Mostrar mensagens com a etiqueta lanche. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta lanche. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Bolachas de Limão e Sementes de Papoila

Estava a precisar de renovar o stock de bolachas cá em casa e para não ficar apenas com uma variedade pus mãos à obra e saíram estas bolachas com aroma a limão. Mais uns pozinhos para dar uns sabores diferentes e ficaram uma maravilha!
Não posso dizer que me inspirei aqui ou ali, simplesmente juntei os ingredientes e às tantas até estão bem parecidas a outras entretanto publicadas... O que interessa é que saíram com um arzinho tosco, tal como queria - assim parecem mesmo caseiras :)


Bolachas de Limão e Sementes de Papoila


Ingredientes:
  • 300gr farinha
  • 125gr margarina (derretida)
  • 100gr açúcar
  • 1 colher (sobremesa) extracto de baunilha
  • 1 colher (chá) gengibre em pó
  • raspa e sumo de 1 limão
  • 1 ovo
  • 50gr amêndoas picadas
  • 2 colheres (sopa) rasas de sementes de papoila

Preparação:

Mexer muito bem a farinha com a margarina derretida, o açúcar e o ovo. Juntar depois a baunilha e o gengibre, assim como o sumo e raspa de limão.
Assim que a massa ficar bem misturada juntar por fim as sementes de papoila e as amêndoas. Mexer muito bem para que fiquem uniformemente espalhadas e deixar repousar no frio durante cerca de meia hora.
Polvilhar abundantemente uma superfície com farinha e estender a massa com a ajuda de um rolo. (Se a massa se pegar muito amassar com um pouco de farinha e voltar a estender).
Usar um cortador de massas à escolha e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Levar ao forno e retirar assim que o fundo da bolacha estiver douradinho.


Vai uma dentada?

Versão para impressão

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Bolachas de Aveia com Chocolate

Aqui está mais uma versão das bolachas de aveia, sempre muito apreciadas cá em casa. Desta vez não usei mel e usei menos frutos secos, mas a gulodice chamou-me e lá acrescentei um pouco de chocolate negro.
Ficaram bem leves e apetitosas.


Bolachas de Aveia com Chocolate

Ingredientes:
  • 1 chávena de açúcar amarelo
  • 1 chávena de margarina (mal cheia, medida ainda em cubos)
  • 2 colheres (chá) de café solúvel
  • 50gr de chocolate negro
  • 2,5 chávenas de aveia
  • 3/4 chávena de farinha
  • 1 chávena de amêndoas picadas
  • 4 colheres (sopa) de sementes de linhaça
  • 1 ovo

Preparação:

Num tachinho colocar o açúcar, a margarina, o café e o chocolate e derreter, mexendo de vez em quando.  Numa tigela juntar a farinha, a aveia, as sementes e as amêndoas, envolvendo bem. Sobre a mistura dos ingredientes secos colocar a mistura com o chocolate e mexer muito bem. Juntar então o ovo que ajuda a ligar melhor os ingredientes.
Colocar pequenas bolas ou montinhos num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno até ficarem com cor por baixo e tiverem uma aparência leve. (atenção, não deixar cozinhar demais, devem ser tirados um pouco moles, ao arrefecer ficam mais firmes).


Vai uma dentada?

(a receita das outras bolachinhas da foto sai nos próximos dias!)

Versão para impressão

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Bolo de Maçã com Cobertura Streusel

Esta é mais uma das receitas do livro "O Grande Livro da Pastelaria" (pag. 58), que comprei alguns dias atrás. Nada melhor para um lanche e um óptimo aproveitamento para umas maçãs que estavam a ficar velhas.
Acompanhado com um chá ou um belo copo de leite é uma delícia. Além disso a combinação de maçã com canela é divina, sabe sempre bem - e o aroma espalhado pela casa reconforta e aquece a alma nestes dias de frio.
Fiz ligeiras alterações, a receita que aqui publico é tal como fiz o bolo.


