar água quente no fundo de uma tigela e coloco a tigela de preparação da massa (a da batdeira) por cima - mas atenção! a tigela não deve tocar na água quente!)  

Quando a massa base está pronta podemos continuar a adicionar os ingredientes: começar pelo azeite e a manteiga. Nesta fase mexo ainda com uma colher entre a adição de cada ingrediente. De seguida juntar o açúcar e depois os ovos. Acrescentar as bebidas, as raspas, a canela e o sal. Envolver por fim as cascas de laranja. No fim de tudo bem envolvido juntar a farinha. Usar as varas de amassar e manter ligado cerca de 10 minutos. Se a massa não despegar dos lados da tigela enquanto bate, formando uma bola, é porque ainda não tem farinha suficiente. Acrescentar farinha aos poucos até ficar no ponto, deixar bater mais alguns minutos e deixar repousar.

Deixar fermentar durante três horas. Estender a massa num rectângulo e espalhar o creme de batata doce numa camada fina e uniforme. (a receita do creme deve dar para sensivelmente o dobro da receita de bolo rei). Espalhar por cima amendoins torrados (ou nozes) e enrolar.

Cortar o rolo em duas ou três partes e deixar repousar novamente durante cerca de uma hora.

Golpear os bolos algumas vezes e pincelar com a gema batida. Levar a forno médio até ficar bem dourado e passar no "teste do palito".

Assim que estiver pronto pincelar com geleia derretida. Pode também decorar com amendoins torrados e /ou com açúcar em pó.

Bom apetite!!

Versão para impressão

domingo, 29 de março de 2015

Donuts

Há muito que queria testar fazer donuts em casa - pesquisei algumas receitas e encontrei a da Joana Roque - sempre uma excelente fonte.
Fiz muito pequenas alterações e os donuts ficaram deliciosos!
Resolvi testar de duas formas - a tradicional (fritos) e no forno. Escusado será dizer que a versão frita é muito mais apetitosa, mas os de forno também são bons.
O que é pena é não passarem o teste do tempo. No dia seguinte perdem muitas das qualidades, ficando duros. O ideal será reduzir a receita e atacar sem dó nem piedade :)

São bastante fáceis de fazer e o resultado final é tão, mas tão bom...


Donuts

Ingredientes:

Para a massa:
  • 12.5gr fermento fresco (usei Levital)
  • 125ml de leite morno
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 350gr farinha sem fermento (acho que cheguei aos 400)
  • 50gr manteiga derretida
  • 2 ovos
Para a calda:
  • 150gr açúcar
  • 50ml água
  • 1 pau de canela
  • 1 tira de casca de limão
 Óleo q.b. para fritar



Preparação:





Para começar a massa juntar o fermento, desfeito, ao leite e cerca de 150gr de farinha. Mexer bem e deixar repousar cerca de 20 minutos, formando-se algumas bolhas.
Juntar então a manteiga, os ovos, açúcar e a restante farinha. Amassar muito bem (amassei à mão) até ficar macio e a despegar das mãos - se necessário juntar mais um pouco de farinha (eu necessitei de o fazer, mas depende sempre do tamanho dos ovos e da absorção da farinha utilizada).

Formar uma bola com a massa e deixar repousar em local abrigado até dobrar de volume. 
Amassar novamente e estender a massa com o rolo.
Usar um copo, ou um cortador de biscoitos, para formar os donuts. (Usei um copo para os donuts e um descaroçador de maçã para fazer os buracos).

Colocar a massa num tabuleiro forrado com papel e deixar levedar mais 30 minutos.
 Findo esse tempo aquecer o óleo e fritar. Deixar escorrer em papel absorvente.

Como a receita ainda rende bastante (mais de uma dúzia de donuts e respectivos buracos) decidi fazer uma parte no forno, já que seriam mais saudáveis...

No fim de prontos (tanto os de forno como os fritos) preparei a calda levando todos os ingredientes ao lume num pequeno tacho (açúcar, água, limão e canela). Deixei ferver, já depois do açúcar dissolvido, cerca de dois minutos (a calda engrossa ligeiramente).
Passar os donuts por esta calda e colocar a secar em cima de uma rede. Ficam bem brilhantes, principalmente os fritos. Tive a ideia de deixar os buraquinhos para umas dentadas mais pequeninas - mas o donut em si é bem melhor!

No fim de secos é só servir e tentar não comer muitos de seguida!


Vai uma dentada?



sábado, 21 de março de 2015

Brownies

Já tardava uma receita de brownies... E estes são uma delícia! Uma daquelas "overdoses" de chocolate que sabem tão, mas tão bem...
 A receita foi inspirada nesta, que acredito ser também muito boa, mas tive de dar uns pequenos toques para ficarem "meus".

