Mostrar mensagens com a etiqueta lanche. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta lanche. Mostrar todas as mensagens

domingo, 6 de março de 2016

"Sourdough cake", ou numa tradução tosca - bolo de massa azeda

É um nome bastante estranho para muitos de vós, mas para quem gosta de se aventurar a fazer pão o conceito de "sourdough*" ou massa azeda (há também quem lhe chame massa madre) é com certeza familiar.

A minha avó não usava essa massa verdadeiramente, limitava-se a guardar um pouco da massa de uma semana para a outra, sem o conceito de a "alimentar" e manter.

Já tentei antes e correu mal -  a sourdough não resultou. Mas agora voltei a tentar. E como me fazia confusão deitar metade da massa fora quando está numa fase inicial fui pesquisar mais formas de utilização. Encontrei esta receita de bolo que se faz num instante e é bastante aromático, graças à canela.

Uma vez que a a minha receita de massa madre se iniciou com maçã e tinha uns pequenos pedaços, adicionei metade de uma maçã ao bolo. Ainda bem que o fiz, pois ajuda a cortar o doce da cobertura.


Sourdough Cake / Bolo de massa azeda

Ingredientes:
  • 1 chav de massa azeda (capacidade de 250 ml)
  • 1/3 chav óleo vegetal
  • 1 ovo (ligeiramente batido)
  • 1 chav farinha (sem fermento)
  • 3/4 chav açúcar
  • 1/2 colher chá sal fino
  • 1 colher chá bicarbonato
  • 1 colher chá canela em pó
  • 1/2 maçã em cubos pequenos
Para o topping:
  • 1 colher chá canela
  • 1/2 chav açúcar amarelo
  • 2 colheres sopa manteiga
  • 1 colher sopa farinha
Preparação:

Misturar a massa azeda, o óleo e o ovo batido até ficar bem combinado. Juntar depois os ingredientes secos e colocar numa forma forrada com papel vegetal. Deitar os pedacinhos de maçã por cima.

Misturar bem todos os ingredientes do topping e espalhar por cima do bolo. Levar a forno quente durante cerca de 35 minutos, ou até um palito sair seco e o topo estiver dourado.



Vai uma fatia?

Versão para impressão

* se desta vez o processo correr bem venho cá contar tudinho e mostrar os pães!
Basicamente é uma mistura de farinha (250gr), água(250ml, e um pouco de fruta (usei 1/4 maçã picada) para ajudar a fermentar colocados dentro de um frasco hermético. Passados três dias deve retirar-se metade da massa e alimentar com nova farinha e água. (Foi com a parte que deitaria fora que fiz este bolo.) Nos dias sseguintes, consoante a fermentação - se tiver bolhas e aumentar o volume está activo - deve continuar a alimentar-se e serve para usar como fermento natural para o pão. Demora muitas horas a fermentar, ao contrário dos fermentos que se compram no supermercado)

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Bolachas de manteiga com pasta de amendoim


Estas bolachas foram feitas há muito tempo, mas o blogue está a marinar deste praticamente o início do ano...
Mas como se pode acabar o ano em beleza tenho ainda umas receitinhas para publicar nestes últimos dias!

São fáceis de fazer e garanto-vos, desaparecem num instante...

Bolachas de manteiga com pasta de amendoim

Ingredientes:
  • 250gr manteiga amolecida
  •  200gr açúcar amarelo
  •  ¾ cup amendoins reduzidos a uma pasta (não precisa de ser já em manteiga)
  •  ¼ cup amendoim triturado grosseiramente
  •  2 cup de aveia reduzida a farinha
  •  2 cup farinha
  •  1 colher (chá, rasa) canela
  •  1 pitada de sal fino
  •  1 colher (chá) fermento em pó
Preparação:

Misturar todos os ingredientes, moldar em rolos enrolados com película aderente e reservar no frio pelo menos 30 minutos (ou até a massa estar bem firme)
Cortar em bolachas e levar ao forno.

(dependendo do tamanho dos rolos e grossura das bolachas pode render cerca de 50 bolachas)

São deliciosas!

Versão para impressão

domingo, 21 de setembro de 2014

Bolo de Natas

Um pacote de natas que tinha de ser gasto, uma crise de ideias. Vai-se ao google e procura-se "bolo de natas" - e cheguei aqui: No Mundo de Luísa.
A única alteração que fiz foi adicionar umas gotas de aroma de baunilha e uma pitadinha de sal.

O bolo é muito simples e rápido - recomendo! Fica fofo e húmido, muito agradável.

Bolo de Natas

Ingredientes:
  • 4 ovos
  • uma chávena* de açúcar
  • uma chávena de  farinha 
  • 1 colher (chá) de fermento
  • 200ml de natas
  • algumas gotas de aroma de baunilha
  • 1 pitada de sal
* com capacidade de 250ml 

Preparação:

Bater os ovos com o açúcar. Juntar a farinha e o fermento e por fim as natas, o aroma de baunilha e a pitada de sal.

Colocar numa forma untada e enfarinhada e levar a forno médio até ficar dourado e o palito sair limpo.


Vai uma fatia?

Versão para impressão

domingo, 16 de março de 2014

Bolo de pinhão com creme

Continuamos com receitas de pinhão, tão generosa foi a quantidade que conseguimos "colher". Esta receita retirei daqui. A alteração que fiz nos ingredientes foi apenas usar mais pinhões!