Bolo de Maçã com Cobertura Streusel

Ingredientes:

Para a massa:
  • 4 maçãs descascadas cortadas em pequenos cubos (ca de 600gr)
  • sumo de 1 limão
  • 125gr de manteiga
  • 125gr de açúcar
  • 2 ovos grandes
  • 225gr de farinha
  • 2 colheres (de chá) de fermento
  • 1 colher (sobremesa) de canela em pó
  • 1 colher (chá) de noz moscada em pó
  • 3 colheres de sopa de leite
Cobertura streusel:
  • 40gr de amêndoas picadas
  • 40gr de farinha
  • 25gr de açúcar mascavado
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 25gr manteiga, derretida

Preparação:

Aquecer o forno a temperatura média.
No fim de descascadas e cortadas as maçãs mistura-las cuidadosamente com o sumo de limão para que não oxidem (não ficam escuras).
Bater muito bem o açúcar com a manteiga amolecida. Quando ficar um creme esbranquiçado juntar então os ovos um a um, batendo entre cada adição. Juntar de seguida a farinha, a canela, a noz moscada e o fermento depois de peneirados. De seguida juntar o leite e mexer muito bem. O passo final é adicionar as maçãs envolvendo-as bem na massa.
Numa forma forrada com papel vegetal, untada e enfarinhada (eu usei das de mola, de 23cm) verter a massa e alisar bem.
Preparar então a cobertura streusel, juntando todos os ingredientes secos e por fim incorporar a manteiga derretida mexendo até ficar com um aspecto esfarelado. Colocar esta mistura a cobrir a massa e levar finalmente ao forno até estar bem douradinho e passar no teste do palito.


Vai uma fatia?

Versão para impressão

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Pão de Festa (partybrot)

Vi uma imagem deste pão no Sabores de Canela e não consegui resistir! Tive de por mãos à obra e este belíssimo pão fez as delicias de um lanche de sábado, com manteiga a derreter e chá bem quente a acompanhar.
Segui as instruções para fazer o pão com a batedeira e é bem simples de reproduzir.
O meu pão ficou um pouco mais "inchado", mas julgo que seja pela minha escolha de fermento - usei meia tablete de fermento fresco (cerca de 12,5gr) - e a massa cresceu imenso. Como somos bem gulosos também dobrei a quantidade de açúcar... Não ficou doce demais, para nós está mesmo na conta certa!
A receita que aqui reproduzo já tem as minhas pequenas alterações.


Pão de Festa


Ingredientes:

Para a massa:
  • 12,5gr de fermento fresco (1/2 tablete Levital)
  • 250ml de leite
  • 60gr de manteiga
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 ovos batidos
  • 560gr de farinha
  • 2 colheres (chá) de sal
Para a decoração:
  • 1 gema
  • 1 colher (sopa) de leite
  • sementes de papoila e de sésamo q.b.

Preparação:

Começar por aquecer ligeiramente 100ml de leite, nos quais deve ser dissolvido o fermento.
Colocar a mistura na taça da batedeira e bater durante alguns segundos.
O próximo passo é juntar, numa tigela, o leite a manteiga e o açúcar e levar ao microondas dois minutos. Retirar e mexer bem para que a manteiga e o açúcar se dissolvam totalmente. (Se não der, voltar a levar novamente ao microondas até ficar bem dissolvido.) A esta mistura, que não deve estar muito quente, juntar os dois ovos previamente batidos.
Colocar tudo dentro da batedeira e acrescentar a farinha e o sal. Durante 1 ou 2 minutos bater na velocidade mínima com a vara de massas, e depois aumentar a velocidade em um nível e deixar a bater durante 10 minutos.
Findo este tempo embrulhar a tigela e colocar em sítio morno (eu costumo ligar o forno dois ou três minutos, desligo, e deixo a massa lá a repousar) até dobrar o volume. Verificar passados 40 ou 50 minutos, mas pode levar mais algum tempo.
Findo este processo retirar a massa para uma superfície enfarinhada e trabalhá-la, amassando-a, durante alguns minutos. Deixar repousar mais alguns minutos enquanto se prepara uma forma de aro (usei de 22cm de diâmetro), untando e enfarinhando.
Está na hora de dividir a massa em 19 pequenas bolas que antes de dispor devem ser bem amassadas. Dispor as bolinhas na forma da seguinte forma: da parte de fora, encostadas às bordas, 12 bolas; por dentro destas dispor 6 e no centro a bolinha final.


