Mostrar mensagens com a etiqueta bolos bolachas e biscoitos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta bolos bolachas e biscoitos. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Árvores de Natal com Neve de Chocolate Branco

Venho agora mostrar-vos as receitas dos docinhos que ofereci aos familiares neste Natal. As bolachinhas que mais me orgulho são estas - básicas bolachas de manteiga e baunilha com um toque de chocolate branco e uma decoração simples, mas que faz a diferença.


Árvores de Natal com Neve de Chocolate Branco

Ingredientes:
  • 250gr manteiga amolecida
  • 250gr açúcar
  • 1 colher (sopa) aroma de baunilha
  • 500gr de farinha
  • 2 ovos
  • chocolate branco q.b. para a cobertura
  • bolas prateadas para decorar
Preparação:

Começar por misturar muito bem o açúcar com a manteiga e o aroma de baunilha. Juntar depois a farinha e finalmente o ovo. Se ficar a massa muito dura juntar mais ovos até que fique moldável.
Levar ao frigorífico a repousar durante pelo menos meia hora e só depois começar a estender a massa com o rolo e fazer os formatos pretendidos.
Levar ao forno em tabuleiro forrado com papel vegetal até ficarem douradas no fundo. A receita rendeu cerca de 100 árvores.

No fim de frias tratar da restante decoração, derretendo o chocolate branco (em banho-maria ou no microondas). Passar o topo das árvores pelo chocolate e colocar em cima de papel vegetal para secar. Antes que o chocolate seque colocar as bolinhas prateadas para decorar. (Recomendo fazer 5 ou 6 árvores e depois colocar as bolinhas, prosseguindo sempre desta forma).
Fiquei com uma mesa cheia de árvores de Natal lindíssimas!


Vai uma dentada?

Versão para impressão

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Bolo de Iogurte e Choco-Cappuccino

Quando comecei a fazer este bolo estava a correr tão mal que parecia ser um desastre culinário... Troquei a ordem de como queria juntar os ingredientes, entornei coisas na bancada... Enfim, parecia que o bolo não queria ser feito... Devia estar com a cabeça noutro lado, mas acabou em bem.
 O objectivo era um bolo fofo e alto, mas ficou um bolo baixinho, húmido, mas surpreendentemente delicioso, dados os contratempos.
Explico a forma exacta como fiz, não estranhem a ordem pouco ortodoxa de juntar as coisas - mas se acabou por sair bem  pode muito bem ser repetido.

A receita do choco-cappuccino podem encontrar aqui - é delicioso como bebida e pelos vistos uma excelente adição para bolos.




Bolo de Iogurte e Choco-Cappuccino


Ingredientes:
  • 4 ovos (separados)
  • 100gr de manteiga amolecida
  • 1 iogurte natural (usei tipo grego)
  • 2 medidas (do copo de iogurte) de açúcar
  • 2 medidas de farinha
  • 2 colheres de sopa de choco-cappuccino
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó
Para a cobertura:
  • 40gr de amêndoa picada
  • 40gr de manteiga
  • 40gr de açúcar
  • 2 ou 3 gotas de aroma de baunilha

Preparação:

Bati as claras com metade do açúcar até ficar um creme branco e brilhante. Reservei.
De seguida bati as gemas, a manteiga e o açúcar (tudo junto) e juntei de seguida o choco-cappuccino. Juntei nesta fase o iogurte e mexi bem. Envolvi a farinha e o fermento e no final a mistura das claras com o açúcar.
Levei a cozer numa forma redonda forrada com papel vegetal - não acertei as bordas, ficaram enrugadas para dar um efeito ao bolo. Quando passou no teste do palito retirei do forno. Desenformei ainda morno.

No fim do bolo sair do forno preparei uma cobertura levando ao fogão as amêndoas, o açúcar, a manteiga e a baunilha. Assim que o açúcar e a manteiga derreteram completamente verti a mistura por cima do bolo, espalhando bem para formar uma crosta fina.

E o que parecia um rol de incidentes sem fim (esquecer de bater as claras a "meio castelo" antes de juntar o açúcar, esquecer de bater primeiro a manteiga com o açúcar e depois as gemas, quase trocar um copo de farinha por um de açúcar, entornar coisas na bancada...) deu este bolo apetitoso. Acabei com um sorriso, foi bastante positivo! A parte da limpeza da confusão, enfim... compensou-se com uma bela fatia de bolo com uma cobertura crocante, ehehe


Vai uma fatia?


Versão para impressão

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Bolo com molho de morango e sementes de papoila

Depois de experimentar aquele delicioso bolo mármore resolvi usar a receita base e, com mais algumas alterações, cheguei a este bolo. Ainda tive receio que ficasse demasiado doce por causa do molho de morangos, mas ficou mesmo uma delícia. O molho ficou todo no fundo, atravessou a massa toda por ser pesado, e é como se tivesse posto uma cobertura no fim de desenformar o bolo. Conseguem ver a camada de molho de morango nas fotos, se repararem bem.