Os pinhões dado o seu custo, podem perfeitamente ser substituídos por outro fruto seco a gosto. Podem também não usar-se as sultanas no creme, mas eu gosto daquelas pequenas surpresas.


Bolo de pinhão com creme

Ingredientes:

Para o creme:
  • 3 gemas
  • 4 colheres (sopa) açúcar
  • 2 colheres (sopa) farinha
  • 500ml leite
  • 2 colheres (sopa) de sultanas ensopadas em vinho do Porto (cerca de 25ml)
Para a massa:
  • 180gr manteiga (à temperatura ambiente)
  • 150gr açúcar
  • 3 ovos
  • 180gr farinha
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 25gr pinhões para a massa + 25 gr de pinhões para cobrir
  • açúcar em pó q.b. para polvilhar o bolo depois de frio
Preparação:

O primeiro passo é fazer o creme, que tem de estar frio antes de juntar à massa.
Colocar as passas numa tacinha com o vinho do Porto.
Levar o leite a aquecer num tacho e assim que começar a levantar fervura juntar-lhe, em fio, as gemas previamente batidas com o açúcar e a farinha. Mexer muito bem com a vara de arames até que o creme engrosse um pouco.
Retirar do lume para uma taça, envolver as passas escorridas, e deixar arrefecer.

Preparar a massa do bolo batendo bem a manteiga com o açúcar até ficar cremoso. Juntar os ovos um a um, batendo bem entre cada adição. Juntar a farinha e fermento, peneirados. Adicionar 25gr de pinhão e envolver.

Numa forma de fundo amovível ou de aro forrada com papel vegetal, untada e enfarinhada, colocar metade da massa, alisando-a com a ajuda de uma espátula. Verter o creme para a forma. Colocar o resto da massa tendo o cuidado de encher o rebordo e ir preenchendo, com pequenos montinhos, o resto da forma com cuidado para não misturar com o creme (se ficarem pedaços por cobrir não há problema). Antes de levar a forno médio, pré-aquecido,  salpicar generosamente com pinhões.
Retirar quando estiver bem dourado (o teste do palito não serve porque o creme fica sempre húmido).


Deixar arrefecer, desenformar com muito cuidado para não partir o bolo, e antes de servir polvilhar com açúcar em pó.

Vai uma fatia?

Versão para impressão

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Bolo de maçã e noz

Há cá por casa maçãs granny smith já demasiado maduras para o meu gosto - prefiro-as pouco depois da apanha, com a sua cor verde ainda bem viva, bem crocantes e com a sua acidez no auge. Mas com o tempo elas vão amarelecendo e ficando um pouco mais doces.  E claro, fora do frio começam a estragar-se.
Para aproveitar algumas delas fiz um bolo de maçã bem denso e húmido.


Bolo de maçã e noz

Ingredientes:
  • 200gr margarina amolecida
  • 250gr açúcar amarelo
  • 4 ovos
  • sumo de 1/2 limão
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (chá) canela em pó
  • 240gr farinha
  • 2 colheres (chá) fermento em pó
  • 3 maçãs em cubos (cerca de 400gr)
  • aprox 50gr nozes picadas grosseiramente

Preparação:

 Numa tigela colocar a margarina amolecida e bater bem com o açúcar amarelo. Adicionar os ovos, um a um, batendo entre adições.
Juntar o sumo de limão, a pitada de sal e a canela e bater. Adicionar, aos poucos, a farinha e o fermento peneirados. Por fim envolver as maçãs aos cubos e as nozes.

Colocar o preparado numa forma untada com margarina (ou spray) e polvilhada com farinha e levar a forno médio pré-aquecido.

Retirar quando passar no teste do palito.

(Atenção: eu prefiro os bolos húmidos, por isso assim que passa o teste do palito retiro logo. Quem preferir os bolos um pouco mais cozidos deverá deixar dourar mais o bolo à superfície.)


Vai uma fatia?

Versão para impressão

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Queques de frutos secos

Bem... Continuo a chamar queques a este tipo de bolinhos, mas de outras vezes chamo muffins...Ainda não me decidi! Enfim, são bolinhos individuais, bem fáceis de fazer, e o que conta mesmo é o sabor que têm, certo?

Por isso cá vai mais uma dose deste bolinhos tão práticos para o lanche, dentro e fora de casa.
Desta vez optei por usar frutos secos, que gosto muito.
Deixo-os sempre muito clarinhos porque não gosto de deixar secar a massa.Assim que passam no teste do palito tiro-os logo do forno.


Queques de frutos secos

Ingredientes:
  • 140gr açúcar amarelo
  • 180gr farinha
  • 1 e 1/2 colher (chá) fermento em pó
  • 1 pitadinha de sal
  • 2 ovos
  • 1 dl óleo de girassol
  • 1 dl de leite
  • 1 colher (chá) aroma de baunilha
  • 15 ml vinho do porto
  • 1/2 cháv* nozes
  • 1/2 cháv amêndoas
  • 1/2 cháv sultanas douradas
*(capacidade de 250ml)

Preparação:

Numa tigela colocar os ingredientes secos e envolver bem: o açúcar, a farinha, o fermento e o sal.
Numa outra tigela colocar os ingredientes líquidos e misturar bem: os ovos, o óleo, o leite, a baunilha, o vinho do Porto.

Juntar com cuidado os ingredientes líquidos aos secos e envolver, sem bater. Por último envolver com cuidado os frutos secos.