Há mais um processo de levedação, para que as bolinhas cresçam e fiquem bem aconhegadinhas! (usei novamente o método do forno). Findo este processo preparar a gema com o leite, batendo muito bem, e pincelar o pão. Alternadamente decorar as bolinhas com sementes de sésamo brancas e sementes de papoila, que faz um contraste bem engraçado.


Vai uma fatia?
(estão a imaginar como foi o destino do pão... bolinha a bolinha foi desaparecendo :))

Versão para impressão

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Bolachas de Aveia com Gengibre e outras coisas boas

E cá está mais uma versão das bolachas de aveia... Estas ficaram muito aromáticas, quase que natalícias! Experimentem, são muito saciantes, quase uma barra de cereais caseira. Com um chá ou um copo de leite são uma maravilha. E partidas com iogurte natural também ficam muito bem! Como dá para perceber são bastante versáteis.


Bolachas de Aveia com Gengibre e outras coisas boas

Ingredientes:
  • 2 chávenas de farinha
  • 1 colher (chá) de bicarbonato
  • 1 colher (chá) de sal fino
  • 1 chávena amêndoas com pele picadas grosseiramente
  • 1 chávena de sultanas
  • 4 colheres (sopa) sementes de linhaça
  • 2 chávenas de aveia
  • 1 colher (chá) de canela
  • 1 colher (chá) gengibre em pó
  • raspa de 1/2 laranja
  • raspa de 1/2 limão
  • 1 chávena de manteiga ou margarina
  • 1 chávena de açúcar amarelo
  • 4 colheres (sopa) de mel
  • 1 colher(chá) extracto de baunilha
Preparação:

Levar ao lume, até derreter, a manteiga ou margarina, o açúcar, o mel e a baunilha. Assim que ficar uma mistura homogénea retirar do lume e reservar.
Misturar todos os outros ingredientes numa tigela e juntar a mistura anterior. Mexer bem até a massa ficar toda envolvida.
Forrar tabuleiros com papel vegetal e deitar colheradas de massa - atenção, afastar bem para não colarem - e levar ao forno até ficarem douradas no fundo. Ainda devem sair moles do forno, ao arrefecer ficam mais firmes.


Vai uma dentada?

Versão para impressão

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Bolo de Limão

Este foi o bolo escolhido para comemorar o meu aniversário (mais um anito, já vou nos 32!). No entanto não correu da melhor forma - não gostei do resultado da cobertura, e enganei-me a seguir a receita do recheio (distraída! deve ser da idade, lol). Descrevo aqui a forma como eu fiz, já que alterei pequenas coisinhas também na massa.
O bolo é muito bom, mesmo guloso. Mas não é para abusar, que apesar de ser de limão é bem doce.
A receita original está n'O Grande Livro de Pastelaria, página 68 (é verdade, este não tem nada a ver com o da foto)


Bolo de Limão

Ingredientes:

Para a massa:
  • 250gr de manteiga amolecida
  • 250gr de açúcar amarelo
  • 4 ovos (batidos)
  • 250gr de farinha de trigo com fermento
  • raspa de um limão
  • 2 colheres (de sopa) de sumo de limão
  • 3 colheres (de sopa) de leite

 Para o recheio e cobertura:
  • 140gr de manteiga
  • 200gr de açúcar em pó *
  • 3 colheres (de sopa) de sumo de limão
  • 4 colheres (de sopa) de curd de limão
* (acho que foi esta quantidade de açúcar que tornou a cobertura muito dura e difícil de trabalhar. Para a próxima usarei menos açúcar, ou acrescento mais sumo e manteiga)

Preparação:

Bater muito bem a manteiga com o açúcar. Juntar os ovos batidos e continuar a bater até ficar cremoso.
Juntar a farinha de trigo, peneirada, e a raspa de limão. Acrescentei um pouco de sumo para o sabor ficar mais intenso. No final bati muito bem a massa com as colheres de leite.
Levei a forno médio numa forma untada e polvilhada. (Usei o teste do palito para verificar a cozedura).

Quando o bolo estava já desenformado e cortado a meio comecei a tratar do recheio e cobertura.
Bati muito bem a manteiga com o açúcar em pó e adicionei o sumo de limão.


