segunda-feira, 9 de abril de 2012

Folar 2012 - 2ª rodada!

E como fiquei tão satisfeita com os sabores da primeira receita, e como a massa é tão boa de trabalhar que apetece continuar a experimentar, decidi-me a fazer mais uma dose e dar-lhe aromas diferentes - a também tradicional erva doce e canela, e um toque de baunilha só porque sim, que sou gulosa!
O rapaz cá de casa queixou-se que o primeiro folar tinha pouco doce... Por isso desta vez dobrei a quantidade de açúcar e aí sim, ele já aprovou a 100%! (somos incorrigíveis, pelos vistos...)

O que não correu bem desta vez foi a "moldagem" dos ditos... Decididamente não me posso aventurar em cake design - uma tentativa de trança e de um pseudo-coelho deste calibre faz as aspirações artísticas caírem por terra - mas consola-me o facto de serem mesmo muito saborosos. Afinal é o sabor que conta - e serem toscos só prova que foram feitos em casa, com amor e carinho e (alguma) falta de jeito.

Vamos ver então as alterações que fiz à receita que publiquei anteriormente...


Folares de Páscoa 2012 

Ingredientes:
  • 25 gr fermento de padeiro
  • 1,5dl leite morno + 2.5dl
  • 900gr farinha
  • 200gr açúcar
  • 100gr manteiga
  • 1 ovo batido para pincelar
Para o folar com erva doce e canela:
  • 1 colher (chá) de erva doce em pó
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • açúcar amarelo e canela q.b. para polvilhar
Para o folar com baunilha:
  • 1 colher de sobremesa de extracto de baunilha

Preparação:

Comecei por amornar 1,5dl de leite onde dissolvi o fermento. Coloquei numa tigela onde juntei 250gr da farinha, envolvi bem, e deixei a levedar até triplicar o volume. (Normalmente cubro a tigela com um pano e coloco dentro do forno - para acelerar o processo podem ligar o forno (antes de por a tigela) dois ou três minutos e depois desligar. Faz maravilhas pela massa)
Quando a massa estava já cheia de bolhas e volumosa dividi a massa em duas porções. Fazendo as respectivas divisões, juntei metade do açúcar, da manteiga derretida,  da restante farinha e  dos 2,5dl de leite morno em cada tigela. Uma das massas foi aromatizada com erva doce e canela, a outra com baunilha.
Amassei até que a massa se despegasse facilmente das mãos e das tigelas. Voltei a cobrir com um pano e deixei repousar até dobrar o volume.
Passada mais esta fase voltei a amassar muito bem e moldei os folares.
O de erva doce e canela fiz num formato tradicional.
O de baunilha (tentei) fazer em trança e um (pseudo)coelho (tentativa frustrada de copiar estes).
Deixei a massa repousar mais um pouco e antes de levar ao forno pincelei com ovo. Ao folar de erva doce e canela ainda polvilhei com açúcar amarelo e canela (pouco), só para dar uma capinha mais crocante.

(coitadito, nem se consegue parecer com nenhum animal, muito menos um coelhito)

(e esta trança parece que foi atropelada por um camião antes de ir ao forno, lol)

Mas lá está, o que conta é o sabor, certo?


(está mais que visto que no que toca a folares tenho de me ficar pela abordagem mais tradicional, pelo menos no aspecto!)

Vai uma fatia?

Versão para impressão

4 comentários:

  1. Olá Catarina!

    Já sigo o teu blog há mais de um ano, mas nunca te tinha comentado. Hoje em dia tenho eu própria um blog, mas foste tu uma das minhas grandes influências a nível culinário. Eu já tinha algum interesse no assunto (foi assim que vim parar ao teu blog da primeira vez), mas achei o teu blog tão interessante que lembro-me que na altura o li de uma ponta à outra :) Já experimentei várias das tuas receitas, sempre com sucesso :)

    Muito, muito obrigada e continua! :D

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto maravilhoso :)

    beijinhos

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...