Bolo com molho de morango e sementes de papoila


Ingredientes:
  • 4 ovos
  • 2 chávenas de açúcar
  • 3/4 chávena de leite
  • 1/4 chávena de óleo
  • 2 e 1/2 chávenas de farinha
  • 1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
  • 1/2 colher de sopa de baunilha
  • 1 colher de sopa de sementes de papoila
  • 4 colheres de sopa de molho de morango 
(Nota: os morangos congelados que uso são do quintal dos papás!)


Preparação:

Começar por bater muito bem os ovos com o açúcar, até ficar uma massa fofa e esbranquiçada. Juntar de seguida o leite e o óleo e bater bem. De seguida juntar a farinha aos poucos e o fermento.
Já à mão envolver a baunilha e as sementes de papoila.


Verter a massa para uma forma untada e enfarinhada e por fim espalhar o molho de morango às colheradas.
Levar a forno médio e retirar quando passar no teste do palito.


Vai uma fatia?


Versão para impressão

domingo, 30 de outubro de 2011

Bolo Mármore

Há algum tempo que não se faziam bolos cá em casa... Mas estava a apetecer-me um Bolo Mármore, que não comia há muito tempo. A minha mãe tem uma receita, que altera de cada vez que faz... Acrescenta sempre qualquer coisa, e o certo é que fica sempre bom.
Pois eu resolvi inspirar-me em receitas alheias e fazer como a minha mãe, acrescentando algo que me parecesse bem.
A receita original podem ver no Sabores da Alma, um blogue que recomendo vivamente, tanto pelas receitas como pelas belíssimas imagens que fazem crescer água na boca.
As minhas alterações foram poucas: adicionei café e nozes picadas e tive de acrescentar também um pouco de farinha, os meus ovos deviam ser muito grandes e a massa estava um pouco líquida.Um bolo excelente para o lanche, experimentem!




Bolo Mármore


Ingredientes:
  • 4 ovos
  • 2 chávenas de açúcar
  • 1/2 chávena de óleo
  • 1/2 chávena de leite
  • 2 e 1/2 chávenas de farinha
  • 1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
  • 3/4 colher (sopa) de extracto de baunilha
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 colher de sopa de café solúvel
  • 1/2 chávena de nozes picadas

Preparação:

Comecei por bater os ovos com o açúcar até ficar uma massa fofa. Juntei depois o óleo e o leite, e continuei a bater. De seguida acrescentei a farinha e o fermento aos poucos. Nesta fase dividi a massa em duas porções, mais ou menos iguais. A uma delas acrescei a baunilha e envolvi bem, e à outra acrescentei o café, o chocolate em pó e as nozes picadas. Na mistura com chocolate ainda adicionei duas colheres de sopa de leite, para diluir a massa que ficou muito espessa.
Numa forma de bolo inglês untada a e enfarinhada fui vertendo as massas alternadamente até terminarem.
Foi ao forno, e retirei quando passou no teste do palito.
Como a massa de chocolate ficou um pouco mais pesada acabou por ficar mais no fundo, mas acho que está bem bonito na mesma.
Vai uma fatia?

Versão para impressão

sábado, 22 de outubro de 2011

Bolachas Integrais de Avelãs

Tenho um livrinho (é mais fascículo, pequenito) de uma colecção do Círculo de Leitores (Bom Apetite) só sobre bolachas e biscoitos. Este anos em casa dos meus pais e resolvi trazer para casa. Passados longos meses na prateleira teve a estreia. E logo com uma receita de bolachas integrais. Soa a saudável, e normalmente saudável soa a sensaborão. Pois aí é que está: as bolachas são deliciosas!
Vou ter de dar mais atenção àquelas receitinhas (Nesta só alterei a quantidade de canela).


Bolachas Integrais de Avelãs

Ingredientes:
  • 400gr farinha de trigo integral
  • 2 colheres de chá de fermento
  • 1 colher de chá de canela
  • 150gr açúcar amarelo
  • 150gr avelãs moídas
  • 200gr manteiga amolecida
  • 2 ovos
  • avelãs q.b. para decorar
Preparação:

Misturar a farinha, o fermento, a canela, o açúcar e as avelãs moídas numa tigela. Juntar a manteiga amolecida e os ovos. Mexer com uma colher de pau e terminar amassando com as mãos.
Formar rolos de massa com mais ou menos 3 ou 4 cm de diâmetro e envolver separadamente em película aderente. Deixar repousar no frigorífico por uma hora.