Para a montagem do bolo fiz assim: com a ajuda de uma seringa de pasteleiro coloquei um fio de creme em toda a volta. Por dentro espalhei o curd de limão. ( A forma correcta seria misturar o curd com o creme, mas não li com atenção...)
Montei o bolo e por cima espalhei o restante creme. Como era duro nem uns efeitos consegui fazer... Decorei com casca de limão cortada muito fininha.

Apesar de tosco estava muito bom!


Vai uma fatia?

Versão para impressão

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Bolo de Iogurte e Choco-Cappuccino

Quando comecei a fazer este bolo estava a correr tão mal que parecia ser um desastre culinário... Troquei a ordem de como queria juntar os ingredientes, entornei coisas na bancada... Enfim, parecia que o bolo não queria ser feito... Devia estar com a cabeça noutro lado, mas acabou em bem.
 O objectivo era um bolo fofo e alto, mas ficou um bolo baixinho, húmido, mas surpreendentemente delicioso, dados os contratempos.
Explico a forma exacta como fiz, não estranhem a ordem pouco ortodoxa de juntar as coisas - mas se acabou por sair bem  pode muito bem ser repetido.

A receita do choco-cappuccino podem encontrar aqui - é delicioso como bebida e pelos vistos uma excelente adição para bolos.




Bolo de Iogurte e Choco-Cappuccino


Ingredientes:
  • 4 ovos (separados)
  • 100gr de manteiga amolecida
  • 1 iogurte natural (usei tipo grego)
  • 2 medidas (do copo de iogurte) de açúcar
  • 2 medidas de farinha
  • 2 colheres de sopa de choco-cappuccino
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó
Para a cobertura:
  • 40gr de amêndoa picada
  • 40gr de manteiga
  • 40gr de açúcar
  • 2 ou 3 gotas de aroma de baunilha

Preparação:

Bati as claras com metade do açúcar até ficar um creme branco e brilhante. Reservei.
De seguida bati as gemas, a manteiga e o açúcar (tudo junto) e juntei de seguida o choco-cappuccino. Juntei nesta fase o iogurte e mexi bem. Envolvi a farinha e o fermento e no final a mistura das claras com o açúcar.
Levei a cozer numa forma redonda forrada com papel vegetal - não acertei as bordas, ficaram enrugadas para dar um efeito ao bolo. Quando passou no teste do palito retirei do forno. Desenformei ainda morno.

No fim do bolo sair do forno preparei uma cobertura levando ao fogão as amêndoas, o açúcar, a manteiga e a baunilha. Assim que o açúcar e a manteiga derreteram completamente verti a mistura por cima do bolo, espalhando bem para formar uma crosta fina.

E o que parecia um rol de incidentes sem fim (esquecer de bater as claras a "meio castelo" antes de juntar o açúcar, esquecer de bater primeiro a manteiga com o açúcar e depois as gemas, quase trocar um copo de farinha por um de açúcar, entornar coisas na bancada...) deu este bolo apetitoso. Acabei com um sorriso, foi bastante positivo! A parte da limpeza da confusão, enfim... compensou-se com uma bela fatia de bolo com uma cobertura crocante, ehehe


Vai uma fatia?


Versão para impressão

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Bolo com molho de morango e sementes de papoila

Depois de experimentar aquele delicioso bolo mármore resolvi usar a receita base e, com mais algumas alterações, cheguei a este bolo. Ainda tive receio que ficasse demasiado doce por causa do molho de morangos, mas ficou mesmo uma delícia. O molho ficou todo no fundo, atravessou a massa toda por ser pesado, e é como se tivesse posto uma cobertura no fim de desenformar o bolo. Conseguem ver a camada de molho de morango nas fotos, se repararem bem.


Bolo com molho de morango e sementes de papoila


Ingredientes:
  • 4 ovos
  • 2 chávenas de açúcar
  • 3/4 chávena de leite
  • 1/4 chávena de óleo
  • 2 e 1/2 chávenas de farinha
  • 1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
  • 1/2 colher de sopa de baunilha
  • 1 colher de sopa de sementes de papoila
  • 4 colheres de sopa de molho de morango 
(Nota: os morangos congelados que uso são do quintal dos papás!)


