terça-feira, 19 de novembro de 2013

Bolo com Doce de Ovos

Como tinha alguns ovos para gastar fui pesquisar receitas novas e optei por um doce - afinal temos as melhores receitas com ovos do mundo graças aos belíssimos doces conventuais que ficaram na nossa gastronomia.
Parei no fabuloso Coco e Baunilha e optei por adaptar a receita de Bolo de ovos moles. Fiz apenas um tipo de ovos moles, e apenas recheei o bolo, deixando a cobertura mais simples, polvilhando com açúcar em pó. Acrescentei também o aroma da canela, que acho que liga muito bem com ovos, e a baunilha para o bolo.
Como a minha forma era larga e o bolo ficou um pouco baixo para três camadas optei por cortar apenas ao meio. Também fiz diferente a receita de ovos moles pobres, adaptando à que costumo fazer.

Bolo com Doce de Ovos

Ingredientes:

Para o bolo:
  • 5 ovos
  • 200gr açúcar
  • 130gr farinha
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher (café) aroma de baunilha
Para os ovos moles pobres:
  • 8 colheres sopa de açúcar 
  • 16 colheres de sopa de água
  • 4 ovos batidos e passados pelo coador
Para finalizar:
  • canela e açúcar em pó q.b.

Preparação:

Para o bolo, bater os ovos com o açúcar durante 6 a 8 minutos, até que fique uma massa bem fofa e volumosa. Acrescentar a farinha e o fermento peneirados e envolver cuidadosamente com um batedor de varas.
Colocar a massa numa forma redonda.
Nota: forrei o fundo da forma com papel vegetal, que untei e polvilhei. Os lados da forma foram apenas untados e polvilhados, não forrei.
No fim de vertida a massa bater a forma na bancada pelo menos 3 vezes para que as bolhas de ar maiores saiam. Levar a forno médio até que fique douradinho (e passe no teste do palito).
Deixar arrefecer ligeiramente antes de desenformar.
No fim de frio cortar a meio.


Para os ovos moles pobres levar um tachinho ao fogão com a água e o açúcar até que forme muitas bolhas à superfície e ao tirar a calda com uma colher ela corra em fio (começa a engrossar, mas ainda se apresenta bastante líquida). Retirar do lume e colocar uma ou duas colheres desta calda nos ovos bem batidos e coados. Mexer muito bem para que não talhem e de seguida verter os ovos, em fio, para o tachinho com a restante calda. Voltar a mexer novamente e voltar a levar ao fogão, em lume baixo, mexendo sempre até engrossar. Retirar do lume, passar para uma tigela, e deixar arrefecer.


Para finalizar o bolo, verter o creme de ovos na metade da base, polvilhar com canela a gosto. Colocar a outra metade do bolo.
Finalizar polvilhando o bolo com açúcar em pó.

Fica um bolo muito fofo, recomendo!


Vai uma fatia?

Versão para impressão



4 comentários:

Se quiserem partilhar uma fatia...