Preparar o tabuleiro do forno, forrando com papel vegetal.
Retirar um rolo de cada vez, tirar a película, e com uma faca afiada cortar os rolos em rodelinhas com cerca de 1/2 cm. Colocar no tabuleiro e em cada bolachinha colocar metade de uma avelã, pressionando um pouco para que depois não caia no final de prontas as bolachas.
Levar ao forno médio durante cerca de 20 minutos. (A receita rendeu-me cerca de 70 bolachinhas)

E depois é tentar não as comer ainda quentes, já que o cheiro é tal forma inebriante que só apetece comer sem regra :)


Vão umas bolachinhas?

Versão para impressão

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Bolachas custard

Há algum tempo que tinha a farinha em casa, já tinha visto receitas em imensos blogues que visito mas ainda não tinha experimentado. E como me arrependo de não ter feito a receita mais cedo... A desculpa mental era que sem dispara-biscoitos podia ser difícil moldar. Qual quê... Fazem-se bolinhas, achatam-se com um garfo, que fica bem giro, e estão prontas para ir ao forno!
A receita base que usei foi encontrada aqui, n'O meu livro de receitas, mas ainda acrescentei ingredientes para decoração, que deram um toque especial.
E no fim de as tirar do forno, com aquele cheirinho, arrependi-me de não ter dobrado a receita :)


Bolachas Custard

Ingredientes:
  • 150gr de margarina amolecida
  • 100gr de açúcar
  • 1 ovo
  • 1 pitada de sal
  • 50gr de farinha custard
  • 1 colher de chá de fermento
  • 250gr de farinha
  • sementes de papoila q.b.
  • amêndoas picadas q.b.
  • chocolate negro picado q.b.
      
    Preparação:

    Comecei por bater bem a margarina com o açúcar e adicionei depois o ovo. Voltei a bater muito bem e adicionei o sal, o fermento, e a farinha custard. Voltei a bater bem até ficar uma massa lisa e uniforme e por fim a farinha de trigo. Fiz tudo apenas com colher de pau, sem sequer usar batedeira, e foi bastante rápido.
    Apesar da massa ficar mole conseguem moldar-se pequenas bolas que depois se achatam com um garfo. Convém passar o garfo por farinha para não pegar aos montinhos.
    No fim decorei com amêndoas, sementes de papoila e chocolate.
    Levei ao forno e fui vigiando, pressionando as bolachinhas e retirando quando estivessem firmes.
    Não contei quantas rendeu, mas sei que quentes ainda se roubaram umas quantas... (Rendeu mais do que se vê no pratinho)


    Vão umas bolachinhas? (não consigo oferecer só uma...)

    Versão para impressão

    quinta-feira, 22 de setembro de 2011

    Bolo de limão II

    Ora bem... Este bolo foi inventado porque tive preguiça de ir buscar a receita que já publiquei anteriormente, e que tinha corrido muito bem. Para castigo este ficou pequeno e enqueijado (o que vale é que gostamos de queijadas, lol), mas muito aromático. O limão era, sem dúvida, a estrela. Acho que o problema foi falta de farinha ou então o óleo foi a mais, porque a massa ficou um pouco líquida. Mas vou fazer mais "testes" até chegar ao ponto... Haja limões e vontade!
    Lá dizem os verdadeiros pasteleiros... Na pastelaria não há invenções, há medidas e proporções de cada tipo de ingrediente... É o que dá ser amadora e meter-me nestas aventuras, às vezes não resulta como queria!


    Bolo de limão 

    Ingredientes:
    • 5 ovos
    • 3/4 chávena de óleo
    • 3/4 chávena de sumo de limão (sumo de 3 limões)
    • raspa de 1 limão
    • 2 chávenas de açúcar
    • 2 chávenas de farinha
    • 1/4 chávena de farinha custard
    • 1 colher de chá de fermento em pó
    • 1 colher de sopa de sementes de papoila
    Preparação:

    Fui misturando os ingredientes na ordem descrita, sem mais delongas. E o resultado foi o que se vê, baixinho e em "queijo": mas como estava saboroso partilho na mesma...

    É fazer umas alterações e "transformar" em queijadas, quem sabe?


    Vai uma fatia?

    Versão para impressão

    segunda-feira, 12 de setembro de 2011

    Bolo de chocolate com recheio de creme de manteiga

    Mais uma bolo de chocolate... A receita base já foi aqui publicada mas este levou uns pequenos ajustes e ficou muito saboroso...