Preparação:

Começar por bater muito bem os ovos com o açúcar, até ficar uma massa fofa e esbranquiçada. Juntar de seguida o leite e o óleo e bater bem. De seguida juntar a farinha aos poucos e o fermento.
Já à mão envolver a baunilha e as sementes de papoila.


Verter a massa para uma forma untada e enfarinhada e por fim espalhar o molho de morango às colheradas.
Levar a forno médio e retirar quando passar no teste do palito.


Vai uma fatia?


Versão para impressão

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Pão de Forma e Pão Recheado

Cá por casa nunca compramos pão, é sempre feito por nós. Mais uma vez se fez pão cá por casa e gostei tanto deste, ficou tão fofo, que resolvi partilhar. Costumo fazer cerca de 2kg de farinha de cada vez, e o pão que não necessito na altura é congelado e usado quando precisamos para lanches ou refeições.
É um pão muito simples, e com parte da massa ainda tive direito a um pão gigantesco recheado.


Pão de Trigo

Ingredientes:
  • 2 kg de farinha de trigo (usei tipo 55)
  • 1 tablete de fermento fresco (25gr)
  • 1 fio de azeite generoso
  • sal q.b.
  • água morna q.b.

Preparação:

Num alguidar grande colocar toda a farinha e regar com um fio de azeite generoso. Colocar num sítio o sal, e noutro o fermento. Colocar um pouco de água morna e começar a misturar os ingredientes. Juntar a água necessária até que a massa forme uma bola uniforme, que ainda se pega ligeiramente às mãos. Deixar repousar alguns minutos e voltar a amassar. Deixar repousar novamente apenas alguns minutos e voltar a amassar. Repetir este processo ainda mais uma vez e deixar finalmente repousar a massa até dobrar de volume.
A massa fica muito lisa e fofa, excelente de se trabalhar.
Com esta massa fiz um pão de forma, colocando a massa numa forma de bolo inglês, fiz um pão recheado, que explico de seguida, e com as sobras fiz umas bolinhas que ficaram bem estaladiças (delas não tirei foto...).


Pão Recheado

Ingredientes:
  • massa de pão q.b. para forrar e cobrir um tabuleiro à vossa escolha
  • carne de 1/2 galo cozida e desfiada
  • 1 cenoura grande ralada
  • 2 colheres de sopa de salsa fresca picada
  • 2 colheres de sopa de chouriço ou paio aos cubinhos
  • azeite q.b.

Preparação:

Começar por polvilhar o fundo de um tabuleiro com farinha, e de seguida colocar metade da massa de pão, abrangendo todo o fundo. Pressionar a massa e colocar os ingredientes do recheio: espalhar o galo, a cenoura, a salsa e o chouriço. Regar com um fio de azeite e colocar a restante massa de pão, cobrindo bem.
Dar uns golpes na massa com uma faca e pincelar com azeite antes de ir ao forno.
Retirar quando o pão estiver douradinho e cozido. (pode aqui também fazer-se o teste do palito).
A receita que fiz dá para alimentar um batalhão! O pão é muito fofo e cresce bastante, e com este recheio fica uma delícia. É excelente para os dias que se avizinham mais frios - comer pão quente é sempre reconfortante.


Vai uma fatia?

Versão para impressão

domingo, 30 de outubro de 2011

Bolo Mármore

Há algum tempo que não se faziam bolos cá em casa... Mas estava a apetecer-me um Bolo Mármore, que não comia há muito tempo. A minha mãe tem uma receita, que altera de cada vez que faz... Acrescenta sempre qualquer coisa, e o certo é que fica sempre bom.
Pois eu resolvi inspirar-me em receitas alheias e fazer como a minha mãe, acrescentando algo que me parecesse bem.
A receita original podem ver no Sabores da Alma, um blogue que recomendo vivamente, tanto pelas receitas como pelas belíssimas imagens que fazem crescer água na boca.
As minhas alterações foram poucas: adicionei café e nozes picadas e tive de acrescentar também um pouco de farinha, os meus ovos deviam ser muito grandes e a massa estava um pouco líquida.Um bolo excelente para o lanche, experimentem!