Brownies

Ingredientes:
  • 1 cup (capacidade de 250ml) de manteiga em cubos (usei cerca de 200gr)
  • 3/4 cup açúcar
  • 3/4 cup açúcar amarelo
  • 3/4 cup de chocolate em pó (uma embalagem)
  • 1/2 colher (chá) sal fino
  • 2 colheres (chá) baunilha
  • 25 ml café bem forte
  • 3 ovos ligeiramente batidos
  • 3/4 cup farinha (usei sem fermento)
  • 140 gr chocolate (74% cacau) em pedaços pequeninos
Preparação:

 Estes deliciosos brownies começam ao fogão... Num tachinho colocar a manteiga e deixar derreter lentamente. Adicionar depois os açúcares e o sal e envolver bem. Quando estiver uma mistura uniforme juntar o cacau e a baunilha e voltar a envolver bem.
Retirar do lume, passar para uma tigela, e deixar ficar morno.
Juntar então os ovos ligeiramente batidos batendo energicamente até ficar homogéneo e brilhante.
A farinha deve ser envolvida, sem bater, até ficar bem misturada.
Finalmente acrescentar os pedaços de chocolate envolvendo com cuidado.

Colocar num tabuleiro (usei um de 30x20, mas podem usar mais pequeno para ficarem mais altos) forrado com papel vegetal, deixando o papel com sobra suficiente para ajudar a retirar o bolo. Com uma espátula espalhar a massa uniformemente e levar ao forno médio, preaquecido.


O bolo vai formar uma casquinha por cima, bem típica dos brownies. Retirar quando, espetando um palito, este ainda sair húmido, mas sem qualquer massa crua.

Deixar arrefecer antes de cortar em pedaços.

E depois tentem não comer todo de seguida...

Vai uma fatia?

Versão para impressão

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Orangettes

Há muito tempo que queria testar a receita, mas as cascas das laranjas iam sempre para o lixo (ou no nosso caso, para a caixa de compostagem).
Mas um destes dias resolvi finalmente guardá-las... Afinal já estava a falar delas no trabalho, via receitas a aparecer nos blogues - era um sinal!

Estas quantidades/ proporções de ingredientes foram-me indicadas por uma colega. Como resultaram resolvi partilhar.

O processo é bastante simples e o resultado delicioso!
Numa caixinha bonita são presentes perfeitos.


Orangettes

Ingredientes:
  • cascas de laranja em tirinhas (usei de duas laranjas grandes, depois de fervidas pesavam 200gr)
  • o peso das cascas, depois de fervidas, em açúcar
  • metade do peso das cascas de água
  • 75gr chocolate preto (74% de cacau)
  • 2 colheres (sobremesa, rasas) de manteiga
Preparação:

As cascas de laranja devem ser cortadas em tiras. Levar num tachinho cobertas de água até ferverem dois ou três minutos. Coar e repetir o processo. Não deixar ferver muito tempo para não ficarem demasiado moles e quebradiças.
Coar bem as cascas e pesar - medir o peso das cascas em açúcar e metade do peso em água. Deixar o açúcar e água ferverem até o açúcar estar completamente dissolvido e se formar uma calda grossa, mas sem deixar caramelizar.
Juntar as cascas de laranja e ir mexendo sempre com cuidado (usando uma colher de pau ou uma espátula) até que a calda seja absorvida quase na totalidade. Atenção para não deixar pegar.
Retirar as cascas e dispor, separadas, num tabuleiro forrado com papel vegetal. Deixar secar de um dia para o outro.
No meu caso as cascas não secaram bem, por isso coloquei o tabuleiro no forno, em baixa temperatura, até ficarem mais secas. Deixei arrefecer totalmente antes de cobrir com chocolate.

Para derreter o chocolate deve partir-se em pedaços pequeninos e juntar a manteiga. Colocar no microondas na potência média e retirar de 30 em 30 segundos,  mexendo bem, até que esteja uma mistura uniforme e brilhante.

Mergulhar as cascas (podem ser totalmente cobertas, mas preferi cobrir apenas uma parte) e deixar secar em papel vegetal.
Guardar em caixa hermética - e tentar não comer muitas de cada vez ;)

Vai uma tirinha?

Versão para impressão

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Bolo de Aniversário - e já lá vão 35!