Forrar uma forma de queques com forminhas de papel e distribuir a massa por elas.
Levar a forno médio até que passem o teste do palito.

(rende 12 queques)

Vai uma dentada?

Versão para impressão

domingo, 29 de dezembro de 2013

Muffins de maçã e pepitas de chocolate

Mais uma fornada de queques (ou muffins) que saiu na minha cozinha. São muito rápidos a preparar, fáceis, e um excelente lanche portátil!
São como um aromático bolo de maçã e canela, e ainda com umas pequenas surpresas de chocolate (só porque sou muito gulosa).


Muffins de maçã e pepitas de chocolate

Ingredientes:
  • 180gr açúcar amarelo
  • 210gr farinha
  • 2 colheres (chá) fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1 dl óleo (usei de girassol)
  • 1,5dl leite
  • 1 colher (chá) aroma de baunilha
  • 2 ovos
  • 2 maçãs reineta em cubinhos (cerca de 2 chávenas)
  • 40gr pepitas chocolate
  • 1 pitada canela
  • açúcar em pó e canela para polvilhar (opcional)
Preparação:

Numa tigela misturar bem o açúcar, a farinha, o fermento, e o sal. Numa outra tigela colocar o óleo, o leite, os ovos e o aroma de baunilha e misturar muito bem até ficar homogéneo. Juntar esta última mistura à mistura de farinha e açúcar, mexendo cuidadosamente apenas até os ingredientes estarem bem misturados. Acrescentar então as maçãs (descascadas e cortadas em cubos pequenos), as pepitas de chocolate e uma pitada de canela, envolvendo bem.
Forrar uma forma de cupcakes com forminhas de papel e distribuir a massa uniformemente pelas caixinhas.
Levar a forno médio pré-aquecido e retirar assim que passar no teste do palito.

No fim de arrefecerem um pouco polvilhar com uma mistura de açúcar em pó e canela (opcional).

(Nota: esta receita rendeu 15 queques, pelo que usei uma forma de 12 e ainda 3 latinhas individuais forradas com forminha de papel)


Vai uma dentada?

Versão para impressão

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Bolo Rei

É rara a mesa de Consoada que não tenha um Bolo Rei... Este ano fui eu que o fiz!

Continuo a testar alterações à massa base mexendo nas quantidades de ingredientes para chegar ao "tal" bolo, o que verdadeiramente me enche as medidas! E, com a concordância de quem o provou, acho que posso ter mesmo chegado à receita ideal!

E desta vez optei por testar um bolo rei (e não rainha), mas com as frutas cristalizadas apenas na massa - os pedacinhos pequenos complementam os frutos secos, e não há pedaços grandes na decoração, onde acho que são mais enjoativos.

Ficou bastante rico em frutos, não é demasiado doce mas tem os pequenos apontamentos das frutas cristalizadas picadas. É uma receita vencedora, sem dúvida!

Ainda quentinho estava delicioso, um verdadeiro pecado! (As fotos foram tiradas com os bolos acabadinhos de fazer, ainda fumegavam!)
Bolo Rei

Ingredientes:

Para o fermento:
  • 150gr farinha
  • 25gr fermento fresco 
  • 1 dl leite (morno)
Para a massa:
  •  550gr farinha
  • 125gr manteiga amolecida
  • 200gr açúcar amarelo
  • 5 ovos
  • 3 colheres (sopa) vinho do Porto
  • 3 colheres (sopa) aguardente
  • raspa de 1 limão
  • 1 colher (sobremesa) sal
  • 200gr frutos secos variados (nozes, avelãs, amêndoas)
  • 50gr sultanas douradas
  • 125 gr fruta cristalizada em cubinhos
Para finalizar e decorar:
  • uma gema de ovo (diluída em leite ou água) para pincelar antes de ir forno
  • frutos secos q.b. para decorar antes de ir ao forno 
  • geleia de marmelo derretida para pincelar depois de pronto
  • açúcar em pó q.b.


Preparação:

Começar por preparar a massa com fermento, diluindo-o no leite morno e misturando com a farinha. Deixar repousar em local abrigado até que dobre o volume (cerca de 30 minutos). Preparo-o logo na taça da batedeira.

Assim que a primeira massa estiver fermentada acrescentar-lhe a manteiga, o açúcar, os ovos, o vinho do Porto e aguardente, a raspa de limão e o sal, usando os ganchos de amassar durante as adições.
Acrescentar então a farinha e deixar amassar pelo menos durante 10 minutos.
Juntar por fim os frutos (secos e cristalizados) e deixar amassar mais alguns minutos para que se incorporem uniformemente na massa.

Deixar a massa levedar em local abrigado. O ideal é deixar levedar várias horas (deixei levedar cerca de 4 horas).

No fim de lêveda deverá ser uma massa fofa e relativamente fácil de moldar. Se se pegar às mãos deverá polvilhar-se farinha na bancada onde se tenderem os bolos e também um pouquinho sobre a massa.

Formar os bolos (esta receita rendeu 3 bolos de tamanho médio) dividindo a massa em bolas. Calcar no centro até começar a abrir um buraco e depois alargar até ficar em formato de argola. Deixar repousar cerca de uma hora antes de levar a forno médio pré-aquecido. Para que não pegue deverá forrar-se o tabuleiro com papel vegetal.
Imediatamente antes de ir forno pincelar com gema de ovo diluída em leite ou água e decorar com os frutos secos.