    Bolo de chocolate com recheio de creme de manteiga


    Ingredientes:
    •  200gr açúcar
    • 200gr manteiga
    • 200gr chocolate (tablete)
    • 200gr farinha
    • 1 saqueta de café em pó (2gr)
    • 6 ovos (separados)
    Para o recheio:
    • 175gr manteiga
    • 100gr açúcar em pó
    • 3 colheres de sopa de chocolate em pó
    • 3 colheres de sopa de café (líquido)
    Para a cobertura:
    • 175gr de chocolate (tablete)
    • 4 colheres de sopa de leite
    • amêndoa torrada para decorar
    Preparação:

    Bater as claras em castelo e reservar.
    Bater muito bem as gemas com o açúcar até ficar um creme fofo e juntar depois a manteiga ligeiramente amolecida. Voltar a bater muito bem e juntar depois o chocolate derretido e o café. Juntar de seguida a farinha, envolver bem e envolver por fim as claras em castelo.
    Levar a forno médio em forma untada e enfarinhada (ou forrada com papel vegetal).
    Fazer o teste do palito para verificar a cozedura. Atenção, não devem deixar cozer demasiado para o bolo não ficar seco.
    Retirar do forno, desenformar ainda morno, e deixar arrefecer totalmente. Cortar ao meio e reservar.

    Preparar o recheio, batendo muito bem a manteiga à temperatura ambiente com o açúcar em pó.
    Juntar então o chocolate em pó e o café e bater até ficar homogéneo.

    Rechear o bolo, compor, e cobrir com o chocolate derretido com um pouco de leite. Decorar com amêndoas a gosto.

    O toque do café tanto no recheio como na massa fica divino.


    Vai uma fatia?


    Versão para impressão

    domingo, 28 de agosto de 2011

    Queques

    Quando fiz o bolo moka gostei tanto que resolvi pouco depois fazer uma dose de queques (ou cupcakes, como quiserem chamar) com a mesma massa e usando o creme de manteiga com chocolate e café para cobertura. Usei também chocolate derretido.


    Queques

    Ingredientes:

    Para os queques:
    • 3 ovos
    • 100gr açúcar
    • 100gr farinha
    • 1/2 colher de sobremesa de aroma de baunilha
    Para o creme de manteiga:
    • 175gr de manteiga à temperatura ambiente
    • 100gr de açúcar em pó
    • 1 ovo
    • 2 colheres de sopa de café (liquido)
    • 2 colheres de sopa de chocolate em pó
    Para a cobertura de chocolate:
    • 75gr de chocolate
    • 1 colher de sopa de leite

    • amêndoas torradas q.b.
    Preparação:

    Bater os ovos inteiros com o açúcar´e o aroma de baunilha até ficar um creme bem fofo. Juntar delicadamente a farinha, envolvendo com cuidado.
    Levar ao forno médio em forminhas untadass e enfarinhada. Usar o teste do palito para verificar a cozedura.

    Para o creme:
    Com uma batedeira bater muito bem a manteiga com o açúcar em pó. Quando se formar um creme homogéneo juntar o ovo batido e continuar a bater muito bem até ficar em creme. Juntar então o café e o chocolate e continuar a bater.

    Decorar os bolinhos com este creme e também com o chocolate derretido e algumas amêndoas torradas.


    Vai uma dentada?

    Versão para impressão

    quarta-feira, 24 de agosto de 2011

    Bolachas de aveia com ameixas secas, amêndoas e sementes

    Há muito tempo que não publicava bolachinhas - mas surgiu esta nova versão, que gostei imenso. Pena ter feito apenas uma dose (normalmente duplico a receita). Rendeu 15 bolachas grandes que desapareceram num instante.


    Bolachas de aveia com ameixas secas, amêndoas e sementes

    Ingredientes:
    • 1/2 chávena de açúcar amarelo
    • 1/2 chávena de margarina
    • 2 colheres de sopa de mel
    • 1 colher de sobremesa de aroma de baunilha
    • 1 chávena de farinha
    • 1 chávena de flocos de aveia
    • 1/2 colher de chá de bicarbonato
    • 1/2 colher de chá de sal
    • 1/2 chávena de ameixas secas picadas grosseiramente (do tamanho de sultanas, por ex.)
    • 1/2 chávena de amêndoas palitadas
    • 2 colheres de sopa de sementes de linhaça
    • 2 colheres de sopa de sementes de sésamo

    Preparação:

    Levar o açúcar, a manrgarina, o mel e a baunilha ao lume até derreter.
    Entretanto misturar os restantes ingredientes: a farinha, a aveia, o bicarbonato, o sal, as ameixas e as amêndoas e finalmente as sementes. Misturar bem e depois juntar a mistura do açúcar, que deve estar totalmente líquida. Mexer até a massa ficar toda envolvida no creme doce e com a ajuda de uma colher de sopa fazer pequenos montinhos num tabuleiro forrado com papel vegetal.
    Levar a forno médio e retirar quando as bordas começarem a dourar.

    As bolachas ficam docinhas, são bastante nutritivas, e a aveia e as sementes dão aquele ar saudável que nos faz bem à consciência, deixando a barriguita completamente satisfeita.


    Vai uma dentada?