Este foi o bolo que levei para os meus colegas de trabalho para comemorar mais um aniversário - 35! (já começa a pesar, ;))
Bolo de Aniversário

(bolo tipo pão de ló aromatizado com baunilha e limão, regado com calda de açúcar, baunilha e limão, recheado com ovos moles pobres e coberto com creme de manteiga, limão e baunilha; decorado com cascas de limão fervidas em calda de açúcar)

Ingredientes:

Para o bolo:
  • 6 ovos
  • 200gr açúcar
  • 200gr farinha + 1 colher de sopa, rasa, de fermento em pó
  • raspa de 1/2 limão
  • 1 colher de sobremesa de aroma de baunilha (usei caseiro, feito com vodka)
Para a calda:
  • 2/3 chávena de açúcar (com capacidade de 250ml)
  • 2/3 chávena de água
  • 1 colher (sobremesa) aroma de baunilha
  • sumo 1/2 limão
Para o recheio (ovos moles pobres):
  • 8 colheres de sopa de açúcar
  • 16 colheres de sopa de água
  • 4 ovos bem batidos e coados para retirar as impurezas
Cobertura (creme de manteiga com limão e baunilha):
  • 3 chávenas de açúcar em pó
  • 1 chávena de manteiga, em cubinhos, à temperatura ambiente
  • 1 colher sobremesa de aroma de baunilha
  • raspa de 1/2 limão
  • sumo de 1/2 limão
  • leite q.b.
Decoração (casquinhas de limão fervidas em calda de açúcar):
  • cascas de 1 limão, com o mínimo de parte branca possível, cortadas em juliana bem fininha
  • água q.b para a primeira fervura
  • 1/2 chávena de  açúcar
  • 1/2 chávena de água

Preparação:

Começar por preparar o bolo, batendo os ovos (sem separar das gemas) com açúcar até aumentarem de volume. Juntar a raspa de limão e o aroma de baunilha e continuar a bater pelo menos 10 minutos.
Envolver a farinha e o fermento peneirados com cuidado, sem bater.
Colocar a massa numa forma forrada com papel vegetal no fundo e bem untada e enfarinhada. Levar a forno médio pré-aquecido.
Assim que passar no teste do palito está pronto.
Deixar arrefecer cerca de 15 minutos e desenformar. Deixar arrefecer totalmente e partir ao meio, formando duas camadas.

Enquanto  bolo está no forno pode preparar-se a calda levando todos os ingredientes a ferver durante alguns minutos até que o açúcar esteja completamente dissolvido.

Pode preparar-se também o recheio: fazer uma calda fraca com o açúcar e a água (colocando nas costas duma colher deve ficar apenas ligeiramente pegajoso). Bater muito bem os ovos e coar para que as pequenas impurezas não fiquem no doce.
Retirar a calda do calor e juntar um pouco aos ovos, mexendo rapidamente. Com a calda ainda fora do calor juntar os ovos, em fio, mexendo sempre, vigorosamente, para que não talhem.
Levar novamente a lume brando e mexer, devagar, até que o creme engrosse. Assim que se tornar mais espesso retirar e reservar, deixando arrefecer.

Para a cobertura: colocar o açúcar e a manteiga numa tigela e bater, numa velocidade fraca, até que forme um creme espesso. Juntar os aromas e continuar a bater, com mais velocidade, mais dois ou três minutos. Juntar leite, uma colher de sopa de cada vez, até atingir a espessura desejada, de forma a que se consiga espalhar, mas sem deixar ficar mole.

Para a decoração: em primeiro lugar cortar as cascas de limão, com o mínimo de parte branca possível, em juliana bem fininha. Levar a ferver num pouco de água até amolecer (vai perder o sabor demasiado amargo).
Escorrer a água e levar as cascas a ferver em quantidade igual de açúcar e água. Deixar ferver até que a calda comece a engrossar. (não deixar demasiado tempo para que não fique caramelo).
Retirar as cascas e deixar secar em cima de papel vegetal.

A montagem do bolo deve ser feita com todos os componentes já frios.

1 - repartir a calda pelas duas metades do bolo, deixando embeber pelo menos durante 15 minutos;
2 - rechear com os ovos moles;
3 - colocar o topo do
bolo e ajustar bem;
4 - cobrir com o creme de manteiga com a ajuda de uma espátula;
5 - decorar com as casquinhas de limão

E voilá, temos bolinho!


Vai uma fatia?

Versão para impressão

sábado, 9 de agosto de 2014

Bolachas de Manteiga com Pistácios e Sultanas

Adorei esta receita da Siba e tive de adaptar ao que tinha em casa na altura, que eram sultanas, em vez de arandos secos. Não fiz as quantidades exactamente como ela, mas também resultaram muito bem.
São uma delícia e a ideia de dividir a massa em doses e congelar para ter "à mão" para quando apetecer uma bolachinha é excelente.
Podem ser guardadas num recipiente hermético mais de uma semana, mas duvido que consigam resistir-lhes!