Fazer o teste do palito para verificar a cozedura. (Se o bolo começar a ficar muito escuro e não estiver pronto deverá tapar-se com folha de alumínio).

Assim que estiver pronto retirar do forno e pincelar com geleia derretida (uns segundos no microondas), para dar brilho. Aguardar que arrefeça alguns minutos e polvilhar com açúcar em pó a gosto.

Vai uma fatia?

Versão para impressão

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Estrelinhas de especiarias

Quando fiz bolachinhas com especiarias fiquei rendida ao seu aroma fantástico.
Estas foram ainda mais ousadas e aromáticas! Às especiarias que já tinha testado acrescentei a frescura do limão, o calor da pimenta preta e ainda um toque de cravinho. Podem colocar as especiarias que mais gostarem, omitir as que não apreciarem... Esta mistura, para mim, é excelente!

Foram as escolhidas para oferecer à família neste Natal, espero que também eles gostem!


Estrelinhas de especiarias

Ingredientes:
  • 250gr manteiga amolecida
  • 250gr açúcar
  • 1 ovo
  • 500gr farinha
  • raspa de 1 limão
  • 4 colheres (chá) canela
  • 2 colheres (chá) gengibre em pó
  • 2 colheres (chá) noz moscada
  • 1 pitada de cravinho em pó
  • 1 pitada de pimenta preta
Preparação:

Numa tigela colocar a manteiga amolecida e o açúcar e bater até ficar uma mistura fofa. Acrescentar o ovo e bater novamente. (Pode usar-se a batedeira)
Juntar todos os ingredientes aromáticos e envolver bem, até ficar uma massa com cor homogénea.
Por fim acrescentar a farinha - gosto de o fazer à mão, até que a massa se una e despegue das mãos.

No inverno a massa é mais fácil de trabalhar, porque a temperatura mais baixa deixa a manteiga endurecer um pouco. Por isso não necessitei descansar a massa, estava pronta a estender sem sequer ser necessária farinha, já que não se pegava à bancada. (Com temperaturas mais elevadas deve refrigerar-se a massa cerca de 30 minutos antes de estender. Se tiver tendência a pegar, polvilhar a superfície com farinha)

As bolachinhas, depois de cortadas, devem ir ao forno até ficarem com a base dourada, em tabuleiro forrado com papel vegetal.

A cozinha fica a cheirar a especiarias, bastante convidativa a uma caneca de chá a acompanhar as bolachinhas acabadinhas de fazer!

Vai uma bolachinha?

Versão para impressão


quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Regueifa - a minha primeira tentativa!

Há muito que queria uma receita deste pão doce, e acabei por encontrar. No entanto ficou em arquivo e foi ficando esquecida a experiência...
A regueifa é típica do norte do país, e julgo que seja característica da altura da Páscoa... Mas agora pertinho do Natal é que me apeteceu experimentar!

Lá pus mãos à obra, não sem antes dar uma reviravolta à receita que encontrei...

A receita base tirei do Pratos da Bela, que também ela acabou por ir adaptando com receitas posteriores.
Resolvi acrescentar um passo, preparando um fermento prévio e só depois juntar os restantes ingredientes e amassar. Algumas das quantidades também foram alteradas à medida que ia fazendo...
Desta vez não amassei à mão porque é uma massa muito húmida e difícil de trabalhar, pelo que usei a batedeira com os ganchos de amassar.

Adorei o resultado final, fica uma massa muito leve e fofa. Não é excessivamente doce, e o toque da canela é bastante suave. Agora só preciso de treinar a enrolar a massa para que a rosca não fique sem buraco!
Regueifa

Ingredientes:

Para o fermento:
  • 25gr fermento fresco
  • 100gr farinha
  • 125ml leite morno
Para a massa:
  • 150 ml leite morno
  • 3 ovos grandes
  • 200 gr açúcar
  • 100 gr manteiga amolecida
  • 40 ml vinho do Porto
  • raspa de 1 limão (pequeno)
  • sumo de 1/2 limão (pequeno)
  • 1 colher (chá) canela em pó
  • 450 gr farinha + q.b. até formar uma bola (entre 75 a 100 gr, consoante a capacidade de absorção da farinha)
  • leite q.b. para pincelar antes de ir ao forno
  • cerca de 1 colher (sopa) de manteiga derretida para pincelar no fim de pronta

Preparação:

Em primeiro lugar preparar a massa fermentada colocando a farinha, o leite e o fermento fresco numa tigela (usei a tigela da batedeira). Misturar tudo muito bem e deixar repousar, tapado com um pano, até dobrar de volume.
Após a massa estar fermentada juntar o leite, os ovos, o açúcar, a manteiga, o vinho do porto, a raspa e sumo de limão e a canela. Bater um ou dois minutos até ficar uma massa homogénea.
Juntar agora a farinha, em duas ou três vezes, e deixar amassar alguns minutos. Se a massa permanecer muito mole juntar mais farinha até que, ao amassar, a massa tenha tendência a formar uma bola.
Amassar durante 10 a 15 minutos.
Deixar a massa repousar, tapada com um pano, até aumentar de volume (cerca de uma hora).
Untar (ligeiramente) uma superfície com azeite e dividir a massa em duas partes, que deverão ser transformadas em rolos. (Untar com azeite é para que a massa não pegue, e não usando farinha não estamos a alterar a sua consistência.)

Enrolar os dois pedaços de massa e colocar num tabuleiro (forrado com papel vegetal) a repousar mais uma hora, antes de ir ao forno.
O forno deve ser pré-aquecido, em temperatura média.