Bolo Mármore


Ingredientes:
  • 4 ovos
  • 2 chávenas de açúcar
  • 1/2 chávena de óleo
  • 1/2 chávena de leite
  • 2 e 1/2 chávenas de farinha
  • 1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
  • 3/4 colher (sopa) de extracto de baunilha
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 colher de sopa de café solúvel
  • 1/2 chávena de nozes picadas

Preparação:

Comecei por bater os ovos com o açúcar até ficar uma massa fofa. Juntei depois o óleo e o leite, e continuei a bater. De seguida acrescentei a farinha e o fermento aos poucos. Nesta fase dividi a massa em duas porções, mais ou menos iguais. A uma delas acrescei a baunilha e envolvi bem, e à outra acrescentei o café, o chocolate em pó e as nozes picadas. Na mistura com chocolate ainda adicionei duas colheres de sopa de leite, para diluir a massa que ficou muito espessa.
Numa forma de bolo inglês untada a e enfarinhada fui vertendo as massas alternadamente até terminarem.
Foi ao forno, e retirei quando passou no teste do palito.
Como a massa de chocolate ficou um pouco mais pesada acabou por ficar mais no fundo, mas acho que está bem bonito na mesma.
Vai uma fatia?

Versão para impressão

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Choco-Cappuccino

Nos primórdios do blogue fiz esta receita, que me agradou bastante. No entanto, só passado todo este tempo é que voltei a fazer a mistura... Claro que fiz algumas alterações, e como acho que ficou muito bom, bastante aromático, resolvi partilhar.
Como poderão ver pela receita, temos um lado bem docinho, e com muito aroma a canela. Canela é sempre bem vinda cá em casa, e não podia faltar aqui, em dose generosa.  É delicioso para aquecer a alma em dias frios com muita chuva lá fora...
Esta receita rende um frasco pequeno (o frasco da foto tem quase três receitas equivalentes a esta).


Choco-cappuccino

Ingredientes:
  • 100gr de leite em pó (usei gordo)
  • 60gr açúcar
  • 20gr açúcar baunilhado (1 embalagem)
  • 30gr café solúvel (usei descafeinado)
  • 40gr chocolate em pó
  • 1 colher (de sopa) de canela
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 pitadinha de sal fino
Preparação:

Misturar todos os ingredientes e colocar no copo liquidificador, assegurando que está completamente seco. Pulsar até que o pó esteja fino e homogéneo. Guardar num frasco hermético, para que não humedeça.
Depois é só colocar duas colheres de sobremesa, rasas, por cada chávena de água ou leite bem quente e saborear!
(Apesar da receita ser feita com leite em pó, sendo adicionado ao leite fica delicioso)


Vai uma caneca?

Versão para impressão

sábado, 22 de outubro de 2011

Bolachas Integrais de Avelãs

Tenho um livrinho (é mais fascículo, pequenito) de uma colecção do Círculo de Leitores (Bom Apetite) só sobre bolachas e biscoitos. Este anos em casa dos meus pais e resolvi trazer para casa. Passados longos meses na prateleira teve a estreia. E logo com uma receita de bolachas integrais. Soa a saudável, e normalmente saudável soa a sensaborão. Pois aí é que está: as bolachas são deliciosas!
Vou ter de dar mais atenção àquelas receitinhas (Nesta só alterei a quantidade de canela).


Bolachas Integrais de Avelãs

Ingredientes:
  • 400gr farinha de trigo integral
  • 2 colheres de chá de fermento
  • 1 colher de chá de canela
  • 150gr açúcar amarelo
  • 150gr avelãs moídas
  • 200gr manteiga amolecida
  • 2 ovos
  • avelãs q.b. para decorar
Preparação:

Misturar a farinha, o fermento, a canela, o açúcar e as avelãs moídas numa tigela. Juntar a manteiga amolecida e os ovos. Mexer com uma colher de pau e terminar amassando com as mãos.
Formar rolos de massa com mais ou menos 3 ou 4 cm de diâmetro e envolver separadamente em película aderente. Deixar repousar no frigorífico por uma hora.