Bolachas de Manteiga com Pistácios e Sultanas

Ingredientes:
  • 175gr manteiga amolecida
  • 85gr açúcar amarelo
  • 1/2 colher chá aroma de baunilha
  • 225gr  farinha sem fermento
  • 50gr pistácios picados grosseiramente
  • 35gr sultanas (se forem muito grandes, picar ligeiramente)
Preparação:

Misturar muito bem a mante
iga com o açúcar e o aroma de baunilha. Juntar a farinha e mexer bem. Amassar até ficar uniforme. Juntar depois os pistácios e as sultanas, misturando bem na massa.

Dividir a massa em dois e formar rolos. Enrolar em película aderente e levar ao frio durante uma hora. Se não pretender fazer todas pode-se congelar a massa para usar mais tarde.*

Para as preparar, remover a película aderente e cortar em fatias com a espessura desejada (fiz com +/- 1/2cm). Levar ao forno (pré-aquecido, médio) num tabuleiro forrado com papel vegetal durante cerca de 12 a 15 minutos.
Não deixar dourar demasiado, apenas no fundo, para que não fiquem demasiado duras.

*Para usar massa congelada: deixar descongelar no frigorífico e depois cortar em fatias e levar ao forno


Vai uma bolachinha?

Versão para impressão

quarta-feira, 19 de março de 2014

"Brittle" de pinhão com alecrim

Ainda havia pinhões cá por casa depois de fazer o bolo de pinhão com creme... e como não queríamos correr o risco de se estragarem lá se fez mais esta receita com esses preciosos frutos secos.

Esta receita tirei daqui, e é um verdadeiro pecado... A gula "nasceu" a partir de receitas como esta!
Adaptei as quantidades para os 60gr de pinhões que me restavam depois do bolo de pinhão...

O alecrim liga tão bem com o pinhão! Fiquei agradavelmente surpreendida!


Brittle de pinhão com alecrim

Ingredientes:
  • 70gr açúcar
  • 60gr pinhão
  • 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga
  • alecrim picado (cerca de 20 folhinhas) e sal a gosto
Preparação:

Colocar o açúcar numa frigideira anti aderente e deixar derreter até que fique com cor de caramelo. Juntar os pinhões e envolver. Juntar depois a manteiga e mexer bem, cozinhando por cerca de dois minutos. Adicionar um pouco de alecrim e sal grosso. Mexer e verter para uma folha de papel vegetal em cima da bancada, alisando para que fique uniforme. Salpicar com mais um pouco de alecrim e sal grosso e deixar arrefecer totalmente. Partir em pedaços e deliciar-se!


Vai um pedacinho?

Versão para impressão

domingo, 16 de março de 2014

Bolo de pinhão com creme

Continuamos com receitas de pinhão, tão generosa foi a quantidade que conseguimos "colher". Esta receita retirei daqui. A alteração que fiz nos ingredientes foi apenas usar mais pinhões!

Os pinhões dado o seu custo, podem perfeitamente ser substituídos por outro fruto seco a gosto. Podem também não usar-se as sultanas no creme, mas eu gosto daquelas pequenas surpresas.


Bolo de pinhão com creme

Ingredientes:

Para o creme:
  • 3 gemas
  • 4 colheres (sopa) açúcar
  • 2 colheres (sopa) farinha
  • 500ml leite
  • 2 colheres (sopa) de sultanas ensopadas em vinho do Porto (cerca de 25ml)
Para a massa:
  • 180gr manteiga (à temperatura ambiente)
  • 150gr açúcar
  • 3 ovos
  • 180gr farinha
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 25gr pinhões para a massa + 25 gr de pinhões para cobrir
  • açúcar em pó q.b. para polvilhar o bolo depois de frio
Preparação:

O primeiro passo é fazer o creme, que tem de estar frio antes de juntar à massa.
Colocar as passas numa tacinha com o vinho do Porto.
Levar o leite a aquecer num tacho e assim que começar a levantar fervura juntar-lhe, em fio, as gemas previamente batidas com o açúcar e a farinha. Mexer muito bem com a vara de arames até que o creme engrosse um pouco.
Retirar do lume para uma taça, envolver as passas escorridas, e deixar arrefecer.

Preparar a massa do bolo batendo bem a manteiga com o açúcar até ficar cremoso. Juntar os ovos um a um, batendo bem entre cada adição. Juntar a farinha e fermento, peneirados. Adicionar 25gr de pinhão e envolver.