Antes de levar a regueifa ao forno deve pincelar-se com leite. Enquanto está no forno, se começar a ficar muito escura e não estiver pronta, cobrir com folha de alumínio até que a massa passe no teste do palito. Por opção deixo a massa pouco cozida para não ficar seca. Assim que passa no teste do palito retiro do forno.

Ao sair do forno pincelar com um pouco de manteiga derretida, confere-lhe um acabamento brilhante.
(A regueifa cresce imenso, podem perfeitamente fazer-se duas roscas de bom tamanho. Esta regueifa pesava cerca de 1,4kg)

Vai uma fatia?

Versão para impressão

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Queques de limão com sementes de papoila

Se há receita prática e muito fácil de fazer é a de queques (ou muffins, se estiverem para aí virados!).
As variações de sabor são as que a imaginação ditar, mas eu trago-vos uma receita do livro "O Grande Livro da Pastelaria".

Não me aventurei a alterar ingredientes nem a fazer ajustes na receita da massa, mas eu gosto imenso de bolinhos com limão e não resisti a acrescentar uma calda para os regar!


Queques de limão com sementes de papoila

Ingredientes:
  • 350gr farinha
  • 1 colher (sopa) fermento em pó
  • 115gr açúcar
  • 2 colheres (sopa) sementes de papoila
  • 55gr manteiga
  • 1 ovo grande
  • 225ml leite
  • raspa e sumo de 1 limão 
Para a calda:
  • sumo de 1 limão
  • 30ml água
  • 35gr açúcar
Preparação:

Colocar os ingredientes secos numa tigela, peneirando em primeiro lugar a farinha e o fermento, e adicionando depois o açúcar e as sementes. (As sementes podem ser torradas durante cerca de 30 segundos numa frigideira)
Numa outra tigela colocar a manteiga derretida, adicionar o ovo batido. Juntar também a raspa de limão, o sumo (juntei também a polpa porque não tinha sementes), e o leite. Mexer bem até ficar cremoso.
Juntar o creme obtido aos ingredientes secos e mexer bem até que fique uma massa macia e pegajosa, húmida. Se estiver muito seca adicionar um pouco de leite (no meu caso não foi necessário, mas pode depender da absorção da farinha usada).
Num tabuleiro para queques (a receita rende 12) colocar uma forminha em cada buraco e distribuir a massa uniformemente.
Levar a forno médio pré-aquecido.
Vigiar e retirar assim que  passarem no teste do palito, que deverá sair seco ao espetar no centro do bolinho. (Como já estavam prontos não deixei dourar para não secarem demasiado. Cá por casa não apreciamos massas muito secas.)

Para a calda, basta colocar todos os ingredientes num tachinho e levar a ferver até que o açúcar fique bem dissolvido.

Deixar arrefecer um pouco, fazer furinhos nos queques com um palito e regar com a calda (com a ajuda de uma colher de sopa, ou pincelando).


Os queques ficaram fofos e a calda pegajosa por cima é deliciosa!
(Se gostarem mesmo muito de limão podem dobrar a quantidade de sumo usado na massa, eu acho que ficaria ainda melhor)

Vai uma dentada?

Versão para impressão




sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Pão de massa lêveda com alho e alecrim

Cá por casa continuam as experiências com a massa lêveda - a côdea do pão fica mais crocante, o sabor é divino, e nada melhor do que adicionar novos aromas ao que já por si só é tão bom.
Tendo um alecrim no quintal não hesitei em juntá-lo ao pão; com um pouco de alho em pó e o nosso precioso azeite não há como não ter um resultado espectacular.
Pão de massa lêveda com alho e alecrim

Ingredientes:
  • massa lêveda à temperatura ambiente*
  • 1kg farinha
  • sal q.b.
  • 600 a 700ml água quente
  • alecrim fresco picado, alho em pó e azeite q.b.
  • pimenta cayenne a gosto para a "focaccia"
*(para uma explicação mais detalhada acerca do pão com massa lêveda, ver aqui; a massa lêveda pode ser subsituída por 12gr de fermento fresco)

Preparação:

Dissolver a massa lêveda com um pouco de água e farinha. Colocar a restante farinha por cima e reservar em local abrigado.
Passado algum tempo (no inverno o processo é mais demorado) verificar se a farinha apresenta rachas à superfície, é sinal que a massa lêveda já está activa e iniciou o processo de fermentação.
Pode agora começar a amassar, juntando água aos poucos até que toda a farinha seja absorvida e a massa fique um pouco húmida. (A quantidade de água na receita é meramente indicativa, depende sempre da capacidade de absorção da farinha.) Continuar a amassar, sem adicionar mais água, até que a massa comece a ligar e a despegar ligeiramente das bordas.
Polvilhar abundantemente com farinha e deixar levedar em sítio abrigado.
Assim que a farinha à superfície apresentar rachas, sinal que a massa já ganhou volume, está pronta para tender. A massa apresenta-se bastante elástica, mas relativamente fácil de manusear.
Não esquecer de guardar um pouco de massa para a próxima fornada!
Optei por fazer pão de forma e com a massa restante uma espécie de focaccia.

No fim de colocar a massa dentro da forma coloquei alho em pó e alecrim fresco picado e com os dedos pressionei para dentro da massa, regando de seguida com azeite, e voltei a incorporar ligeiramente na massa.
Na focaccia espalhei alho em pó, um pouco de pimenta cayenne, alecrim fresco picado e reguei com um fio de azeite. Pode também salpicar-se com sal grosso. Caso se prefira, pode também pincelar com azeite a focaccia depois de sair do forno.