    Versão para impressão

    segunda-feira, 22 de agosto de 2011

    Bolo Moka

    Regresso das férias - que foram boas, mas sabem sempre a pouco -  com a receita que utilizei para o bolo de aniversário da minha mãe, no passado dia 3 de Agosto, ainda as férias estavam no início.

    Tirei a ideia daqui mas fiz algumas alterações. E o engraçado é que, dias depois, pesquisando entre caixas com receitas antigas, descobri que há cá por casa aquela revista de onde a nossa colega blogueira colher de pau foi recolher a receita do Chef Silva!

    As alterações não foram muito significativas - acrescentei a calda e um ou outro ajuste, mas partilho convosco o resultado final - todos adoraram o bolo, estava mesmo uma delícia.


    Bolo Moka

    Ingredientes:

    Para o bolo:
    • 6 ovos
    • 200gr açúcar
    • 200gr farinha
    • Raspa de ½ limão
    • 1colher de sobremesa de aroma de baunilha

    Para a calda:
    • 2/3 chávena de açúcar
    • 2/3 chávena de água
    • 1 colher de sobremesa de aroma de baunilha

    Creme moka:
    • 300gr de manteiga à temperatura ambiente
    • 175g de açúcar em pó
    • 2 ovos
    • 4 colheres de sopa de café (líquido)

    Para decorar:
    Juntar um pouco de chocolate em pó a parte do creme
    Amêndoas torradas e picadas
    Raspinhas de chocolate


    Preparação:

    Bater os ovos inteiros com o açúcar, as raspas de limão e o aroma de baunilha até ficar um creme bem fofo. Juntar delicadamente a farinha, envolvendo com cuidado.

    Levar ao forno médio em forma untada e enfarinhada. Usar o teste do palito para verificar a cozedura.

    Entretanto preparar a calda, levando os ingredientes ao fogão e deixar ferver durante alguns minutos.

    Desenformar já morno e com cuidado cortar ao meio. Separar as duas metades e deixar arrefecer totalmente antes de decorar. Podem, no entanto, regar com a calda já fria. Usei 2/3 da calda na base, e a restante no topo do bolo.


    Para o creme:
    Com uma batedeira bater muito bem a manteiga com o açúcar em pó. Quando se formar um creme homogéneo juntar os dois ovos, batidos, e continuar a bater muito bem até ficar em creme. Juntar então o café e continuar a bater.
    Decorar o bolo, recheando e cobrindo o bolo com o auxílio de uma espátula. Numa parte do creme juntei 3 colheres de sopa de chocolate em pó e misturei bem.

    No fim de cobrir o bolo coloquei as amêndoas na lateral. De seguida coloquei as “rosetas”. Com o creme com chocolate terminei a decoração com creme. Para finalizar coloquei raspinhas de chocolate no centro, bem como amêndoas picadas.


    Dica: Se não tiverem açúcar em pó disponível basta colocar o açúcar normal na picadora 1,2,3 e voilá! Basta pressionar algumas vezes e ficam com açúcar em pó perfeito, e apenas o suficiente para a receita que necessitarem. Tenho constantemente o problema do açúcar humedecer e ter de peneirar sempre porque uso poucas vezes, mas agora esse problema acabou… Resolvi testar porque em casa da minha mãe o açúcar já estava húmido e era insuficiente para a receita. Como não me estava a apetecer sair para ir comprar fiz a experiência e agora vou sempre fazer assim.

    Espero que tenham gostado da decoração (sim, é muito parecida com outro bolo que fiz recentemente), e do aspecto geral da fatia... Não ofereço porque nós, os gulosos, comemos tudinho :)


    Ia uma uma fatia, não ia? Pois...

    Versão para impressão

    segunda-feira, 25 de julho de 2011

    Bolo de chocolate - aniversário do Carlos

    Mais um aniversário do meu menino e mais um bolo que lhe preparei. Como o bolo de chocolate é um dos nossos preferidos foi mesmo esse que usei, recheando e cobrindo com coisas boas e docinhas.
    Tentei trabalhar um pouco mais na decoração que não é de todo o meu forte. Mas visto assim ao longe até tem muito bom aspecto. O que é certo é que as fatias foram desaparecendo...


    Bolo de Chocolate Recheado com Queijo Creme e Molho de Amoras e Morangos e Cobertura de Creme de Chocolate

    Ingredientes:

    Para o bolo:
    • 6 ovos (separados)
    • 200gr de açúcar
    • 200gr de manteiga à temperatura ambiente ou ligeiramente amolecida
    • 200gr de chocolate culinária
    • 200gr de farinha
        
      Para o recheio:
      Para a cobertura:
      • 200gr de manteiga à temperatura ambiente
      • 1 chávena e meia de açúcar em pó
      • 50gr de chocolate culinária
      • 50gr de amêndoas palitadas torradas para decorar

      Preparação:

      Para o bolo começar por bater as claras em castelo e reservar. De seguida bater muito bem as gemas com o açúcar até ficar uma mistura esbranquiçada e volumosa. Juntar a manteiga e bater novamente. Acrescentar o chocolate derretido e voltar a bater. Envolver de seguida a farinha e por fim as claras em castelo.
      Levar ao forno (temperatura média) em forma forrada com papel vegetal. Fazer o teste do palito, tendo o cuidado de não deixar secar o bolo.
      Quando estiver morno desenformar. Assim que estiver completamente frio partir a meio e reservar.