Preparar o tabuleiro do forno, forrando com papel vegetal.
Retirar um rolo de cada vez, tirar a película, e com uma faca afiada cortar os rolos em rodelinhas com cerca de 1/2 cm. Colocar no tabuleiro e em cada bolachinha colocar metade de uma avelã, pressionando um pouco para que depois não caia no final de prontas as bolachas.
Levar ao forno médio durante cerca de 20 minutos. (A receita rendeu-me cerca de 70 bolachinhas)

E depois é tentar não as comer ainda quentes, já que o cheiro é tal forma inebriante que só apetece comer sem regra :)


Vão umas bolachinhas?

Versão para impressão

sábado, 15 de outubro de 2011

Iogurte de compota de figo

A fórmula é sempre a mesma, e é mais uma combinação que combina perfeitamente! Esta compota foi-me oferecida no natal passado e é bem suave (também fiz este ano uma compota de figo, e fiz iogurtes com ela - o resultado foi igualmente bom). Para além de boa no pão fica muito bem nos iogurtes.



Iogurtes de compota de figo

Ingredientes:
  • 1 l de leite gordo
  • 100gr de açúcar
  • 1 iogurte natural grego
  • 4 colheres de sopa de leite em pó gordo
  • 1 colher de sopa de compota de figo por copo
Preparação:

Para os iogurtes levar o leite e o açúcar a ferver e deixar arrefecer de seguida até ficar morno. Numa tigela misturar o iogurte natural com o leite em pó e de seguida adicionar o leite aos poucos, mexendo bem para não deixar grumos.
O passo final é juntar a colher de sopa de compota no fundo de cada copo.
Levar à iogurteira durante pelo menos 8 horas e de seguida ao frigorífico durante 5 horas.


Vai uma colherada?

Versão para impressão

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Bolachas custard

Há algum tempo que tinha a farinha em casa, já tinha visto receitas em imensos blogues que visito mas ainda não tinha experimentado. E como me arrependo de não ter feito a receita mais cedo... A desculpa mental era que sem dispara-biscoitos podia ser difícil moldar. Qual quê... Fazem-se bolinhas, achatam-se com um garfo, que fica bem giro, e estão prontas para ir ao forno!
A receita base que usei foi encontrada aqui, n'O meu livro de receitas, mas ainda acrescentei ingredientes para decoração, que deram um toque especial.
E no fim de as tirar do forno, com aquele cheirinho, arrependi-me de não ter dobrado a receita :)


Bolachas Custard

Ingredientes:
  • 150gr de margarina amolecida
  • 100gr de açúcar
  • 1 ovo
  • 1 pitada de sal
  • 50gr de farinha custard
  • 1 colher de chá de fermento
  • 250gr de farinha
  • sementes de papoila q.b.
  • amêndoas picadas q.b.
  • chocolate negro picado q.b.
      
    Preparação:

    Comecei por bater bem a margarina com o açúcar e adicionei depois o ovo. Voltei a bater muito bem e adicionei o sal, o fermento, e a farinha custard. Voltei a bater bem até ficar uma massa lisa e uniforme e por fim a farinha de trigo. Fiz tudo apenas com colher de pau, sem sequer usar batedeira, e foi bastante rápido.
    Apesar da massa ficar mole conseguem moldar-se pequenas bolas que depois se achatam com um garfo. Convém passar o garfo por farinha para não pegar aos montinhos.
    No fim decorei com amêndoas, sementes de papoila e chocolate.
    Levei ao forno e fui vigiando, pressionando as bolachinhas e retirando quando estivessem firmes.
    Não contei quantas rendeu, mas sei que quentes ainda se roubaram umas quantas... (Rendeu mais do que se vê no pratinho)


    Vão umas bolachinhas? (não consigo oferecer só uma...)

    Versão para impressão

    domingo, 2 de outubro de 2011

    Iogurtes com compota de ameixas

    Eu tinha dito (escrito...) que tinha já um destino para a compota... Ora foi para uns deliciosos iogurtes, que ficaram excelentes - o doce da compota e o crocante das amêndoas com a cremosidade do iogurte foi uma combinação fantástica.