Levar a forno pré-aquecido, bem quente, até ficar dourado.

Vai uma fatia?

Versão para impressão


quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Bolinhas de bolo e leite condensado mergulhadas em chocolate negro

Tal como os cup cakes, os cake pops estão na moda. A vantagem dos cake pops é que podem ser feitos a partir de sobras de bolo, que se misturam com um creme ou recheio à escolha para que se forme uma massa moldável e depois se cobrem e decoram a gosto.

A minha intenção não foi fazer cake pops, mas sim alinhar na onda do reaproveitamento. Não tinha sequer os pauzinhos, por isso a ideia de cake pop era meramente conceptual.
Depois de tentar, com insucesso, cortar a meio um pão de ló muito fofo, ainda morno (erro crasso!), com uma linha, fiquei com um bolo em fanicos. O meu objectivo era outro, por isso retomei a receita e fiz outro bolo.
Mas os "fanicos" foram congelados para mais tarde usar. O fim que lhe dei foram estas bolinhas de bolo e leite condensado mergulhadas em chocolate negro.
Não são cake pops bonitinhos e decorados, mas servem muito bem o seu propósito de umas dentadinhas doces.
Nem todos os desastres culinários têm de acabar mal: o segredo é ser criativo e reaproveitar.

Num artigo do Sapo Sabores vi a proporção massa de bolo para recheio e lá fui eu dedicar-me às bolinhas, versão hiper-mega simples sem decorações "quiduxas e fofinhas" ;)


Bolinhas de bolo e leite condensado mergulhadas em chocolate negro

Ingredientes:
  • 400gr de bolo (usei pão de ló aromatizado com baunilha)
  • 200gr de leite condensado
  • 100gr chocolate 74% cacau
  • 2 colheres (chá) manteiga
Preparação:

Em primeiro lugar desfazer o bolo em migalhas o mais finas possível. Juntar o leite condensado e envolver bem até que se forme uma pasta moldável.

Moldar as bolinhas e reservar no frio algum tempo até ficarem mais firmes. (Eu até deixei de um dia para o outro.)

Derreter o chocolate e a manteiga (no microondas ou em banho-maria, conforme preferirem). Passar as bolinhas pelo chocolate e colocar por cima de papel vegetal até que o chocolate solidifique.
O melhor método é colocar o chocolate num recipiente fundo e mergulhar as bolas, retirando com uma colher - os cake pops são mais fáceis de mergulhar, com a ajuda do pauzinho.

(Nota: rendeu-me mais de 20 bolinhas, mas o chocolate é insuficiente para essa quantidade. Optei por deixar as restantes simples.)

(A receita do bolo utilizado aqui é esta)
Vai uma dentadinha?




sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Trança com nozes

Há muito tempo que procuro a massa ideal de bolo rainha. No início deste ano fiquei mais perto, mas mesmo assim achei que estava um pouco seca, já nos dias seguintes. (podem ver a receita aqui)
Como o Natal está aí à porta achei por bem começar a testar alterações à receita mais cedo.

Então resolvi pegar na receita que fiz no início do ano, fazendo ligeiras alterações - mais álcool, mais um ovo - que dariam mais humidade à massa. Como a única variedade de frutos secos que tinha eram nozes e não tinha laranja, omiti esses ingredientes.Como sem variedade de frutos secos não poderia ser um verdadeiro Bolo Rainha - e afinal o objectivo era testar a massa - fiz uma trança.

Desta vez optei por amassar com a batedeira, com os ganchos para massas.

A trança ficou enorme! Posso até reduzir a quantidade de fermento para esta receita!
É também difícil de cozinhar - a massa está muito compacta e fica quase queimada por fora até ficar pronta no interior - o formato de bolo com buraco é sem dúvida o mais indicado. Com receio que ficasse crua por dentro fui deixando no forno e acho que acabou por secar um pouco demais para o meu gosto (prefiro massa um pouco mal cozida). Continua a não ser tão doce como o bolo rei - a falta das frutas cristalizadas obriga a aumentar um pouco mais o açúcar. No entanto acho que já tem um grau de doçura bastante aceitável para uma espécie de bolo rainha.

A massa ficou também um pouco mais escura, mas julgo que seja por causa do vinho do Porto.
Continua a não ser "a" massa, faltam uns ajustes, mas é muito boa!

Trança com nozes

Ingredientes:
  • 600gr farinha
  • 25gr fermento (fresco, uso Levital)
  • 100gr manteiga
  • 1/2 dl leite
  • 3 colheres (sopa) vinho do Porto
  • 2 colheres (sopa) aguardente
  • 200gr açúcar amarelo
  • 150 gr nozes picadas (+ q.b. para decorar)
  • 4 ovos
  • raspa de 1 limão
  • 1 colher (chá) sal
  • 1 gema para pincelar antes de ir ao forno
  • geleia q.b. para pincelar depois de pronto (opcional)
  • açúcar em pó para decorar (opcional)
Preparação:

Começar por amornar o leite e nele dissolver o fermento. Juntar um pouco da farinha (cerca de 3/4 chávena) e envolver bem. Deixar esta massa repousar 15 a 20 minutos em ambiente quente (ou até que se note que aumentou para o dobro do volume).