Numa forma de fundo amovível ou de aro forrada com papel vegetal, untada e enfarinhada, colocar metade da massa, alisando-a com a ajuda de uma espátula. Verter o creme para a forma. Colocar o resto da massa tendo o cuidado de encher o rebordo e ir preenchendo, com pequenos montinhos, o resto da forma com cuidado para não misturar com o creme (se ficarem pedaços por cobrir não há problema). Antes de levar a forno médio, pré-aquecido,  salpicar generosamente com pinhões.
Retirar quando estiver bem dourado (o teste do palito não serve porque o creme fica sempre húmido).


Deixar arrefecer, desenformar com muito cuidado para não partir o bolo, e antes de servir polvilhar com açúcar em pó.

Vai uma fatia?

Versão para impressão

sábado, 8 de março de 2014

Tarte de pinhão

O pinhão é um fruto seco com um preço proibitivo... Mas tive a sorte de me cruzar com umas pinhas que pacientemente se aqueceram à lareira para abrir e passados uns serões a partir cascas lá reunimos uma boa quantia de pinhões!

Para além de poder comer simples ficam deliciosos numa tarte! (receita retirada  daqui - alterei apenas a quantidade de pinhão e adicionei um pouco de aroma de baunilha)

Tarte de pinhão

Ingredientes:

Para a massa:
  • 100gr manteiga
  • 120gr açúcar
  • 2 ovos
  • 0,5dl leite
  • raspa de limão
  • 1 colher (chá) aroma de baunilha
  • 250gr farinha
  • 1 colher (chá) fermento
Para a cobertura:
  • 175gr pinhões ligeiramente tostados
  • 120gr açúcar
  • 80gr manteiga
  • 6 colheres (sopa) de leite
Preparação:

Para a massa bater a manteiga com açúcar e adicionar depois os ovos, um a um.  Juntar o leite, a raspa de limão e a baunilha e mexer bem. Envolver a farinha e o fermento, peneirados. Verter a massa numa tarteira de fundo amovível untada com manteiga e polvilhada com farinha. Levar a forno médio e retirar ainda mal cozida.

Entretanto preparar o cobertura colocando todos os ingredientes num tachinho e deixar ferver alguns minutos. Colocar por cima da tarte e levar novamente ao forno até dourar ligeiramente.

Retirar, deixar arrefecer um pouco, desenformar... E depois é esperar que arrefeça totalmente, preparar um café ou um chá e deliciar-se!
Vai uma fatia?

Versão para impressão

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Crepes com molho de laranja

Uma receita para comemorar o 11º aniversário do casal maravilha! Juntaram-se laranjas (e limão) da Cortiçada da quintinha dos meus pais, uma excelente receita de crepes, um licor de laranja caseiro oferecido por uns primos no Natal e saíram estes crepes bem docinhos!

É uma receita inspirada nos famosos "Crêpes Suzette", mas não teve direito a chamas...


Crepes com molho de laranja

Ingredientes:

Para os crepes:
  • 200gr farinha
  • 2 ovos
  • 2 colheres (sopa) açúcar
  • 1 colher (chá) aroma baunilha
  • 450ml de leite
  • manteiga q.b. (para untar a frigideira)
Para o molho de laranja:
  • tirinhas bem finas de casca de limão*
  • tirinhas bem finas de casca de laranja*
  • 30gr açúcar
  • 150ml sumo de laranja
  • 75ml licor de laranja
  • 75gr manteiga
  • segmentos de laranja para acompanhar
(*utilizei cerca de 10gr, no total, de raspas. 1/3 eram de limão e as restantes de laranja)


Preparação:

Para os crepes

Esta receita de crepes não exige que a massa descanse, pelo que a sua preparação se torna bastante rápida.
Numa tigela colocar a farinha e fazer um pequeno buraco no meio. Colocar os ovos, o açúcar e o aroma de baunilha e envolver com uma vara de arames. Assim que deixar de absorver a farinha juntar o leite aos poucos, mexendo bem para que não fiquem grumos.
Assim que estiver uma massa lisa e sem grumos aquecer uma frigideira para crepes (ou uma frigideira anti-aderente). 
Antes de colocar o primeiro crepe colocar uma pequenina noz de manteiga a derreter, espalhando com um pincel. (O passo com a manteiga apenas é necessário novamente se a massa tiver tendência para pegar). Verter uma concha de massa, distribuir uniformemente e deixar em lume médio até que as bordas se comecem a descolar. Com a ajuda de uma espátula descolar o restante crepe e virar para que termine do lado oposto. É uma operação bastante rápida. A receita dá para 8 crepes (frigideira com 24cm de diâmetro).

No fim de todos os crepes feitos, reservar. (Para a restante receita utilizei apenas 4 crepes. Os que sobram podem ser reservados, tapados, em temperatura ambiente ou congelados, separados com papel vegetal ou película aderente.)