    Iogurtes com compota de ameixas


    Ingredientes:
    • 1 l leite gordo não muito quente
    •  3 colheres sopa leite em pó
    •  100gr açúcar
    •  1 iogurte natural grego
    •  1 colher sopa compota por copo
     Preparação:

    É bastante simples: numa tigela misturar muito bem o iogurte natural grego com o leite em pó, dissolve-se o açúcar no leite quente e juntam-se os dois preparados com cuidado para não ficarem grumos.
    Em cada copo deve colocar-se uma colher de sopa de compota, encher o copo com a mistura de iogurte e levar à iogurteira entre 8 a 10 horas, seguido de 5 horas no frigorífico. E depois é apreciar, pois claro...


    Vai uma colherada?

    Versão para impressão

    sexta-feira, 30 de setembro de 2011

    Compota de ameixas vermelhas com amêndoa

    Gosto muito de ameixas, mas apenas enquanto estão firmes. Assim que começam a ficar demasiado maduras já não aprecio. Há já algum tempo (a publicação está temporalmente desfasada) tinha algumas ameixas em casa, bem grandes, e que tinham sido vermelhas - maduras ficam muito mais escuras. Optei por fazer uma compota que já tinha destino, pelo menos parte dela... Mas disso falarei (escreverei, no caso) noutra altura...


    Compota de ameixas vermelhas com amêndoa


    Ingredientes:
    • ameixas bem maduras descascadas e descaroçadas
    • 3/4 do peso das ameixas de açúcar amarelo
    • aroma de baunilha a gosto
    • sumo de limão a gosto (usei de meio limão, pequeno)
    • amêndoas palitadas a gosto
    Preparação:

    Depois de ter o trabalhinho de descascar e descaroçar as ameixas é só colocar a polpa num tacho, juntar os restantes ingredientes (menos as amêndoas, que só junto no fim), e deixar apurar, mexendo de vez em quando, até fazer ponto de estrada.

    Requer algum tempo e paciência, mas o resultado final compensa.
    (O sumo de limão dá um toque ácido à compota que aprecio bastante, pois fica menos enjoativa. Se preferirem bem doce omitam este ingrediente e façam a compota na proporção de 1 para 1 em relação à fruta e ao açúcar)


    Vai uma colherada?

    Versão para impressão

    sábado, 24 de setembro de 2011

    Brioches

    Há muito que queria fazer brioches sem recorrer às farinhas preparadas - fazer o processo todo dá-me muito mais gozo.
    Já vi em blogues conhecidos algumas receitas, mas esta retirei daqui e fiz umas ligeiras adaptações


    Brioches

    Ingredientes:

     Para o fermento inicial:
    • fermento fresco (entre 30 a 40gr)
    •  2/3 de chávena de leite morno
    •  1 chávena de farinha

    Para a restante receita:
    • 200gr de margarina amolecida
    • 4 ovos batidos
    •  1 e 2/3 chávenas de leite morno
    •  1 e 1/3 chávena de açúcar
    •  1 colher (sobremesa) de sal
    •  Farinha de trigo até a massa se despegar das mãos (usei cerca de 1,7kg, mas pode variar)
    • leite para pincelar

    Ingredientes extra, para recheio e /ou decoração:
    • fatias de chourição
    • chocolate negro partido em pedaços pequenos
    • sementes de papoila
    • amêndoa palitada torrada

     Preparação:

    Começar por preparar a primeira fermentação, juntando o fermento ao leite morno e a um pouco de farinha. Deixar fermentar por cerca de 30 minutos.

    De seguida juntar os restantes ingredientes: a margarina, os ovos, o açúcar, o sal, o leite. Mexer muito bem e começar a juntar farinha. Na fase inicial mexi com uma colher, mas assim que a massa se começou a formar passei a amassar com as mãos até a massa se despegar facilmente tanto das mãos como do alguidar.


    Deixei fermentar em local abrigado e tapado durante cerca de uma hora. Depois disso voltei a mexer a massa e tendi os pãezinhos. Alguns deles recheei com chourição, outros deixei simples e polvilhei com sementes de papoila, outros ainda juntei amêndoas torradas, e até chocolate.
    Fiz diversas formas (para identificar também os sabores e também por adoro "brincar" com massa) e deixei repousar mais algum tempo. Pincelei com leite antes de ir ao forno, em tabuleiro enfarinhado.

    Ficaram uma maravilha, bem fofinhos. Escusado será dizer que os de chocolate eram divinais!


    Vai uma fatia?

    Versão para impressão