Entretanto amolecer a manteiga, que deve ter batida com o açúcar. Juntar depois os ovos um a um, batendo a cada adição. Juntar então a raspa de limão, o sal, o vinho do porto e a aguardente. Envolver bem.
Nesta fase juntar a massa lêveda e bater novamente.
Usando os ganchos para massa, juntar aos poucos a farinha restante. Deixar amassar até que fique uma mistura bem uniforme e se comece a descolar ligeiramente dos lados (com a minha batedeira demorou cerca de 10 minutos). Juntar as nozes picadas grosseiramente e deixar amassar mais alguns minutos para que fiquem bem misturadas.
Deixar a massa a levedar em ambiente quente (ligar o forno um ou dois minutos, desligar, e depois colocar lá a tigela , tapada com um pano).
A massa pode demorar algumas horas a levedar (duas, três horas - em ambiente quente poderá ser menos). Depois de ganhar volume vai estar mais firme e fácil de trabalhar, pelo que é possível dividir a massa em três porções e formar a trança.
Deixar repousar mais meia hora.
Pré-aquecer o forno, em temperatura média, cerca de 15 minutos.
Antes de ir ao forno pincelar a trança com uma gema ligeiramente diluída com água ou leite, e colocar nozes a decorar. (Costumo colocar papel vegetal no tabuleiro, para não pegar)
antes de ir ao forno, e depois

Fazer o teste do palito para verificar se está pronta (deverá estar dourada). Terminar com geleia de marmelo (aquecida para mais facilmente pincelar) para dar brilho e com pequenos montinhos de açúcar em pó.

Nota: esta trança, no fim de pronta, pesa aproximadamente 1,3Kg

É excelente para acompanhar um chá em frente à lareira, ou enroladinha numa manta... Delícia!

Vai uma fatia?

Versão para impressão

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Bolachas de aveia, mel e nozes

Por cá já existem muitas receitas de bolachas de aveia, mas nós adoramos... E como é difícil repetir uma receita, porque vou sempre adaptando às disponibilidades da despensa, partilho mais umas com um bom resultado!
Bolachas de aveia, mel e nozes

Ingredientes:
 3/4 chav açúcar amarelo
2 colheres (sopa) mel
1 chav margarina (em cubos)
1 colher (chá) aroma baunilha

2,5 chav aveia
1 chav farinha
1/2 cháv sementes girassol
1 cháv nozes
canela a gosto
1 colher (chá) sal
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
Nota: chávena com capacidade de 250ml
Preparação:

Colocar num tachinho o açúcar, o mel, a margarina e a baunilha e levar ao fogão em lume brando até que todos os ingredientes se misturem uniformemente. Não é preciso deixar ferver, assim que tudo estiver derretido desligar.

Os restantes ingredientes (aveia, farinha, nozes, etc) devem ser misturados numa tigela. Juntar depois o preparado de açúcar, mel e margarina (podem substituir por óleo de girassol, se assim o preferirem) e mexer bem até que todos os ingredientes estejam bem misturados.

Com a ajuda de uma colher, ou com as mãos, formar bolachas com o formato e tamanho desejado. Levar ao forno até que as bases fiquem douradas. Atenção: não deixar secar as bolachas, devem retirar-se ainda ligeiramente moles no centro, senão ao arrefecer ficam demasiado duras.

Esta receita rendeu 17 bolachas grandes.
Vai uma bolachinha?
Versão para impressão

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Bolo Mármore - Coco e Cacau

Não é precisa uma receita muito elaborada para fazermos um bom bolo.
Esta receita dá-nos um bolo com uma massa extra fofa (que quando calcamos volta o ponto inicial) e com sabores que muitos adoram - o coco e o cacau.

Rende um bolo ainda grandinho (fiz numa forma redonda com 25 cm de diâmetro), fofo, que é excelente para acompanhar um café, chá ou até um bom copo de leite!

Podia tê-lo decorado com açúcar em pó, podia ter feito uma cobertura de chocolate... Mas quando saiu do forno e, já depois de o desenformar, se revelou tão fofinho achei que não precisava de mais nada. Porque as coisas simples também são tão boas.


Bolo mármore com coco e cacau

Ingredientes:
  • 6 ovos (separados)
  • 250gr açúcar
  • 125ml de óleo (girassol)
  • 1 pitada de sal
  • 180gr farinha
  • 1 colher (sobremesa) fermento em pó
Para a massa com coco:
  • 1 colher (chá) aroma de baunilha
  • 4 colheres (sopa) de coco ralado
Para a massa com cacau:
  • 1 colher (chá) café solúvel
  • 4 colheres (sopa) de cacau em pó

Preparação:

Separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo e reservar.
Bater ligeiramente as gemas e acrescentar o açúcar. Deixar bater alguns minutos até que aumente de volume.
Adicionar agora o óleo e a pitada de sal, continuando a bater com batedeira até ficar uma massa homogénea.

A partir desta fase continuei a receita mexendo os ingredientes com uma espátula, para ficar com uma massa mais delicada.

À massa já obtida alternar a farinha e o fermento peneirados com as claras em castelo, envolvendo delicadamente.
Dividir a massa em duas partes, sensivelmente iguais.
A uma das partes adicionar o coco e o aroma de baunilha, envolvendo bem.
À outra parte acrescentar o café e o cacau, envolvendo até ficar uma massa homogénea.