Para o molho

Em primeiro lugar colocar as raspas num recipiente pequeno e misturar com o açúcar. Pode ser utilizado logo, mas o ideal é deixar macerar um pouco (deixei cerca de uma hora).
 Para a preparação final do molho colocar a manteiga a derreter numa frigideira anti-aderente grande (26 a 28cm seria o ideal).
Às raspas e ao açúcar acrescentar o sumo de laranja e o licor, mexendo bem. Verter para a frigideira e deixar ferver dois ou três minutos.
Colocar os crepes, um a um. Deverá molhar-se o crepe de ambos os lados e dobrar-se em quatro. "Arrumar" os quatro crepes dobrados na frigideira e deixar ferver um pouco, apurando o molho que irá engrossar.
Servir ainda mornos com segmentos de laranja (tentar retirar as partes brancas).


Vai uma garfada?

Versão para impressão

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Bolo Rei

É rara a mesa de Consoada que não tenha um Bolo Rei... Este ano fui eu que o fiz!

Continuo a testar alterações à massa base mexendo nas quantidades de ingredientes para chegar ao "tal" bolo, o que verdadeiramente me enche as medidas! E, com a concordância de quem o provou, acho que posso ter mesmo chegado à receita ideal!

E desta vez optei por testar um bolo rei (e não rainha), mas com as frutas cristalizadas apenas na massa - os pedacinhos pequenos complementam os frutos secos, e não há pedaços grandes na decoração, onde acho que são mais enjoativos.

Ficou bastante rico em frutos, não é demasiado doce mas tem os pequenos apontamentos das frutas cristalizadas picadas. É uma receita vencedora, sem dúvida!

Ainda quentinho estava delicioso, um verdadeiro pecado! (As fotos foram tiradas com os bolos acabadinhos de fazer, ainda fumegavam!)
Bolo Rei

Ingredientes:

Para o fermento:
  • 150gr farinha
  • 25gr fermento fresco 
  • 1 dl leite (morno)
Para a massa:
  •  550gr farinha
  • 125gr manteiga amolecida
  • 200gr açúcar amarelo
  • 5 ovos
  • 3 colheres (sopa) vinho do Porto
  • 3 colheres (sopa) aguardente
  • raspa de 1 limão
  • 1 colher (sobremesa) sal
  • 200gr frutos secos variados (nozes, avelãs, amêndoas)
  • 50gr sultanas douradas
  • 125 gr fruta cristalizada em cubinhos
Para finalizar e decorar:
  • uma gema de ovo (diluída em leite ou água) para pincelar antes de ir forno
  • frutos secos q.b. para decorar antes de ir ao forno 
  • geleia de marmelo derretida para pincelar depois de pronto
  • açúcar em pó q.b.


Preparação:

Começar por preparar a massa com fermento, diluindo-o no leite morno e misturando com a farinha. Deixar repousar em local abrigado até que dobre o volume (cerca de 30 minutos). Preparo-o logo na taça da batedeira.

Assim que a primeira massa estiver fermentada acrescentar-lhe a manteiga, o açúcar, os ovos, o vinho do Porto e aguardente, a raspa de limão e o sal, usando os ganchos de amassar durante as adições.
Acrescentar então a farinha e deixar amassar pelo menos durante 10 minutos.
Juntar por fim os frutos (secos e cristalizados) e deixar amassar mais alguns minutos para que se incorporem uniformemente na massa.

Deixar a massa levedar em local abrigado. O ideal é deixar levedar várias horas (deixei levedar cerca de 4 horas).

No fim de lêveda deverá ser uma massa fofa e relativamente fácil de moldar. Se se pegar às mãos deverá polvilhar-se farinha na bancada onde se tenderem os bolos e também um pouquinho sobre a massa.

Formar os bolos (esta receita rendeu 3 bolos de tamanho médio) dividindo a massa em bolas. Calcar no centro até começar a abrir um buraco e depois alargar até ficar em formato de argola. Deixar repousar cerca de uma hora antes de levar a forno médio pré-aquecido. Para que não pegue deverá forrar-se o tabuleiro com papel vegetal.
Imediatamente antes de ir forno pincelar com gema de ovo diluída em leite ou água e decorar com os frutos secos.

Fazer o teste do palito para verificar a cozedura. (Se o bolo começar a ficar muito escuro e não estiver pronto deverá tapar-se com folha de alumínio).

Assim que estiver pronto retirar do forno e pincelar com geleia derretida (uns segundos no microondas), para dar brilho. Aguardar que arrefeça alguns minutos e polvilhar com açúcar em pó a gosto.

Vai uma fatia?