      Para o recheio começar por bater muito bem o queijo creme com o molho de amoras e morangos - podem usar qualquer outro sabor, uma compota a vosso gosto. Na minha opinião frutos silvestres e frutos vermelhos combinam muito bem com o chocolate. Reservar o creme no frigorífico durante algum tempo para ficar firme.

      A cobertura é também muito fácil, basta colocar a manteiga numa tigela e bater bem com o açúcar em pó (peneirem para que não fiquem grumos do açúcar). Juntar depois o chocolate derretido e voltar a bater muito bem com a batedeira até ficar o creme bem mais claro - fica mais leve e fofo.

      Está na hora de passar à montagem e decoração do bolo. Em primeiro lugar coloquem pedaços de papel vegetal a proteger as bordas do prato onde vão servir (para que não fique sujo enquanto decoram). Coloquem o bolo por cima e podem começar. Primeiro, barrar todo o recheio na base do bolo, mas sem chegar totalmente às bordas, para que não transborde ao colocar a parte de cima.
      Colocar a segunda metade do bolo e começar a cobrir com o creme de chocolate, usando uma espátula. Barrar todo o bolo o mais uniformemente possível. No lado do bolo colocar as amêndoas palitadas e torradas (eu torro numa frigideira, e há que deixar arrefecer totalmente antes de utilizar no creme de manteiga para não derreter). Passar depois ao uso da seringa ou saco de pasteleiro e fazer umas rosetas a decorar no topo. Usei também umas pequenas raspas de chocolate. Depois retirei os pedaços de papel vegetal que protegiam o prato, que ficou limpo, e rematei a base com mais rosetas, para ficar mais uniforme.


      Espero que tenham gostado da apresentação, estou a tentar aventurar-me um pouco nessa vertente, embora saiba que o que fiz é algo bastante básico.


      Vai uma fatia?

      Versão para impressão

      terça-feira, 19 de julho de 2011

      Bolachas de manteiga e aveia com sementes de papoila

      Pois é... Contas feitas já não publicava nada aqui há quase um mês! Foi um mês com uma parte de tempo ocupada com o nosso novo projecto, e outra parte completamente desinspirada para a cozinha, a cozinhar os "básicos", ou receitas já antes publicadas.
      Mas agora vou tentar entrar novamente nos eixos. A primeira receita é bastante simples, mas muito saborosa.
      Cá em casa adoramos bolachinhas de manteiga e para ficarmos com menos peso na consciência adicionou-se a aveia...
      Vamos lá ver como se fazem estas pequenas delícias, bem crocantes e leves.


      Bolachas de manteiga e aveia com sementes de papoila


      Ingredientes:
      • 250gr de manteiga à temperatura ambiente ou muito ligeiramente amolecida
      • 250gr de açúcar
      • 1 colher de sobremesa de aroma de baunilha
      • 2,5 chávenas de farinha de trigo (aproximadamente 250gr)
      • 2 chávenas de flocos de aveia reduzidos a farinha (na 1,2,3) (cerca de 160gr)
      • 1 ovo
      • 2 colheres de chá de sementes de papoila
      Preparação:

      Juntei todos os ingredientes de uma só vez e comecei por misturar com uma colher de pau. Quando começou a formar-se uma massa ligada amassei um pouco com as mãos para os ingredientes ficarem bem misturados.
      Formei uma bola e deixei a repousar no frigorífico cerca de meia hora.
      Numa superfície enfarinhada estender a massa com a ajuda de um rolo até ficar com a espessura desejada e cortar nos formatos preferidos.
      Se acharem que a massa se pega demasiado à superfície e absorve muita farinha, polvilhem-na abundantemente e amassem mais um pouco. Estendam de novo e tentem novamente até a massa não se pegar à superfície de trabalho.

      Levem ao forno em tabuleiros forrados com papel vegetal até  as bolachas ficarem com as bordas douradinhas e depois deliciem-se.

      Rendeu cerca de 85 bolachinhas (pequenas).


      Vai uma dentada?