Coloquei primeiro a massa de coco numa forma previamente untada e enfarinha. De seguida a massa com cacau, deixando cair de forma irregular. Com a espátula ajudar a misturar um pouco a massa, mas muito ligeiramente (nota-se na foto).

Levar a forno médio, previamente aquecido.
Assim que passar no teste do palito retirar do forno. Atenção para não deixar secar o bolo, mais vale testar várias vezes com o palito. Deixar arrefecer cerca de 5 minutos antes de desenformar.


Vai uma fatia?

Versão para impressão

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Pão de Batata

Tenho na minha lista de blogues do feedly o "Bem Bons" que tem sempre receitas excelentes. Uma que me captou a atenção ultimamente foi a de Pão de Batata, que podem ver aqui.
Como eu não tenho máquina de fazer pão troquei uns e-mails / comentários com a Ana Rita, que é uma simpatia, e prontamente acabou por clarificar a receita no seu blogue para que pudesse fazer sem quaisquer dúvidas.

Posso-vos dizer que, mesmo feito à mão, o pão é muito fácil de preparar. Na minha receita apenas alterei o fermento, já que uso sempre o fermento da Levital (fermento fresco que pode perfeitamente ser congelado e utilizado a posteriori).

O pão é denso, não se desfaz em migalhas, mas mesmo muito fofo. É um pão diferente, mas sem dúvida muito bom. Testem, vão gostar com certeza! (Seja feito na MFP, como fez a Ana Rita, seja à mão, como aqui proponho.) Eu retirei o pão do forno mal passou no teste do palito (que espetei com cuidado na lateral em direção ao centro), já que gosto de pão mal cozido. No entanto já estava bem douradinho.


Pão de Batata

Ingredientes:
(copo medidor com capacidade de 350ml)
  • 1 copo de batata cozida (em água em sal) e passada pelo passe vite, ainda morno
  • 1 ovo (no copo) e encher com leite até à marca de 175ml
  • 2 colheres de sopa de manteiga à temperatura ambiente
  • 1 colher (chá) sal
  • 2 colheres (sopa) açúcar
  • 3 e 1/2 copos de farinha
  • 12gr fermento fresco 
Para finalizar:
  • sementes de sésamo e papoila q.b.
  • 1 gema + algumas gotas de água para pincelar
Preparação:

Colocar o puré de batata, ainda morno, numa tigela. Acrescentar o leite e o ovo, a manteiga, o sal, o açúcar e a farinha. Desfazer um pouco o fermento com as mãos e amassar tudo muito bem.
Pode começar-se com uma colher até que a massa comece a ligar. Depois de ligada, amassar bem até que se fique bem macia e se descole das mãos e da tigela.
Cobri a tigela com película aderente e coloquei num sítio abrigado até dobrar o volume.

Depois de lêveda dividir a massa em duas partes e formar dois rolos iguais. Enrolá-los um no outro e colocar numa forma tipo bolo inglês forrada com papel vegetal. Deixar levedar novamente entre 30 a 40 minutos.

Antes de levar ao forno médio (que deverá ser pré-aquecido) pincelar com uma gema de ovo. Se a gema for muito espessa diluir com algumas gotas de água.
Polvilhar o pão com sementes a gosto. Usei sésamo e papoila neste pão.

Ainda morno com manteiga é divino... Do que é que estão à espera para experimentar?

Vai uma fatia?

Versão para impressão




terça-feira, 20 de agosto de 2013

Bolo de Pêras

Apesar de neste verão as colheitas da quinta dos meus pais serem muito menores do que em anos anteriores há sempre alguma fruta a mais.
Este ano trouxemos de lá pêras que depressa amadureceram. Ora cá por casa não somos amantes de pêras maduras por isso tive de lhes dar outro fim...
A maior parte foi transformada em puré para mais tarde aromatizar sobremesas e iogurtes. Reservei algumas para fazer este bolo, muito semelhante ao Bolo de Ameixas.
É um bolo pequeno e muito fofo que depressa desaparece.

 Bolo de Pêras

Ingredientes:
  • 100gr margarina amolecida (sem derreter)
  • 150gr açúcar
  • 3 ovos
  • 1 colher (chá) aroma de baunilha
  • 1 colher (chá) canela + canela para polvilhar
  • 150gr farinha
  • 2 colheres (chá) fermento 
  • 1 pitadinha de sal
  • 380gr pêras bem maduras cortadas aos cubos
  • 2 colheres (sopa) sumo de limão
Preparação:

(Este bolo foi totalmente batido à mão por ser prático (sem claras batidas em castelo) e com poucas quantidades.)
Começar por preparar as pêras, que devem estar bem maduras. No fim de cortadas em cubos regar com o sumo de limão e envolver. Reservar.
Para o bolo: bater bem a margarina com o açúcar e assim que estiverem bem incorporados adicionar os ovos, um de cada vez. Adicionar agora o sal,  a canela e a baunilha, mexendo bem. Incorporar bem a farinha e o fermento.
Verter a massa para uma forma de fundo amovível forrada com papel vegetal no fundo e untada e polvilhada no aro. Com a ajuda de uma espátula alisar a massa e colocar as pêras sobre a massa. Polvilhar com canela a gosto. Levar a forno médio pré-aquecido e retirar quando estiver dourado e passar no teste do palito.

O bolo é bem fofo e muito frágil, pelo que aconselho a esperar alguns minutos para desenformar e transferir juntamente com o papel vegetal para o prato de servir.

Vai uma fatia?

Versão para impressão