Versão para impressão

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Queques de limão com sementes de papoila

Se há receita prática e muito fácil de fazer é a de queques (ou muffins, se estiverem para aí virados!).
As variações de sabor são as que a imaginação ditar, mas eu trago-vos uma receita do livro "O Grande Livro da Pastelaria".

Não me aventurei a alterar ingredientes nem a fazer ajustes na receita da massa, mas eu gosto imenso de bolinhos com limão e não resisti a acrescentar uma calda para os regar!


Queques de limão com sementes de papoila

Ingredientes:
  • 350gr farinha
  • 1 colher (sopa) fermento em pó
  • 115gr açúcar
  • 2 colheres (sopa) sementes de papoila
  • 55gr manteiga
  • 1 ovo grande
  • 225ml leite
  • raspa e sumo de 1 limão 
Para a calda:
  • sumo de 1 limão
  • 30ml água
  • 35gr açúcar
Preparação:

Colocar os ingredientes secos numa tigela, peneirando em primeiro lugar a farinha e o fermento, e adicionando depois o açúcar e as sementes. (As sementes podem ser torradas durante cerca de 30 segundos numa frigideira)
Numa outra tigela colocar a manteiga derretida, adicionar o ovo batido. Juntar também a raspa de limão, o sumo (juntei também a polpa porque não tinha sementes), e o leite. Mexer bem até ficar cremoso.
Juntar o creme obtido aos ingredientes secos e mexer bem até que fique uma massa macia e pegajosa, húmida. Se estiver muito seca adicionar um pouco de leite (no meu caso não foi necessário, mas pode depender da absorção da farinha usada).
Num tabuleiro para queques (a receita rende 12) colocar uma forminha em cada buraco e distribuir a massa uniformemente.
Levar a forno médio pré-aquecido.
Vigiar e retirar assim que  passarem no teste do palito, que deverá sair seco ao espetar no centro do bolinho. (Como já estavam prontos não deixei dourar para não secarem demasiado. Cá por casa não apreciamos massas muito secas.)

Para a calda, basta colocar todos os ingredientes num tachinho e levar a ferver até que o açúcar fique bem dissolvido.

Deixar arrefecer um pouco, fazer furinhos nos queques com um palito e regar com a calda (com a ajuda de uma colher de sopa, ou pincelando).


Os queques ficaram fofos e a calda pegajosa por cima é deliciosa!
(Se gostarem mesmo muito de limão podem dobrar a quantidade de sumo usado na massa, eu acho que ficaria ainda melhor)

Vai uma dentada?

Versão para impressão




quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Bolinhas de bolo e leite condensado mergulhadas em chocolate negro

Tal como os cup cakes, os cake pops estão na moda. A vantagem dos cake pops é que podem ser feitos a partir de sobras de bolo, que se misturam com um creme ou recheio à escolha para que se forme uma massa moldável e depois se cobrem e decoram a gosto.

A minha intenção não foi fazer cake pops, mas sim alinhar na onda do reaproveitamento. Não tinha sequer os pauzinhos, por isso a ideia de cake pop era meramente conceptual.
Depois de tentar, com insucesso, cortar a meio um pão de ló muito fofo, ainda morno (erro crasso!), com uma linha, fiquei com um bolo em fanicos. O meu objectivo era outro, por isso retomei a receita e fiz outro bolo.
Mas os "fanicos" foram congelados para mais tarde usar. O fim que lhe dei foram estas bolinhas de bolo e leite condensado mergulhadas em chocolate negro.
Não são cake pops bonitinhos e decorados, mas servem muito bem o seu propósito de umas dentadinhas doces.
Nem todos os desastres culinários têm de acabar mal: o segredo é ser criativo e reaproveitar.

Num artigo do Sapo Sabores vi a proporção massa de bolo para recheio e lá fui eu dedicar-me às bolinhas, versão hiper-mega simples sem decorações "quiduxas e fofinhas" ;)


Bolinhas de bolo e leite condensado mergulhadas em chocolate negro

Ingredientes:
  • 400gr de bolo (usei pão de ló aromatizado com baunilha)
  • 200gr de leite condensado
  • 100gr chocolate 74% cacau
  • 2 colheres (chá) manteiga
Preparação:

Em primeiro lugar desfazer o bolo em migalhas o mais finas possível. Juntar o leite condensado e envolver bem até que se forme uma pasta moldável.

Moldar as bolinhas e reservar no frio algum tempo até ficarem mais firmes. (Eu até deixei de um dia para o outro.)

Derreter o chocolate e a manteiga (no microondas ou em banho-maria, conforme preferirem). Passar as bolinhas pelo chocolate e colocar por cima de papel vegetal até que o chocolate solidifique.
O melhor método é colocar o chocolate num recipiente fundo e mergulhar as bolas, retirando com uma colher - os cake pops são mais fáceis de mergulhar, com a ajuda do pauzinho.