      Versão para impressão

      quarta-feira, 25 de maio de 2011

      Bolo de Polvilho Doce

      Há algum tempo que não fazia um bolo - acho que os últimos foram na Páscoa, com a Trança com doce de ovos. A vontade de fazer um bolo surgiu e fui ver o que tinha na despensa.
      Tinha uma embalagem de polvilho doce há algum tempo. Não o usava porque não tinha vontade de comer pães de queijo (são bons, mas não me apetecia, pronto...) - mas não devia servir apenas para isso, certo? Decidi fazer uma pesquisa e cheguei à receita da Amélia, no Doces Temperos. É um bolo simples tanto no aspecto como na preparação.
      Como sempre fiz ligeiras alterações, mas poucas. O bolo fica mesmo muito fofo e não resistimos a prová-lo ainda quentinho. Está aprovadíssimo, experimentem!


      Bolo de Polvilho Doce

      Ingredientes:

      • 2 chávenas de açúcar
      • 1 chávena de manteiga
      • 3 ovos (separados)
      • 2 chávenas de farinha (usei sem fermento)
      • 1 colher de chá (cheia) de fermento em pó)
      • 1 e 1/2 chávenas de polvilho doce (fécula de mandioca)
      • raspa e sumo de 1 laranja
      • 1 chávena de leite
       Preparação:
        Começar por bater as claras em castelo e reservar.
        Numa tigela bater bem o açúcar com a manteiga derretida. Juntar depois as gemas e bater bem. De seguida juntar a farinha, o polvilho, e o fermento. Misturar muito bem e adicionar de seguida a raspa de laranja e o sumo. Adicionar o leite, voltar a bater bem, e no final envolver as claras em castelo.
        O bolo deve ser cozido em forno médio, em forma de buraco untada e enfarinhada.


        Vai uma fatia?

        domingo, 8 de maio de 2011

        Bolachas de aveia e leite

        Os meus pais ainda não tinham provado as minhas bolachas de aveia... (desvantagens de morarmos relativamente longe e não os visitarmos com tanta frequência como a que gostaríamos). Por isso, nas mini-férias da Páscoa, lá fiz uma receitinha para nós.
        Por azar não havia mel lá em casa por isso improvisei e para ter uma dose adequada de líquidos juntei leite à receita.
        Vamos ver como ficaram?


        Bolachas de aveia e leite

        Ingredientes:
        • 2 chav farinha
        •  3 chav aveia
        •  1 chav coco ralado
        •  3/4 chav sultanas
        •  1 chav nozes picadas
        •  2 colheres sopa sementes sésamo
        •  a mesma quantidade de sementes de linhaça
        •  1 chavena de margarina
        •  2 chávenas de açúcar 
        • 1/2 chávena de leite
         Preparação:

        É simples: derreter a margarina com ao açúcar e o leite e juntar a todos os outros ingredientes, misturando bem.
        Colocar em montinhos em tabuleiro forrado com papel vegetal, achatar com um garfo e levar ao forno.
        Assim que estiverem dourados nas bordas retirar para arrefecer. E depois é tentar não comer tudo de seguida :)


        Vai uma dentada?


        Versão para impressão

        terça-feira, 3 de maio de 2011

        Trança com doce de ovos

        O folar doce (que publiquei aqui) estava muito bom... Mas para gente gulosa como eu faltava um pouco de doce. E afinal estávamos na Páscoa, em casa dos papás, tudo gente com amor aos docinhos.
        A massa do folar é divinal de se trabalhar, por isso não lhe mexi muito... Mas fiz pequeninas alterações e decidi fazer uma trança de 5 tiras (recordar a receita da primeira trança que fiz  e aprender como se faz) recheadas de doce de ovos... e claro, o resto do doce foi obviamente usado para cobrir a trança depois de pronta...
        A receita rendeu imenso! Uma trança gigantesca que teve de ser cortada para ir ao forno, e ainda um bolo extra com as sobras das tiras recheadas. Uma receita linda, um pouco trabalhosa, mas que vale cada minuto que lhe foi dedicado. Experimentem...



        Trança com doce de ovos

        Ingredientes:

        • 30gr de fermento de padeiro
        •  1,5dl leite
        •  900 gr de farinha
        •  200gr de açúcar
        •  100gr manteiga
        •  1 colher (café) cheia de açafrão em pó
        •  2,5dl leite morno
        •  1 ovo batido para pincelar
        • sementes de linhaça para decorar
        •  óleo para untar o tabuleiro
        Para o doce de ovos:
        • 8 gemas
        • 8 colheres de sopa (cheias) de açúcar
        • 16 colheres de sopa de água e umas gotas de baunilha

        Preparação:

        Começar por derreter o fermento em 1,5dl de leite morno. Misturar cuidadosamente com 250gr de farinha e deixar levedar até triplicar de volume. (Coloquei em sítio abrigado coberto com um pano)
        Após esta fase juntei a restante farinha, o açúcar, a manteiga derretida, o açafrão e o restante leite morno. Amassei bastante bem até que a massa ficou bem homogénea e a descolar-se facilmente das mãos e da tigela.
        Deixei novamente a repousar em local abrigado, coberto com um pano, até a massa dobrar de volume.