(Nota: rendeu-me mais de 20 bolinhas, mas o chocolate é insuficiente para essa quantidade. Optei por deixar as restantes simples.)

(A receita do bolo utilizado aqui é esta)
Vai uma dentadinha?




sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Trança com nozes

Há muito tempo que procuro a massa ideal de bolo rainha. No início deste ano fiquei mais perto, mas mesmo assim achei que estava um pouco seca, já nos dias seguintes. (podem ver a receita aqui)
Como o Natal está aí à porta achei por bem começar a testar alterações à receita mais cedo.

Então resolvi pegar na receita que fiz no início do ano, fazendo ligeiras alterações - mais álcool, mais um ovo - que dariam mais humidade à massa. Como a única variedade de frutos secos que tinha eram nozes e não tinha laranja, omiti esses ingredientes.Como sem variedade de frutos secos não poderia ser um verdadeiro Bolo Rainha - e afinal o objectivo era testar a massa - fiz uma trança.

Desta vez optei por amassar com a batedeira, com os ganchos para massas.

A trança ficou enorme! Posso até reduzir a quantidade de fermento para esta receita!
É também difícil de cozinhar - a massa está muito compacta e fica quase queimada por fora até ficar pronta no interior - o formato de bolo com buraco é sem dúvida o mais indicado. Com receio que ficasse crua por dentro fui deixando no forno e acho que acabou por secar um pouco demais para o meu gosto (prefiro massa um pouco mal cozida). Continua a não ser tão doce como o bolo rei - a falta das frutas cristalizadas obriga a aumentar um pouco mais o açúcar. No entanto acho que já tem um grau de doçura bastante aceitável para uma espécie de bolo rainha.

A massa ficou também um pouco mais escura, mas julgo que seja por causa do vinho do Porto.
Continua a não ser "a" massa, faltam uns ajustes, mas é muito boa!

Trança com nozes

Ingredientes:
  • 600gr farinha
  • 25gr fermento (fresco, uso Levital)
  • 100gr manteiga
  • 1/2 dl leite
  • 3 colheres (sopa) vinho do Porto
  • 2 colheres (sopa) aguardente
  • 200gr açúcar amarelo
  • 150 gr nozes picadas (+ q.b. para decorar)
  • 4 ovos
  • raspa de 1 limão
  • 1 colher (chá) sal
  • 1 gema para pincelar antes de ir ao forno
  • geleia q.b. para pincelar depois de pronto (opcional)
  • açúcar em pó para decorar (opcional)
Preparação:

Começar por amornar o leite e nele dissolver o fermento. Juntar um pouco da farinha (cerca de 3/4 chávena) e envolver bem. Deixar esta massa repousar 15 a 20 minutos em ambiente quente (ou até que se note que aumentou para o dobro do volume).

Entretanto amolecer a manteiga, que deve ter batida com o açúcar. Juntar depois os ovos um a um, batendo a cada adição. Juntar então a raspa de limão, o sal, o vinho do porto e a aguardente. Envolver bem.
Nesta fase juntar a massa lêveda e bater novamente.
Usando os ganchos para massa, juntar aos poucos a farinha restante. Deixar amassar até que fique uma mistura bem uniforme e se comece a descolar ligeiramente dos lados (com a minha batedeira demorou cerca de 10 minutos). Juntar as nozes picadas grosseiramente e deixar amassar mais alguns minutos para que fiquem bem misturadas.
Deixar a massa a levedar em ambiente quente (ligar o forno um ou dois minutos, desligar, e depois colocar lá a tigela , tapada com um pano).
A massa pode demorar algumas horas a levedar (duas, três horas - em ambiente quente poderá ser menos). Depois de ganhar volume vai estar mais firme e fácil de trabalhar, pelo que é possível dividir a massa em três porções e formar a trança.
Deixar repousar mais meia hora.
Pré-aquecer o forno, em temperatura média, cerca de 15 minutos.
Antes de ir ao forno pincelar a trança com uma gema ligeiramente diluída com água ou leite, e colocar nozes a decorar. (Costumo colocar papel vegetal no tabuleiro, para não pegar)
antes de ir ao forno, e depois

Fazer o teste do palito para verificar se está pronta (deverá estar dourada). Terminar com geleia de marmelo (aquecida para mais facilmente pincelar) para dar brilho e com pequenos montinhos de açúcar em pó.

Nota: esta trança, no fim de pronta, pesa aproximadamente 1,3Kg

É excelente para acompanhar um chá em frente à lareira, ou enroladinha numa manta... Delícia!

Vai uma fatia?

Versão para impressão