        Entretanto preparei o doce de ovos, levando o açúcar a ferver com a água e a baunilha. Quando ao colocar a calda entre os dedos ela colar ligeiramente retirar do lume e envolver as gemas, bem batidas, aos poucos. Levar novamente ao lume até engrossar a gosto. Deixar arrefecer antes de usar.

        Após mais esta fase de descanso voltei a amassar muito bem a massa e dividi em cinco porções mais ou menos iguais.
        Com cada pedaço de massa formei uma tira longa que depois achatei com um rolo da massa para que pudesse rechear com um pouco de doce de ovos. Façam tiras com cerca de 10 cm de largura, coloquem um fio fino de doce de ovos em todo o comprimento e depois façam de novo uma tira - dobrem um dos lados para cima do doce, depois o lado oposto. Apertem ligeiramente para ficar com um formato arredondado.
        Repitam o processo com todas as tiras.




        Está agora na altura de preparar a trança, com todo o cuidado, para que as tiras não rebentem (muito... lol).
        Juntem as tiras numa ponta, e separem 3 para um lado, e 2 para outro. A 3ª tira, do lado de fora, vai para o lado de dentro. Ficam com 3 tiras do lado oposto. Agora a "nova" 3ª tira vai para o lado de dentro, e assim por diante até terminarem a massa.
        Com as sobras podem fazer pequenos bolos - eu fiz um apenas.
        Deve agora deixar-se repousar durante mais uma hora.
        Imediatamente antes de ir ao forno pincelar com ovo batido, polvilhar com as sementes de linhaça e colocar em tabuleiro levemente untado com óleo. O forno deve estar a 180ºC, e retirar a trança ao fim de 40 minutos.

        O resultado final é fantástico - o doce de ovos funde-se na massa, o que a adoça mas sem enjoar. Para os gulosos, o restante doce que se coloca por cima é absolutamente divino.


        Vai uma fatia?


        Versão para impressão

        quinta-feira, 28 de abril de 2011

        Folar Doce

        Há muito tempo que queria experimentar fazer um folar. Mas queria uma massa fofinha, e para começo de conversa, que não fosse complicada. Passámos a Páscoa em casa dos meus pais, perto de Alcobaça, onde o folar não é tradição (pelo menos na minha família nunca o foi) - mas acho que vai passar a ser a partir do sucesso desta receita.
        Vi a receita (e a foto) numa revista TeleCulinária Gold (nº 67 de Abril de 2011) e tive de experimentar. Fiz algumas (pequenas) alterações e ficou excelente. Não é muito doce, a massa super fofa e mesmo com alguns dias é mesmo muito bom.
        Há que ter tempo para o fazer pois tem alguns compassos de espera, mas o resultado final vale a pena.


        Folar Doce com ovos

        Ingredientes:
        • 20gr de fermento de padeiro
        •  1,5dl leite morno
        •  900 gr de farinha
        •  100gr de açúcar
        •  100gr manteiga
        •  1 colher (café) rasa de açafrão em pó
        •  1,5dl leite morno + 1dl de água morna
        •  2 ovos cozidos
        •  1 ovo batido para pincelar
        •  óleo para untar o tabuleiro
            
          Preparação:

          Começar por derreter o fermento em 1,5dl de leite morno. Misturar cuidadosamente com 250gr de farinha e deixar levedar até triplicar de volume. (Coloquei em sítio abrigado coberto com um pano)
          Após esta fase juntei a restante farinha, o açúcar, a manteiga derretida, o açafrão e o restante leite e água mornos. Amassei bastante bem até que a massa ficou bem homogénea e a descolar-se facilmente das mãos e da tigela.
          Deixei novamente a repousar em local abrigado, coberto com um pano, até a massa dobrar de volume.
          Após mais esta fase de descanso voltei a amassar muito bem a massa e dividi em duas porções mais ou menos iguais, a cada uma das quais tirei um pouco de massa para depois fazer as tiras para decorar.

          Moldei duas bolas, achatei um pouco e coloquei um ovo cozido em cada uma delas. (Se cozerem o ovo com casca de cebola fica mais escuro, mas não fiz esse passo). Decorem cada folar com duas tiras de massa cruzadas. Deve agora deixar-se repousar durante mais uma hora.

          Imediatamente antes de ir ao forno pincelar com ovo batido, e colocar em tabuleiro levemente untado com óleo. O forno deve estar a 180ºC, e retirar o folar ao fim de 40 minutos.


          Deliciem-se com ele ainda morno, e uns dias depois ao lanche ainda é uma delícia!

          A receita rendeu dois folares maravilhosos, ainda grandinhos.


          Vai uma fatia?

          Versão para impressão